sábado, 22 de setembro de 2007

.:. Estudante apresenta monografia sobre a influência da mídia no público jovem .:.

A estudante Luiza Terpins, 18 anos, apresentará sua monografia "Beleza, Saúde e Comportamento: A formação de identidade a partir da análise temática da revista Capricho" por ocasião da 7ª edição da Excetec, no Colégio Christus
Durante a 7ª Edição do Excetec, que acontece entre os dias 3 a 6 de outubro, no Colégio Christus, em nossa cidade, a estudante da instituição paulista Bialik, Luiza Terpins, 18, apresenta a monografia “Beleza, Saúde e Comportamento: A formação de identidade a partir da análise temática da Revista Capricho”. O trabalho, já exposto em 2006 na 21ª Mostratec, em Novo Hamburgo/RS, conquistou o 3º lugar em Ciências Sociais e de Comportamento, além de ser premiado como projeto destaque.
A monografia consiste em um aprofundado estudo de 13 edições da publicação veiculadas entre novembro de 2005 e novembro de 2006, cuja proposta é identificar de que forma o veículo interfere na formação de identidade da leitora, com base nas matérias de beleza, saúde e comportamento. “A idéia de fazer esse trabalho surgiu ao notar que muitas das minhas amigas consumiam os produtos indicados pela Capricho, na expectativa de ficarem iguais a modelos e atrizes consideradas, pela publicação, com o padrão ideal de beleza”, afirma Luiza Terpins. A estudante completa: “A imprensa, de um modo geral, tem grande responsabilidade na formação do pensamento das pessoas. Para uma revista dirigida ao público adolescente, tende a ser ainda maior, uma vez que garotas entre 13 e 19 anos estão em processo de formação de sua identidade e, além disso, mais propensas a se influenciarem com o que lêem”.
Para provar sua tese, Luiza utilizou como base, o livro “Crítica da Estética da Mercadoria”, do sociólogo alemão Wolfgang Fritz Haug, afinal, “ansiosa pelo dinheiro, a mercadoria é criada na produção capitalista à imagem da ansiedade do público consumidor", ou seja, tanto nas matérias de beleza, saúde e comportamento, os conceitos e mensagens publicados pela revista são, em sua maioria, produzidos com base naquilo que a leitora quer ler, mas que nem sempre são os ideais para sua vida, tal como dicas de maquiagens para ficar igual a uma celebridade, matérias de saúde relacionadas somente a boa forma, e mensagens simplistas em comportamento.

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