terça-feira, 30 de outubro de 2007

.:. POR FAVOR, QUERO UMA PORÇÃO DE BONS MODOS E UMA DOSE DE EDUCAÇÃO! .:.

A consultora do espaço Trivento dá dicas inusitadas de comportamento no restaurante

Todo mundo já ouviu dicas de como usar o guardanapo, os talheres, chamar o garçom, entre outros inúmeros conselhos. Poucas pessoas, realmente, sentaram à mesa e precisaram utilizar a regra “de fora pra dentro” para usar todos os garfos, facas e colheres. Por isso, a consultora de eventos, do espaço Trivento, Mara Linhares, selecionou cinco sugestões de bons modos em ocasiões simples e cotidianas.

HORA DO PARABÉNS

O aniversariante decidiu reunir uns amigos e comemorar em um restaurante aberto ao público. Tem sido de praxe, em determinado momento, acontecer lá mesmo a cantoria do parabéns. Há alguma restrição?
Mara: Não. Pequenos momentos de comemoração apenas demonstram uma ato de alegria. Não há como restringir tão seriamente um curto momento feliz.


ASSUNTOS NA MESA


Muitas pessoas, para impressionar, puxam assuntos vistos como chiques. Como falar sobre vinhos, charutos, viagens ao exterior e por aí vai. Em grande parte das vezes, a pessoa que começou a conversa não possui tanto conhecimento assim. É necessário escolher um assunto para criar uma imagem?
Mara: Não. O que é interessante para você pode não ser para mim. E outros fatores como gentileza e comportamento marcam muito mais uma pessoa do que o conhecimento sobre o assunto tratado. Mesmo porque, na maioria dos casos, o efeito é inverso. Soa falso.

OS DESACOMPANHADOS
Um casal sai para se divertir e leva a prima da namorada junto. Na hora da conta, quem paga o quê?
Mara: Se a prima foi convidada pelo casal, ela tanto pode ajudar a pagar ou aceitar que o casal pague. O que não vale é se junto do casal fosse outro casal de amigos e a prima não pagasse. Afinal, o casal de amigos não tem que arcar com as despesas da prima da amiga.

HORA DA CONTA

Na hora de pagar a conta. Como funciona entre amigos, de jovens a adultos?
Mara: Hoje em dia, em qualquer idade é normal rachar a conta. As pessoas, atualmente, são mais independentes, tem seu próprio dinheiro. A situação pode ser diferente se os amigos estiverem em casal. Nesse caso a conta pode ser dividida pelos casais.

CRIANÇAS EDUCADAS

Quando os filhos começam a correr em torno das mesas, chorar alto, visitar outras mesas, é normal não repreender e fazer vista grossa?
Mara: Não. As crianças devem aprender seus limites e é de pequenos que os pais ensinam os bons modos aos futuros adultos. Caso contrário eles se tornarão invasivos, egoístas e sem preparo para viver em sociedade.

Nenhum comentário: