sexta-feira, 4 de março de 2011

.:. AUTO-NOTÍCIAS - 04-03-2011 .:.

NOVO S60: O CARRO MAIS ATREVIDO JÁ CRIADO PELA VOLVO CARS

Nova geração do sedã de luxo inaugura uma nova era na história de mais de 80 anos da marca sueca. Nenhum modelo anterior da Volvo Cars foi tão ousado e inovador.

"Atrevido", não há uma denominação mais precisa para expressar o novo sedã médio de luxo da Volvo Cars, o S60. O modelo é a união perfeita entre a esportividade, sistemas de segurança automotiva inovadores e um design escandinavo único, totalmente revolucionário e sofisticado.
Segundo o vice-presidente de Design da Volvo Cars, Peter Horbury, o Novo S60 foi projetado para mexer fisicamente e emocionalmente com as pessoas. "No mercado automobilístico atual, repleto de modelos extravagantes provenientes de diversos fabricantes de ponta, você precisa refinar seu lápis de desenho como nunca fez antes se quiser ter sucesso. Por essa razão é tão importante para o Novo S60 ser mais ousado do que qualquer outro modelo anterior", explica o executivo.
Horbury foi o grande responsável pela criação da primeira geração do S60, criada há dez anos, projeto que conduziu o design da marca na época a um patamar mais elevado. Por isso, o designer que estava fora da Volvo Cars desde 2002, aceitou o desafio em 2009 para retornar a montadora com a missão de revolucionar o design dos novos modelos da marca, entre eles, o Novo S60. "Agora, estamos avançando para um aspecto visual ainda mais emocional e de dinamismo esportivo. Mas a idéia básica é e continuará sendo a mesma: um cupê de quatro portas", afirma Peter.

"A frente do carro é um bom exemplo. Ele era um pouco minimalista no modelo anterior. É por isso que eu só posso agradecer pelas mudanças que foram feitas durante o tempo em que estive afastado da empresa. A grade, o emblema da Volvo maior e os faróis frontais, por exemplo, são aspectos que imediatamente chamam a atenção de quem vê o carro pelo espelho retrovisor. A atitude que ele transmite é de orgulho e auto-confiança, mas sem parecer muito agressivo. Não há dúvidas de qual carro está atrás de você", ressalta Horbury.

A linha de design da Volvo Cars passou por mudanças arrojadas na última década, sem comprometer de nenhuma forma os valores que fazem a marca ser lembrada e considerada, internacionalmente, por fabricar os automóveis mais seguros e robustos do mundo.

O MELHOR E MAIS SOFISTICADO DESIGN ESCANDINAVO
O Novo S60 é mais esportivo e mais dinâmico do que qualquer outro modelo anterior da Volvo Cars. Mas permanece sendo um representante legítimo do que há de melhor em design escandinavo. "Combinamos formas orgânicas com funcionalidades práticas aos ocupantes, preservando a marca registrada da Volvo de carro mais seguro do mundo", finaliza Peter Horbury.

EXPERIÊNCIA ÚNICA E INESQUECÍVEL AO DIRIGIR
"Virtualmente, todas as linhas foram pensadas para chegar a uma aparência capaz de remeter à idéia de movimento. Ele traz um apelo esportivo que sinaliza um grande prazer ao dirigir mesmo antes de entrar no carro", explica Örjan Sterner, responsável pelo design exterior do Novo S60.

A coluna C do veículo transmite emoção em toda sua extensão até as lanternas traseiras - e o teto fino de estilo cupê é acompanhado por um novo contorno nos ombros, criando uma poderosa onda dupla que vai dos faróis frontais até as lanternas traseiras.

"O baixo relevo no meio da onda dupla empurra visualmente o carro para baixo, destacando a parte acima das rodas e fazendo com que ele pareça mais baixo. O capô esculpido e as pequenas saliências na frente e na traseira também enfatizam a proposta esportiva", explica Örjan Sterner. O dinamismo do desenho do carro é também reforçado pelo que a equipe de design da Volvo Cars chama de "estilo de pista de corrida".

As linhas do carro não terminam abruptamente, mas sim de forma orgânica e contínua, a exemplo dos formatos das pistas. Um kit de personalização, disponibilizado como acessório, oferece a oportunidade de destacar ainda mais a já esportiva aparência. O kit inclui acabamentos de pára-choques frontal e traseiro, saídas de escapamento e rodas de aro 18.

LEDS CONFEREM APARÊNCIA ÚNICA NO ESCURO
Os designers da Volvo utilizaram também a tecnologia dos LEDs para criar efeitos de iluminação distintos na frente e na traseira do Novo S60. A posição vertical dos faróis frontais, as lanternas aplicadas ao lado dos faróis, os indicadores de seta nos espelhos retrovisores externos e a posição das lanternas traseiras permitem que o S60 seja facilmente reconhecido mesmo no escuro.

"Algumas das lâmpadas traseiras são integradas à tampa do bagageiro, criando um feixe de luz horizontal que faz com que o carro pareça ainda mais baixo e largo quando é visto de trás" diz Örjan Sterner.

NOVO VOLVO S60: O "CARRO MAIS DINÂMICO JÁ PRODUZIDO PELA VOLVO"
Durante o processo de desenvolvimento do Novo S60, a equipe responsável pelo projeto de chassi buscou uma solução holística apresentando mudanças e refinamentos para praticamente todos os detalhes que influenciam nas propriedades de dirigibilidade do carro, incluindo maior capacidade de amortecimento em relação a modelos anteriores da marca.

"Este projeto foi encarado como uma missão de conduzir o desenvolvimento do chassi ao seu ponto mais elevado. Atravessamos territórios onde nunca tínhamos estado", explica Stefan Sällqvist, responsável pelo desenvolvimento do chassi do Novo S60.

O sedã de luxo da Volvo Cars que chega ao mercado brasileiro conta com a exclusiva versão de chassi "Touring" que tem uma configuração mais leve para permitir uma condução suave em terrenos acidentados.

NOVO VOLVO S60: SEIS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM SEGURANÇA AUTOMOTIVA

Primeiro sedã com Controle Avançado de Estabilidade (ASC)
O novo chassi do S60 é apoiado por uma gama de sistemas eletrônicos que elevam ainda mais a experiência de dirigir. O S60 é o primeiro sedã do mercado equipado com ASC (Advanced Stability Control - Controle Avançado de Estabilidade).

Com um novo sensor de ângulo, é possível identificar qualquer tendência de derrapagem desde o estágio inicial. Isso significa que o DSTC (Dynamic Stability and Traction Control - Controle Dinâmico de Estabilidade e Tração) pode ser acionado antes e com mais precisão, facilitando manobras mais rápidas e bruscas.

CORNER TRACTION CONTROL - CONTROLE DE TRAÇÃO NAS CURVAS
O Corner Traction Control é também uma novidade que utiliza a transferência de torque para que o carro possa fazer curvas de forma ainda mais suave. Essa tecnologia representa um aperfeiçoamento do sistema DSTC. Quando faz uma curva, as rodas internas são freadas ao mesmo tempo em que maior força é transmitida para as rodas externas.

Isso permite ao motorista realizar curvas mais fechadas com precisão, reduzindo a tendência de perder o controle.
O sistema de freios altamente avançado é uma importante parte das propriedades dinâmicas de dirigibilidade do Novo S60. O sedã é equipado com diversos dispositivos que interagem para permitir a menor distância de frenagem possível em qualquer situação.

ADAPTIVE CRUISE CONTROL (ACC) - PILOTO AUTOMÁTICO ADAPTATIVO
No quesito conforto, o Novo S60 traz uma das melhores inovações de tecnologia automotiva já criada pela Volvo Cars, o Adaptive Cruise Control (ACC) - Piloto Automático Adaptativo. Trata-se de um sistema que faz o sedã de luxo da marca manter, automaticamente, distância do veículo da frente, ajudando a evitar pequenas colisões em situações de tráfego intenso. A novidade é que o ACC opera também em velocidades abaixo de 30km/h.

O PREMIADO PEDESTRIAN DETECTION - DETECTOR DE PEDESTRES
A mais nova geração de soluções tecnológicas da Volvo Cars voltadas à segurança preventiva traz uma inovação revolucionária no Novo S60, o Detector de Pedestres com Frenagem Automática Completa (Pedestrian Detection with Full Autobrake). Trata-se de um sistema que permite detectar a presença de pedestres nas ruas e evitar impactos até 35 km/h, mesmo que não haja qualquer reação por parte do motorista. A novidade será oferecida como item de série no Novo Volvo S60, nas versões T5 e T6.

Inédito na indústria automotiva mundial, o dispositivo é capaz de verificar, por meio de um sistema que inclui câmera e radar, a presença de pessoas que atravessam a rua na frente do carro. Ele emite alerta visual e sonoro e, automaticamente, aplica a capacidade total de frenagem caso não haja reação do motorista. Essa é mais uma iniciativa pioneira da Volvo na estratégia de desenvolver tecnologia capaz de auxiliar o motorista a identificar riscos e evitar acidentes de trânsito.

CITY SAFETY É ITEM DE SÉRIE
Apresentado ao mundo em 2008, com o lançamento do Volvo XC60, o City Safety é item de série também no Novo S60. Com esse sistema, o carro freia automaticamente caso o motorista não reaja a tempo de evitar uma colisão iminente - ou quando o motorista está dirigindo muito rápido em direção a um objeto parado. O sistema pode reduzir ou mesmo evitar completamente impactos até 35 Km/h.

VOLVO ON CALL
Ítem de série para todos os modelos Volvo 2011, o Volvo on Call é um sistema de comunicação computadorizado controlado via satélite que presta assistência ao proprietário do veículo 24 horas por dia, sete dias por semana. Em situações de emergência o Volvo On Call aciona socorro médico mesmo que o motorista não tenha condições de acionar o sistema sozinho. A central de atendimento oferece assistência em caso de acidentes, pane técnica, pneu furado ou furto do veículo, além de serviços de comodidade como destravamento remoto de portas ou informação sobre a localização do veículo.

S60: TECNOLOGIA EM ATÉ PEQUENAS SITUAÇÕES DE RISCO AO CONDUTOR
Faróis bi-xenon adaptativosOs Faróis Bi-xenon Adaptativos do Novo S60 se movem junto com a direção ampliando o campo de visão do condutor e oferecendo iluminação adequada nas curvas.

CÂMERA DIANTEIRA PARA PONTOS CEGOS
Ao estacionar ou sair de um local estreito e com pouca visibilidade, a Câmera Dianteira de Assistência para Pontos Cegos auxiliará a visão do motorista para ambos os lados, direito e esquerdo, à frente do S60.

CÂMERA TRASEIRA DE ESTACIONAMENTO
A Câmera Traseira de Estacionamento também permite ao motorista ver os obstáculos e limites atrás do veículo enquanto da ré e o estaciona.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO PONTO CEGO (BLIS)
O Sistema de Informação do Ponto Cego, o Blis, ajuda o motorista a detectar veículos na zona do ponto cego nos espelhos retrovisores através de câmeras instaladas nos retrovisores.

T6 TURBO: O MOTOR "ATREVIDO" DO NOVO S60
A nova geração do Volvo S60 chega ao mercado brasileiro com o premiado e potente motor de 3 litros, o T6 Turbo. Uma versão de motorização de alta performance que entrega 304 cv de potência e 44,9 kgf.m de torque.

A nova tecnologia de turbo com injeção direta e comando variável de válvulas oferece a combinação única de baixo consumo de combustível, emissões reduzidas e alto desempenho em ampla faixa de rotações - e tudo isso em um formato particularmente compacto, sendo o menor motor do mercado de acordo com a potência que entrega. Fabricado em chapas de aço, o novo sistema de turbo do S60 é uma inovação mundial patenteada pela Volvo.

O novo motor T6 é resultado direto do aprimoramento técnico do T6 de 3 litros e 285 cv que equipava o XC60 2010. A melhora, gerada a partir da redução do atrito interno, resultou no ganho de 19 cv e na economia de cerca de 10% no consumo de combustível, que agora é de 10 km por litro na média entre trecho urbano e de estrada. A velocidade máxima do carro é de 250 km/h e ele alcança 100 km/h em 6,5 segundos. Equipado com tração AWD, o S60 T6 conta com a segunda geração da transmissão automática Geartronic de seis velocidades, que apresenta trocas de marchas mais rápidas que a anterior.

NOVAS OPÇÕES DE MOTORIZAÇÃO TAMBÉM ESTARÃO DISPONÍVEIS NO BRASIL
Ainda no primeiro semestre, a Volvo Cars trará também ao mercado brasileiro outras duas versões de motorização do S60, a T5 2.0 turbo de quatro cilindros, que entrega 240 cv de potência com 32,6 kgf.m de torque e a T4 1.6 turbo de 180 cv com 24,5 kgf.m.

O INTERIOR DO NOVO S60: SOFISTICAÇÃO E ALTA TECNOLOGIA
O design escandinavo é freqüentemente descrito com características que remetem ao racional, como funcionalidade, simplicidade e clareza. Quando foi criado o S60, a equipe de design adicionou um toque de modernidade e detalhes que transmitem atitude, contraste e diversão.
"O interior tem uma atitude mais extrovertida em relação aos modelos anteriores, mas sem perder nada das raízes de praticidade da Escandinávia. O novo S60 é elevado a um novo patamar pelo conjunto da experiência de cores, forma, material e tecnologia", explica Peter Horbury, Diretor de Design do Novo S60.
O interior do Novo S60 é generoso em termos de detalhes de orientação ao motorista, mas ainda é um carro de cinco lugares que oferece espaço confortável a todos os ocupantes. A forma esculpida do banco traseiro, por exemplo, proporciona suporte lateral à pessoa que estiver no centro. O espaço para os joelhos foi elevado em 30 milímetros na comparação com a geração anterior do S60. O banco traseiro é repartido em 40/60 e a abertura do bagageiro é 107 milímetros maior em relação ao antigo S60.
Espaços acessíveis para guardar objetos são importantes para o conforto dos ocupantes do veículo. O Novo S60 conta com um compartimento atrás do console central flutuante e outro abaixo do descansa-braços, além de espaços nas portas que são suficientemente grandes para acomodar livros, mapas e garrafas ou latas de refrigerantes.

INSPIRAÇÃO NAS PISTAS
Os designers da Volvo obtiveram inspiração das pistas de corrida durante sua busca por inegável esportividade no Novo S60. "Uma rápida olhada dentro do carro é o bastante para sentir que este é um Volvo com presença dinâmica distinta de todos os demais. Cada detalhe parece estar em movimento e essas linhas envolvem o banco do motorista, que tem a sensação de foco e controle", diz Jonathan Disley, diretor de design de interiores do novo Volvo.

Bege e preto são as cores predominantes da tapeçaria, que é incrementada com tapetes marrons de couro que remontam às raízes dos clássicos modelos Volvo, como o P1800 ES e 164. "Nós demos um passo significativo com relação à qualidade e acabamento do interior. Nosso objetivo era tornar visíveis e exclusivas todas as superfícies, sejam de couro, metal, madeira ou plástico, tanto para as mãos quanto para os olhos.", diz Anders Sachs, responsável por cores e materiais do novo Volvo S60.

O VOLVO MAIS "HIGH-TECH" JÁ PRODUZIDO
O interior esportivo do Novo S60 consiste também na mais avançada tecnologia de ambiente já oferecida em um modelo da marca. "O interior do Novo S60 traz muita inovação de design em duas áreas: forma e tecnologia. O design é caracterizado por atualidade esportiva em cada pequeno detalhe. O aspecto tecnológico inclui todo tipo de solução inteligente e contribui para uma experiência de direção diferente dos demais modelos Volvo - da segurança na prevenção de acidentes e itens de conforto até o infotainment e a excelência do sistema de áudio", diz Tomas Ahlborg, diretor do Projeto do novo S60.

CLEAN ZONE INTERIOR ELEVA O CONFORTO
O sistema ECC (Electronic Climate Control) oferece controle automático de temperatura e ventilação. O Novo S60 pode ser equipado também com o IAQS (Interior Air Quality System), que evita que odores desagradáveis entrem na cabine. Para oferecer condições climáticas ainda mais confortáveis, o sistema é equipado com o Clean Zone Interior, um sistema baseado no ECC e no IAQS. Quando o carro é destravado à distância, a cabine é automaticamente ventilada se a temperatura excede os 10 graus Celsius.

SISTEMA PREMIUM DE ÁUDIO E INFOTAINMENT
O Novo S60 traz um inovador sistema infotainment em uma tela colorida na parte superior do console central que concentra todas as informações de áudio, sistema de navegação e conexão Bluetooth Handsfree para telefone móvel com função audio streaming. A tela é instalada no alto para que o motorista possa manter a atenção na direção. "Nós somos um dos poucos fabricantes que oferecem aos motoristas o acesso a todas as funções infotainment através de controles no volante" diz Tomas Ahlborg.

O Novo S60 T6 está equipado com sensores frontais e traseiros, além de uma câmera de suporte na traseira para estacionar. Outra novidade disponível como acessório é uma câmera instalada na grade dianteira que permite um ângulo de visão de 180°. As imagens de cada lateral são exibidas na tela do computador de bordo, que é dividida em duas partes, facilitando a tarefa de manobrar em cruzamentos com pouca visibilidade ou até mesmo para estacionar.

UM DOS PRIMEIROS CARROS COM MULTEQ
O Novo Volvo S60 é um dos primeiros carros do mundo a utilizar a tecnologia MultEQ da Audyssey Laboratories, sistema utilizado geralmente para equalização sonora em ambiente doméstico ou profissionalmente em teatros. O MultEQ remove a distorção acústica causada na cabine, oferecendo um som limpo e claro para todos os ocupantes do carro.

O Novo S60 conta com sistema de áudio Dolby Digital que possibilita que os ocupantes experimentem qualidade de som perfeita, por exemplo, ao reproduzir música ao vivo. O sistema apresenta também o Dolby Pro Logic II Surround que transforma simples conteúdos de gravação estéreo em áudio surround.

O áudio pode ainda ser configurado em três versões diferentes dentro da cabine. O sistema pode tocar DVDs ou CDs com faixas nos formatos MP3, AAC ou WMA, assim como AVI e Video Div-X. Suporta também entrada de Bluetooth (A2DP).

AUX é item de série em todas as versões de áudio e USB está disponível a partir do nível High Performance, podendo conectar MP3 player, iPods (a partir da geração 3), iPod Touch e iPhone. No High Performance Multimedia level, a entrada USB aceita também Video DivX.

PREÇO E EXPECTATIVAS DE VENDAS NO BRASIL
O Novo Volvo S60 ingressa em um dos segmentos mais disputados do setor automotivo atual: o CD Premium. A Volvo Cars espera alcançar um volume anual de vendas do modelo de 90 mil no mundo. Somente no mercado brasileiro, a marca pretende vender mil unidades em 2011.

O novo S60 T6 3.0 AWD Turbo chega ao Brasil com o preço de R$169.900,00.

As versões T4 e T5 serão lançadas no final do primeiro semestre de 2011.

MERCEDES-BENZ LANÇA MOTOR 250 CGI PARA OS SEDÃS DAS CLASSES C e E

O novo motor CGI da Mercedes-Benz, baseado no conceito BlueEfficiency, possui 1,8 litro de cilindrada com sobrealimentação por turbocompressor.

A unidade é um 4-cilindros que assegura a potência de um V6, mas com índices reduzidos de consumo de combustível e emissão de poluentes.

Com a introdução desse motor, a Mercedes-Benz ganha dois novos e importantes integrantes à sua família de sedãs de alto luxo: o C 250 CGI Sport e o E 250 CGI Avantgarde.
A Mercedes-Benz lança um novo motor CGI no mercado brasileiro. A característica mais marcante deste propulsor de quatro cilindros, que é a quarta versão da família BlueEfficiency no País (S 400 Hybrid, C 180 CGI e C 200 CGI), surge na potência equivalente a de um motor V6.

O novo 250 CGI desenvolve 204 cv de potência máxima e torque de 310 Nm de 2.000 a 4.300 rpm, o que configura um desempenho absolutamente inédito para modelos quatro cilindros neste segmento premium.
"Com o crescimento exponencial das vendas da Classe C nos últimos anos no Brasil, nós vimos à oportunidade de ampliar essa liderança com essa versão intermediária, que vai se posicionar entre o C 200 CGI e o C 300", explica Dimitris Psillakis, diretor de Vendas e Pós-Vendas de Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil. "Já no caso da Classe E, a versão E 250 CGI Avantgarde surgirá como uma excepcional alternativa de entrada para o nosso sedã, que só era equipado com versões V6 e V8 no Brasil", complementa Psillakis.
A Mercedes-Benz trouxe para o mercado brasileiro a tecnologia da injeção direta de gasolina, solução baseada no conceito BlueEfficiency da marca. Este sistema resulta numa queima mais eficiente, assegurando alto desempenho com redução no consumo de combustível e na emissão de poluentes. Além do aperfeiçoamento da motorização, o conceito BlueEfficiency aperfeiçoa outros recursos com o objetivo de diminuir o gasto com combustível, com melhora na aerodinâmica e novas relações de transmissão.
O E 250 CGI Avantgarde atinge uma velocidade máxima de 238 km/h e chega a 100 km/h em 7,9 segundos. Já o C 250 CGI Sport alcança 100 km/h em 7,4 segundos, com uma velocidade máxima de 240 km/h. Seu consumo médio combinado vai de 12,6 km/l a 13,9 km/l, segundo os padrões europeus.

Além de ser eficiente quando se refere ao rendimento do novo motor, o E 250 CGI Avantgarde assegura um pacote de equipamentos extremamente competitivo para sua categoria. Como destaques, ele traz sistema auxiliar de estacionamento Parktronic e Parking Guidance, retrovisores com antiofuscamento, faróis bi-xenon com Intelligent Light System e acabamento em madeira Black Ash.

Já o C 250 CGI Sport, como diz o próprio nome, fomenta sua receita com uma pitada esportiva na formatação dos equipamentos. Ele vem com teclas estilo borboleta para seleção de marchas no volante, bancos esportivos e faróis bi-xenon com kit ótico AMG.

LAND ROVER REVELA SEU PRIMEIRO 4X4 HÍBRIDO

Capacidade Land Rover: Primeiro 4x4 a manter suas capacidades off road com o sistema híbrido de diesel e eletricidade

Range_e: A avançada tecnologia da Land Rover que mescla motor movido tanto a eletricidade como a diesel é lançada no Salão do Automóvel de Genebra

Baixas emissões e economia de combustível: O Range_e traz níveis de emissões de CO2 de apenas 89g/km rodado e consumo de até 17,12 quilômetros por litro

Eletricidade: mais de 32 km de autonomia no modo EV, totalmente elétrico

Híbrido: Land Rover anuncia a intenção de lançar seu primeiro híbrido diesel/eletricidade em 2013

O compromisso constante da Land Rover em construir veículos mais econômicos e cada vez menos poluentes atinge um importante marco no Salão do Automóvel de Genebra: a apresentação do Range_e. Este modelo em desenvolvimento é equipado com um motor híbrido, que mescla energia elétrica e diesel, que a Land Rover espera comercializar no futuro, seguindo seu planejamento de tecnologia desse tipo em 2013.

O Range_e está baseado no Range Rover Sport e atua com o motor 3.0 TDV6 de 245 hp a diesel (além de transmissão ZF automática de 8 velocidades e motor de 69 kW). O sistema híbrido paralelo, com bateria a lítio-íon de 14,2 kW por hora, pode ser recarregado a partir de uma tomada de 220 / 240 V. O Range_e pode ser conduzido com apenas energia elétrica por até 32 quilômetros e zero em emissões de poluentes.

Uma recarga completa a partir de uma tomada doméstica padrão pode ser feita em até quatro horas. Um motorista europeu cobre, em média, 40 quilômetros de trajeto diário. Portanto, a tecnologia oferecida pelo Range_e estaria dentro dos padrões diários urbanos de uso do carro, ocasiões em que a preocupação com o meio ambiente é primordial. Para trajetos mais longos, a tecnologia híbrida continuará a aperfeiçoar as emissões de CO2 continuamente.

De maneira geral, as emissões de CO2 são de apenas 89 gramas por quilômetro, mas o sistema da Range_e possui um limite de 339 PS e velocidade máxima de até 193 kph, o que significa que a economia de combustível pode chegar a 3.36 l/100 km. Essa eficiência no uso de combustível com o sistema híbrido faz até o veículo rodar até 1.112 quilômetros com um tanque.

O Range_e foi projetado para entregar as mesmas capacidades 4x4 de um Range Rover Sport padrão, com transmissão, reduzida, diferenciais traseiros e dianteiros e bloqueio central mecânico. Dependendo da necessidade do motorista, o sistema inteligente do carro decide o método mais eficiente de dar ao carro a força exigida, seja por meio da eletricidade, seja por diesel, ou até por ambos. O Range_e também usa um sistema de captação de energia cinética dos freios para reduzir a queima de combustível fóssil.

John Edwards, diretor de Global Brand da Land Rover, disse: "Este sistema é o primeiro exemplo de um híbrido elétrico Premium que mantém inteiramente sua capacidade 4x4 esperada de qualquer Land Rover. É uma evolução do sistema híbrido diesel e eletricidade que será lançado na próxima geração de SUVs, disponível para os consumidores dentro de aproximadamente dois anos”.

LAND ROVER EM PARCERIA COM CABLED
O Range_e é um dos vários projetos apoiado pelo Conselho Tecnologia Estratégia do governo britânico. Cinco modelos protótipos estão em fase de testes numa parceria entre a Land Rover e os membros do consórcio CABLED (Coventry and Birmingham Low Emissions Demonstrators).

O engenheiro-chefe da divisão de Híbridos, Pete Richings, disse: "Começamos com a frota teste do Range_e fleet em Dezembro de 2010 e cobrimos até o momento 12 mil milhas em provas com esses cinco veículos. Estamos em contato com resultados globais reais que nos permitirão refinar a tecnologia até o momento exato de começar a comercialização”.

A Land Rover continua a reconhecer que precisa trabalhar em todos os aspectos dos rastros de CO2 ao reduzir o peso dos veículos, reduzir perdas mecânicas e aumentar a eficiência dos motores, além, claro, da tecnologia híbrida como parte das pesquisas.

A Jaguar Land Rover está comprometida a investir £800 milhões em tecnologias ambientais e colocou como meta a redução de até 25% nas emissões de CO2 de seus carros entre 2008 e 2012.

BICICLETA CONCEITO DO RANGE ROVER EVOQUE É MOSTRADA EM GENEBRA

Bicicleta conceitual com apelo urbano e inspirada no Range Rover Evoque é apresentada pela primeira vez

Criada pela equipe de design da Land Rover, sob a direção de Gerry McGovern

Aerodinâmica e leveza com estrutura Karbona, em uma só peça em fibra de carbono

Leve, ligeiro e com um design totalmente contemporâneo, o mais novo filho da família Range Rover Evoque se revela no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça.

Criada pela equipe de Design da Land Rover – conduzida pelo diretor Gerry McGovern –,a bicicleta Evoque foi projetada para ser rápida e ágil nas ruas e estradas.O elemento central da bicicleta é a sua moldura de fibra de carbono de módulo elevado em uma única peça. A peça foi produzida pela Karbona, que usou tecnologias derivadas das usadas nos carros da Fórmula 1.

A haste central e o guidão, feitos em liga leve, também estão em harmonia com a bicicleta para oferecer o alto torque de que precisam os atletas profissionais do ciclismo, além de dar estabilidade ao ciclista em momentos de alta velocidade.

Sua construção de composição avançada permite que a estrutura do selim se integre à moldura geral da bicicleta, poupando peso e estendendo a sensação de leveza para todo o design. Os componentes da direção são na mesma cor que a bicicleta, que leva a marca Range Rover e Evoque. A transmissão de 20 marchas é do sistema Shimano Ultegra.

Os rolamentos da direção são integrados à frente da moldura principal, diminuindo a resistência, e os garfos também são feitos em fibra de carbono. Em consonância com a atenção aos detalhes dada aos luxuosos produtos Range Rover, a coroa e os freios são acabados com preto cromado e o selim é costurado a mão em finíssimo couro, com fitas de aderência reforçadas com silicone em gel.

Especialmente pensadas para o projeto Evoque, as rodas possuem um impacto visual forte com as fibras aero-profile. Graças a seu desenho, elas cortam o ar velozmente e mantêm a estabilidade da bicicleta.

Um desempenho seguro é ainda mais reforçado pelos pneus, feitos com um composto de tripla camada de borracha para maior aderência ao piso.

O diretor de Design da Land Rover, Gerry McGovern, adepto ao ciclismo, disse: “Queria criar um acessório para o Range Rover Evoque e nada seria mais perfeito do que uma bicicleta Evoque que tivesse o último em contemporaneidade, beleza e customização. Assim como o Range Rover Evoque, a bicicleta é linda de se ver, mas é também precisamente projetada para performance máxima”.

RANGE ROVER APRESENTA OPÇÕES DE PERSONALIZAÇÃO DO NOVO EVOQUE

Opções de personalização: inúmeras possibilidades de escolha para o consumidor do novo Range Rover Evoque

Três versões disponíveis: Pure, Prestige e Dynamic

Acessórios personalizados: uma gama completa com diversos acessórios disponíveis para personalização do Evoque
A Land Rover acaba de anunciar durante o Salão de Genebra a criação de uma excepcional gama de opções de personalização para o novíssimo Range Rover Evoque, tanto para a versão de três, quanto para a versão de cinco portas. Todos os veículos da linha Evoque poderão ser personalizados com um leque completo de combinação de cores e acabamentos únicos.

As tradicionais siglas que denominam as diferentes versões dos veículos Land Rover – S, SE e HSE, da de entrada a mais completa – foram, no Evoque, substituídas por três diferentes temas: Pure (mais contemporâneo), Prestige (maior grau de refinamento) e Dynamic (mais esportivo e arrojado). Além desses temas, os clientes poderão personalizar tanto as características internas quanto as externas do veículo.

Do lado de fora, os clientes brasileiros poderão escolher cores diferentes para compor a carroceria, teto e aerofólio traseiro do Evoque, além de uma gama extensa de opções de rodas com desenhos distintos e tamanhos que vão do aro 18 até o 20. Além disso, algumas versões do veículo são equipadas com teto solar panorâmico, sustentados por trilhos que podem ser pretos ou cromados, assim como as soleiras das portas, que podem ser iluminadas e produzidas em alumínio.

Por dentro, a gama de personalização também é bastante variada e inclui diversas opções de acabamentos feitos sob medida, que podem trazer, de acordo com a vontade do cliente, detalhes em madeira ou em metal, além de cores variadas e contrastantes.

Para elevar a sensação de se estar em um veículo “artesanal”, feito sob medida para cada cliente, o Evoque ainda traz consigo diversas opções de cores para o couro que reveste, por costura dupla, os bancos e detalhes das portas e painel. O novo Range Rover Evoque também pode ser personalizado com os mais variados equipamentos que proporcionam entretenimento e tecnologia aos ocupantes, a começar pelo sistema de som Meridian, com 825 W de potência. O computador de bordo com tela Dual View permite que motorista e passageiro vejam duas imagens completamente diferentes na mesma tela, dependendo da posição onde estão.

TV digital e telas independentes dispostas na parte traseira dos encostos de cabeça dos bancos da frente permitem independência aos ocupantes dos bancos traseiros. Enquanto um pode assistir a um DVD, o outro pode jogar videogame, por exemplo. O sistema Park Assist manobra o veículo automaticamente auxiliando no estacionamento e a reforçada porta traseira auxilia bastante no momento de carregar ou descarregar as bagagens.

Para o diretor de design da Land Rover, Gerry McGovern, “os clientes adoram poder fazer suas próprias escolhas em seus veículos e nós proporcionamos isso com uma gama extensa de oportunidades para se personalizar o novo Range Rover Evoque sem, ao mesmo tempo, que seja perdida a essência do design do veículo”.

“Para ajudar os clientes a navegar nesta grande variedade de opções de itens personalizáveis, nós desenvolvemos um guia chamado de ‘escolha dos designers’, que traz uma cuidadosa combinação de cores e acabamentos que possuem, cada uma, sua própria característica”, continua McGovern.

Muitos acessórios completamente novos que trazem estilo e utilidade foram criados para equipar o novo Range Rover Evoque. Entre eles, destacam-se o acabamento brilhante colocado nas soleiras laterais, pedaleiras esportivas, bagageiro e suporte para bicicletas.

No Brasil, o veiculo, que deverá chegar no último trimestre de 2011, ainda não possui preços definidos.

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