segunda-feira, 26 de novembro de 2007

.:. Teto solar completa 70 anos nos carros .:.

Fiat Idea, GM Vectra, Fiat Stilo, Peugeot 206 Moonlight, Fiat Punto, Peugeot 307... O consumidor brasileiro pode, hoje em dia, entrar numa concessionária e sair dirigindo um carro equipado de fábrica com um teto solar de última geração. Mas não foi sempre assim. Foi apenas em 1937, há 70 anos, que saiu da linha de montagem o primeiro carro equipado por uma montadora com teto solar: um Mercedes-Benz 170V. No Brasil, o primeiro carro a sair de fábrica com o recurso foi o Fusca, em 1965.

Este primeiro teto solar, em 1937, foi produzido pela Webasto, multinacional alemã que é líder mundial neste segmento e está presente em todos os carros que saem de fábrica com o equipamento no mercado brasileiro. O teto solar do Mercedes-Benz 170V era feito de lona, tecnologia que continuou a ser utilizada até os anos 60, quando foi substituída pela chapa de aço.

Nos anos 90, o produto sofreu uma grande reformulação, aumentando suas dimensões e ganhando comando elétrico para abertura e fechamento e uma grande área envidraçada. A transparência do vidro aumentou a sensação de liberdade que o teto solar já transmitia aos ocupantes do veículo.

Nos últimos anos, o teto solar ganhou um visual ainda mais esportivo e ousado, com design diferenciado. Outra novidade recente, em alguns modelos, é a troca do vidro pelo Policarbonato, um tipo de plástico que é 50% mais leve que o vidro, oferece maior durabilidade e ainda permite a criação de novos formatos.

Líder mundial no segmento de tetos solares, a Webasto produz, anualmente, no mundo todo, cerca de cinco milhões de unidades do produto para atender montadoras e o mercado de aftermarket. Esse volume corresponde à metade das vendas mundiais do equipamento no planeta. No Brasil, a empresa possui 60 revendedores autorizados e oferece um leque de sete modelos de teto solar para atender os mais diversificados veículos. Mais informações pelo site
http://www.tetosolar.net/ ou pelo telefone 0800-7037476.

Nenhum comentário: