segunda-feira, 5 de novembro de 2007

.:. Nutrólogo do HCor esclarece sobre a importância do consumo do leite longa vida .:.


Embora o hábito do consumidor tenha sido modificado com os últimos acontecimentos, o leite longa vida possui propriedades importantes para o organismo

Os recentes fatos de alteração no leite longa vida têm deixado o consumidor receoso e ocasionado mudança de hábitos com a procura e o aumento do consumo de leite pasteurizado. Com essa situação, os consumidores é quem ficam com o maior prejuízo, devido às especificidades nutricionais deste alimento, que é um dos mais completos e contêm cálcio, potássio, minerais, proteínas entre outros nutrientes. “Com toda essa celeuma, existe uma preocupação no afastamento da população do consumo do leite, que é uma das mais importantes fontes de cálcio, necessário ao crescimento e ao combate à osteoporose” explica Daniel Magnoni, nutrólogo do HCor - Hospital do Coração, em São Paulo.


Diante desse cenário, é preciso ter cautela e lembrar, antes de tudo, da importância desse alimento ao organismo. O leite longa vida é resultado do aprimoramento de processos tecnológicos de tratamento térmico e, por não precisar de refrigeração enquanto a embalagem estiver fechada, confere segurança ao consumidor, conservando as propriedades nutritivas. “O armazenamento do leite longa vida é um ganho em qualidade e logística. Já o leite pasteurizado - normalmente na embalagem de saquinho -, possui uma vida muito curta e o transporte para diferentes lugares faz com que ele tenha uma validade mais limitada”, explica o nutrólogo.

Para a classificação de longa vida, o leite precisa, em primeiro lugar, ter matéria-prima de boa procedência, passar pelo processo de ultra-pasteurização e, em seguida, ser acondicionado em embalagens assépticas. Com este procedimento o leite longa vida fica mais protegido de contaminações por bactérias e microorganismos e não necessita de nenhum conservante. “O leite longa vida pode ficar armazenado por bastante tempo e, mesmo assim, conservar suas características nutricionais. Além disso, pode receber a adição alguns de nutrientes importantes como ferro, cálcio e fibras, tornando-o ainda mais nutritivo”, finaliza Dr. Magnoni.

Sobre o leite - O leite é um dos mais completos alimentos e contêm uma grande variedade de nutrientes essenciais ao crescimento, desenvolvimento e manutenção de uma vida saudável. Rico em proteínas, energia e minerais, é indicado para todas as idades. O Longa Vida é ultra pasteurizado e é submetido durante 2 a 4 segundos, a uma temperatura entre 130 e 150° C, mediante um processo térmico de fluxo contínuo; imediatamente resfriado a uma temperatura inferior a 32° C, e
envasado assepticamente.

Nenhum comentário: