segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

.:. Volkswagen em alta velocidade .:.

O jornalista Moraes Eggers lança livro sobre Interlagos e conta a história do automobilismo no Brasil até a década de 80

“A iniciativa da Volkswagen se dividiu em duas fases, ambas marcadas pela revelação de novos talentos tanto entre os pilotos como na construção dos chassis. Na primeira, em meados dos anos 60, começou como a Fórmula Vê já uma revolução nas categorias de base européias. Dela saíram nossos pilotos para o exterior, à frente o jovem Emerson Fittipaldi... Na segunda, passou a ser chamada de Fórmula Volkswagen, que se dividia em uma categoria para iniciantes, que utilizava motores de 1.300 cilindradas e pneus de uso normal, e outra com os monopostos equipados com motores de 1.600 cilindradas e tudo que o automobilismo de competição reunia de mais moderno: pneus slick e aerofólios... Nelson Piquet, Ingo Hoffmann e Alfredo Guaraná foram os nomes que mais se destacaram.”

A história da Volkswagen do Brasil inclui um capítulo memorável no livro Interlagos – Um sonho de velocidade (Editora Artemeios, R$ 80), organizado pelo jornalista e escritor Moraes Eggers e que acaba de ser lançado no País. Patrocinado pela Volkswagen, a publicação bilingüe (português/inglês) é um passeio pela história do automobilismo no Brasil dos anos 40 até meados da década de 80. Uma segunda parte da narrativa, até os dias de hoje, já está programada. “Este livro é a união de duas paixões nacionais: carros e alta velocidade”, diz o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

Ao longo de 144 páginas, Moraes Eggers faz um relato das primeiras corridas no País. “Eram provas de rua, realizadas na Avenida Brasil e no Parque Antártica”, conta o autor. Além da história do circuito de Interlagos, o livro mostra os pilotos do início do esporte e as principais categorias do passado, como a Fórmula Volkswagen, a Super Vê, as Fórmulas 2 e 3, além da Fórmula 1 e da Stock Car, que continuam até hoje, e provas como a Mil Milhas Brasileiras, Copa Brasil e os 500 Km de Interlagos. São centenas de fotos históricas, textos e depoimentos de pilotos, jornalistas, fotógrafos, mecânicos e organizadores de categorias, que acompanharam de perto o nascimento de um dos principais templos do automobilismo mundial.

O circuito de Interlagos nasceu dentro do processo de urbanização da cidade de São Paulo. Seu idealizador, o engenheiro Louis Romero Sanson, era um homem visionário e futurista, nascido em 1887, na Ilha de Trinidad, de ascendência britânica e radicado em São Paulo. O projeto previa a construção de grandes avenidas, jardins arborizados, quadras esportivas, praças e um autódromo. Interlagos foi inaugurado oficialmente no dia 12 de maio de 1940, em uma tarde festiva com a realização do Grande Prêmio São Paulo.

O autor


Moraes Eggers trabalhou na Folha de S.Paulo, Folha da Tarde, foi repórter especial de O Globo, editor de automobilismo da revista Ação e de Quatro Rodas, da Editora Abril, onde também foi editor especial de Playboy, e criou o projeto gráfico e editorial da revista Grid, quando relançada pela Editora Azul. Foi editor de Veículos e colunista de automobilismo do jornal Agora São Paulo, além de ser o autor do livro “Grãos de Areia – Oito anos de Aventuras no Rali Paris-Dakar”, da Editora Record.

Nenhum comentário: