sábado, 5 de janeiro de 2008

.:. DANÇA DO VENTRE .:.

Centro de referência da cultura árabe em Brasília (DF), a Zahra Studio de Dança do Ventre, inicia o ano de 2008 com quatro cursos intensivos no mês de janeiro. São esperadas cerca de 500 aspirantes a futuras estrelas de dança do ventre.

Na segunda-feira, dia 07 de janeiro, Layla Zahra, bailarina há mais de 10 anos e sócia-proprietária da Zahra Studio, apresenta uma coreografia com passos tradicionais como Oito Maia (desenho de um oito com o quadril), Shimies (popularmente conhecido como tremido), Redondos e ondulações que remetem às dos Camelos.

Já na terça-feira, dia 08, começa o intensivão ”Véu Básico para Iniciantes”, onde a renomada bailarina do Distrito Federal, Julia Satie, apresenta o “ABC” do Véu. Julia explica que “o curso é indicado as mulheres que nunca tiveram contato com a dança do ventre ou até mesmo para aquelas que já deram os primeiros passos”. Além disso, esta aula trabalha a delicadeza, sensualidade, leveza e técnica das mulheres que ainda não aprenderam a jogar seu véu.

Uma das estrelas da 1ª Noites no Harém, que aconteceu em novembro, a bailarina Dalilah, lidera dois módulos focados para alunas dos níveis intermediário e avançado: Técnicas de Quadril e Limpeza de Movimentos, que começa no dia 14 e Curso de ritmos com utilização de snujs, no dia 15.

Dalilah revela que “o primeiro curso tem como objetivo limpar os movimentos, pois após algum tempo de aprendizado, as alunas tendem a misturar um pouco os movimentos, não os distinguindo ou executando-os com pouca qualidade ou imperfeições. A revisão para execução dos passos corretos com perfeição é chamada de limpeza dos movimentos”. Também serão apresentadas técnicas para soltura de quadril, seqüenciados por um solo de percussão.

Já o curso que se inicia no dia 15 de janeiro trabalha o aprendizado e reconhecimento de ritmos árabes, que é extremamente importante para uma bela performance e para a correta interpretação. Dentre o set list Dalilah apresenta estilos musicais como o Báladi, Maqssoum, Said, Ayub, Soud (Halleege) e Warda wa Noz.

Nenhum comentário: