“Guia Off Road – 101 dicas para não ficar agarrado” revela macetes que podem ajudar também a quem não é um ‘expert’
Os veículos com tração 4X4 estão cada vez mais na moda, sendo que andar fora da estrada, ou off road, tem sido uma consequência para muitos. Em Guia Off Road – 101 dicas para não ficar agarrado (Gutenberg Editora, R$ 35,00, 80 páginas, formato 12 X 18 cm - 0800 28 31 322), o leitor terá a oportunidade de conhecer indicações técnicas que poderão auxiliá-lo quando se deparar com uma estrada de terra esburacada, trilha, morro ou montanha com pedras ou areia. O lançamento está marcado para o dia 21 de outubro, às 19h30, no Espaço Cultural Diários Associados, Av. Getúlio Vargas, 291, Funcionários, Belo Horizonte.
Manutenção, equipamentos necessários e terrenos mais adequados estão entre as indicações que constam na obra. Escrito por Emílio Camanzi, o livro traz informações que também podem ser aplicadas por quem não pretende experimentar uma aventura mais radical, mas pode se ver, eventualmente, em alguma situação típica de um jipeiro.
País propício a esse tipo de atividade – devido às belas paisagens e estradas com características ideais para a modalidade -, o Brasil registra intenso crescimento de adeptos da prática Off Road. “Não consigo imaginar nada melhor do que curtir a natureza junto com a família, indo a lugares onde somente carros desse tipo conseguem chegar ou mesmo desfrutar de um passeio radical junto com amigos, fazendo o que se popularizou como trilha, uma nova maneira de incrementar o companheirismo e a solidariedade entre as pessoas”, declara o autor da obra, Emílio Camanzi.
O livro reúne as experiências pessoais do autor e de seus companheiros nesse tipo de atividade. São 101 dicas de como se antecipar a problemas ou como solucioná-los, além de maneiras corretas de pilotagem, informações sobre manutenção preventiva e corretiva do veículo e macetes para adaptá-lo melhor. Tudo dividido em tópicos, com textos curtos e objetivos que facilitam a leitura.
SERVIÇO.
● Guia Off Road – 101 dicas para não ficar agarrado
● Emílio Camanzi
● Editora Gutenberg
● R$ 35,00
● 80 páginas
● Formato 12X18 cm
● Aquisições pelo telefone: 0800 28 31 322
PEUGEOT RCZ SERÁ UM DOS DESTAQUES DA MARCA NO SALÃO INTERNACIONAL DE SÃO PAULO
No ano de celebração de seus 200 anos de história, a Peugeot surpreenderá o público presente na 26ª edição da maior mostra automotiva da América latina ao mostrar o cupê esportivo RCZ.
O modelo será uma das atrações no estande da Marca, entre os dias 27/10 e 07/11.
A Peugeot do Brasil aproveitará o 26º Salão Internacional de São Paulo para apresentar, em avantpremière, seu cupê esportivo RCZ, eleito o mais belo automóvel pelo público europeu em 2009.
Símbolo do prazer de dirigir proporcionado pela Peugeot, o RCZ é um cupê esportivo 2+2 que se distingue por ser dotado de um estilo expressivo, vigoroso e elegante.
Caracterizado pela sensualidade expressada por meio de sua dupla ondulação do teto, ou mesmo pelas lanternas traseiras e seus arcos de alumínio, o modelo possui um desenho que oferece linhas equilibradas e harmoniosas, fundamentadas em uma arquitetura singular.
O modelo será mostrado em versão única de acabamento, equipado com uma motorização 1.6l THP Turbo, que desenvolve 165 cv de potência, e câmbio automático de seis velocidades. Distinto e exclusivo, o RCZ foi o primeiro veículo Peugeot a não utilizar numeração na nomenclatura, e
também o primeiro no mundo a ostentar o novo logotipo da Marca, o que evidencia seu posicionamento inédito.
Com o RCZ, a Marca perpetua sua tradição de criar veículos voltados para o prazer e aproxima o consumidor brasileiro de um sonho que se tornou realidade.
JOVEM ENGENHEIRO DA FORD RECEBE PRÊMIO NO CONGRESSO SAE BRASIL
A Ford foi uma das empresas com o maior número de trabalhos técnicos selecionados para apresentação no 19º Congresso Internacional de Tecnologia da Mobilidade da SAE (Associação de Engenheiros Automotivos), em São Paulo, em que também expôs o New Fiesta, novo carro global da marca, como exemplo de inovação tecnológica e de design.
A Ford foi destacada, ainda, com o Prêmio SAE Brasil Jovem Engenheiro, conquistado por Cláudio Fernandes, técnico especialista de Dinâmica Veicular no Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior paulista. Cláudio recebeu a homenagem de Besaliel Botelho, presidente da SAE. O prêmio é oferecido a profissionais com até 35 anos de idade e formados há 10 anos, que participaram do desenvolvimento de soluções e projetos inovadores e contribuíram para o aprimoramento da qualidade e redução de custos.
Na Ford desde 2002, Cláudio Fernandes é um dos engenheiros responsáveis pela aplicação da metodologia conhecida como "Ride DNA" de conforto e dinâmica dos carros da Ford. "Desenvolvemos uma metodologia que permite transformar as avaliações subjetivas do veículo, como conforto e vibração, em métricas objetivas. Desse modo, as características podem ser comparadas e nos ajudam a entregar o padrão de dirigibilidade, conforto e estabilidade que os clientes esperam de um carro Ford", explica.
Esse trabalho envolve detalhes como, por exemplo, medir o nível de vibração no trilho do banco do motorista ao passar por lombadas. "É esse tipo de percepção que forma o chamado DNA da marca. Ele nos fornece os parâmetros que precisamos atender para que o motorista, ao dirigir o carro, saiba que está em um Ford."
Com a adoção do Sistema Global de Desenvolvimento do Produto da Ford (GPDS) o processo de criação de veículos da marca incorporou novas técnicas e aumentou o uso de simulações. "São ferramentas que ajudam a buscar os resultados que buscamos de forma mais precisa e rápida", diz Fernandes, que se formou em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da USP em 2001 e concluiu doutorado em Dinâmica Estatística no ano passado. Ele também é professor de Termodinâmica do curso de Engenharia da UNIP, em Sorocaba.
"A união da prática na indústria com a atividade acadêmica é benéfica para as duas áreas, porque ajuda a difundir as novas tecnologias e o acompanhamento das tendências", completa Fernandes. "É gratificante receber esse reconhecimento de uma instituição importante como a SAE, como resultado do trabalho na Ford, que nos permite aplicar as tecnologias mais avançadas da indústria em âmbito global."
NEW FIT 2011: MODERNO E VERSÁTIL
Ele é moderno, confortável e dotado de elevada tecnologia i-VTEC Flex. Seu motor é eficiente e potente. O tema segurança está visível em cada centímetro de seu projeto. Ou seja, todos os atributos que o transformou num dos monovolumes mais premiados e bem sucedidos do mercado nacional permaneceram intactos. Essa é a linha 2011 do New Fit.
Comercializado em quatro versões (LX, LXL, EX e EXL), o New Fit é, sem dúvida, um carro atraente em todos os sentidos. Externamente, o New Fit possui uma linha agressiva. Seu capô, por exemplo, possui traços afilados, reforçando sua imponência.
O objetivo da Honda era encontrar formas que oferecessem uma menor resistência aerodinâmica e um espaço mais agradável aos ocupantes. Tudo foi desenhado para que atingisse esses objetivos. E conseguiu. As mudanças já são notadas no seu design.
O New Fit possui uma ampla área envidraçada, que melhora a visibilidade dos ocupantes. O conjunto óptico é marcante, oferecendo uma iluminação de elevado alcance, que contribui para uma melhor visão noturna. Internamente, o modelo é espaçoso, e o conceito “mínimo para a máquina, máximo para o homem” está nítido graças ao habitáculo amplo.
A ergonomia também está presente, com seus bancos dianteiros envolventes, oferecendo mais conforto e luxo aos passageiros. Por falar em banco, os traseiros reclináveis (único na categoria) são bipartidos e concebidos com o sistema ULT (sigla que reúne as palavras “utilitário”, “longo” e “alto”, em inglês), que possui mais de dez configurações de posicionamento do assento, com movimentos para baixo e reverso.
Ou seja, pode-se carregar até uma prancha de surf de até 2400 mm. Esse privilegiado espaço está integrado ao amplo porta-malas, que possui ganchos em dois lugares e tem capacidade para 384 litros. Tudo isso assegura uma flexibilidade maior dentro do automóvel e, principalmente, uma melhor adequação às necessidades do usuário.
Moderno painel de instrumentos (conta-giros, tacômetro e velocímetro), painel central blackout com computador de bordo, que traz todo tipo de informação ao condutor (consumo instantâneo e médio em km/l, autonomia e hodômetros total e parcial), e um avançado sistema de som, com rádio integrado ao painel com CD Player MP3/WMA e entrada auxiliar para P2 (tipo fone de ouvido) na versão 1.5l, são outros destaques.
MOTOR I-VTEC FLEX: POTENTE E EFICIENTE
O motor i-VTEC Flex (Controle Eletrônico Variável de Sincronização e Abertura de Válvulas) está aplicado em todas as versões. A tecnologia varia tanto o tempo quanto a profundidade de abertura das válvulas para máxima eficiência em diferentes regimes de marcha.
Foi o primeiro modelo da categoria a disponibilizar transmissão automática de cinco velocidades --todas as versões também possuem transmissão manual de cinco velocidades. A presença de cinco marchas possibilita oferecer um melhor escalonamento, aproveitando ainda mais o rendimento do motor em diversas faixas de rotação e carga.
E mais: o New Fit possui o sistema eletrônico de aceleração DBW (Drive-By-Wire), que proporciona melhor dirigibilidade, uma vez que permite que a potência máxima e o torque sejam atingidos em sua plenitude. O modelo mantém a injeção de combustível multiponto programada PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Outro detalhe é Paddle-Shift, sistema que permite trocas de marcha manuais com o acionamento de alavancas localizadas no volante, aplicado na versão 1.5 EXL.
UM CARRO SEGURO
Assim como em qualquer produto desenvolvido pela Honda, o tema segurança recebe atenção especial no New Fit. É o caso da segurança passiva. Todas as versões têm airbags frontais duplos (motorista e passageiro), apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos para os cinco ocupantes. Além disso, possui o Advanced Compatibility Engineering (ACE), que incorpora uma estrutura frontal interna para auxiliar na absorção e dispersão de impactos em uma grande área.
Já o sistema de freios disponibiliza elevada segurança. De série, as versões LXL (1.4l), e EX e EXL (1.5l) agora vêm equipadas com freios a disco nas quatro rodas, ABS e EBD (Electronic Brake Distribution), sistema que calcula e distribui a pressão apropriada a cada roda em frenagens bruscas, evitando seu travamento e mantendo a dirigibilidade. Já a versão LX (1.4l) terá freios dianteiros a disco e traseiros a tambor.
O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas cores Branco Taffeta Sólido, Dourado Poente Metálico, Prata Global Metálico, Grafite Magnesium Metálico, Cinza Paladium Metálico, Verde Vermont Perolizado, Vermelho Rally Sólido, Preto Cristal Perolizado e Verde Deep Perolizado.
Os preços públicos sugeridos com frete incluso (base Estado de São Paulo) são: R$ 54.905,00 (LX MT Flex), R$ 58.905,00 (LX AT Flex), R$ 57.860,00 (LXL MT Flex), R$ 61.855,00 (LXL AT Flex), R$ 61.715,00 (EX MT Flex), R$ 65.720,00 (EX AT Flex), R$ 65.660,00 (EXL MT Flex), R$ 71.720,00 (EXL AT Flex).
Os clientes podem obter informações sobre a concessionária mais próxima pelo site www.honda.com.br ou pelo telefone 0800 701 3432.
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