sexta-feira, 12 de outubro de 2007

.:. Fortaleza recebe o 13º Fórum de Design e Tecnologia .:.

Palestra sobre as tendências de moda do inverno 2008 será ministrada durante na próxima segunda-feira, dia 15; entrada é gratuita.

Depois de percorrer 16 cidades diferentes, é a vez de Fortaleza receber, no dia 15 de outubro, o 13º Fórum de Design e Tecnologia, promovido pela Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos).

O público vai conferir através da palestra da designer Ilana Azeneth, o resultado da pesquisa de moda coordenada pelo estilista Walter Rodrigues, que aponta as principais tendências para o Inverno 2008 em componentes para calçados e acessórios.

A pesquisa também serviu de base para que 123 empresas desenvolvessem saltos, matrizes, solados e outros materiais. Os resultados poderão ser conferidos no Espaço Preview.A participação no Fórum é gratuita e todos os participantes inscritos receberão um catálogo com as tendências de moda e cartela de cores.

O tema central do inverno 2008 é a Tropicália. De acordo com a pesquisa de moda realizada, esse tema impulsiona o surgimento de um novo sentido à inspiração e ao desenvolvimento de calçados e acessórios, absorvendo as contradições dos trópicos e misturando o artesanal e o folclórico às novas tecnologias aplicadas no produto.
Para o estudo deste tema, Walter Rodrigues se aproximou do trabalho de quatro estilistas brasileiros: Renato Kherlakian para Zoomp, Reinaldo Lourenço, Glória Coelho e Érika Ikezili. “Juntos, esses universos criativos são a síntese das propostas para o inverno 2008”, ressalta Walter Rodrigues.

Entre as referências, os anos 80 aparecem por meio de detalhes transparentes, como o acrílico, misturados com couro, verniz e tecido. A pop art, os mangás e o espírito rock também foram citados como propostas para o inverno através das aplicações de zíperes, correntes e tressês de fios metalizados.

Depois de Fortaleza, o roadshow segue para Juazeiro do Norte, outro importante pólo calçadista do Brasil e participa ainda de duas feiras internacionais, uma em Paris e outra em Hong Kong.

Mais informações podem ser obtidas no hot site do fórum:
www.assintecal.org.br/forum

Nenhum comentário: