terça-feira, 15 de janeiro de 2008

.:. FEBRE AMARELA .:

Por Dra. Isabela Baraúna, médica infectologista do Delboni Auriemo

O que é?
A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração, causada por um vírus que ocorre, principalmente, nas Américas Central e Sul, além do continente Africano. Ele prolifera pela picada do mosquito infectado, semelhante ao vírus da Dengue, e não existe transmissão de pessoa para pessoa.

Transmissão
Transmitida pelo mosquito do gênero Haemagogus, o ciclo do vírus se dá nas áreas silvestres, mantido através da infecção por macacos. Em humanos, a contaminação ocorre quando uma pessoa não imunizada entra em florestas e cerrados e é picada por algum mosquito infectado. A partir do momento em que o indivíduo contaminado retorna às áreas urbanas, pode servir de fonte de infecção para o mosquito Aedes Aegypti e iniciar o ciclo da febre amarela urbana.

Principais Sintomas
Os principais sintomas são discretos e podem até ser assintomáticos. Surgem cerca de três a seis dias após a picada do mosquito infectado e as manifestações mais comuns são: febre alta de início de súbito, mal estar, calafrios, dor de cabeça e muscular. Cerca de 15% dos pacientes sintomáticos podem desenvolver a forma grave com vômitos, dor abdominal, icterícia (mucosas e pele amareladas) e manifestações hemorrágicas (sangramento de gengivas, nariz e urina).

Tratamento
Não existe tratamento específico, apenas sintomático. O paciente com suspeita de febre amarela deve procurar atendimento médico e evitar a automedicação. Os casos mais graves requerem internação hospitalar.

Prevenção
A principal forma de prevenir a doença é pela vacina, indicada para indivíduos que residem ou que irão para áreas de risco. Preferencialmente, deve ser feita com dez dias de antecedência à data da viagem e pode ser aplicada a partir dos nove meses de idade, com validade de dez anos. A vacina é contra-indicada em gestantes, pacientes com imunodepressão e alérgicos à gema de ovo.

Áreas de risco
No Brasil, as principais áreas de risco são: zona rural da região Norte, Centro-Oeste, estado do Maranhão, alguns municípios do Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: