sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

.:. CHAMPAGNETERAPIA NA MODELAGEM CORPORAL .:.

Você já pensou em submeter-se a um tratamento estético à base de Champagne?

Por Andréa Biolcati*
Fotos: Divulgação

Talvez sim, talvez não, porém é muito provável que você não saiba muito sobre esta modalidade de tratamento. Vamos conhecê-la? Iniciaremos com uma breve explicação sobre esta bebida que, no século XX, foi associada ao prestígio social.

O vinho espumante natural possui características e métodos de fabricação que foram importados da França. Várias regiões do mundo e da própria França produzem espumante, mas só a cidade Champagne produz o champagne.

A diferença do espumante para o vinho está no gás, fruto da segunda fermentação alcoólica do produto. Assim, o espumante é um vinho gaseificado em garrafa ou outros recipientes fechados, produzidos pelos processos tecnológicos clássicos e admitidos por lei, o que confere o caráter único. O champagne só pode ser produzido a partir das uvas tintas Pinot Noir e Pinot Meunier ou da branca Chardonnay.

As uvas contém vitaminas A, C e do Complexo B, que ajudam a retardar o envelhecimento, regenerar o fígado e eliminar toxinas. Contém também ferro que ajuda no combate e prevenção da anemia, além de tartaratos e sulfatos de potássio para o bom funcionamento renal.

Até o final do século XIX, a bebida era reconhecida pelas suas virtudes medicinais. Renomados médicos dessa época a indicavam para má digestão, reumatismos, como diurético, anti-séptico, estimulante, para alegrar o espírito e fortalecer o corpo.

Nos últimos anos, a ciência médica tem feito estudos que comprovam os benefícios dessa virtuosa bebida. É bem sabido que o baixo teor alcoólico, associado a quantidades apreciáveis de Potássio, Magnésio e Gás Carbônico, estimulam o apetite e melhoram a digestão, porque aumentam a produção de enzimas digestivas na boca, estômago e duodeno (porção inicial do intestino). A sua ação diurética, associada a quantidades significativas de Potássio e Magnésio, é muito interessante em uma série de situações.



RELACIONANDO À ESTÉTICA, PODEMOS CONCLUIR QUE:

O espumante também é considerado como diurético anti-séptico e combatente dos radicais livres, pois seu poder antioxidante favorece a renovação celular, devido a uma substância encontrada na uva chamada leucoantocianina. Esta substância protege a integridade do ácido hialurônico, aumentando a tonicidade e resistência das paredes capilares, e previne as disfunções vasculares. Sua ação aumenta com o sinergismo promovido pela utilização concomitante da vitamina E. O vinho também contém uma substância chamada quercetina que tem ação anticoagulante e antiinflamatória.

Portanto, com relação a propostas estéticas, lembramos que tratamentos à base de calor, esfoliações, massagens específicas e hidratações proporcionam, entre outros benefícios, limpeza e hidratação profunda, além de relaxar e tonificar os músculos, ajudando assim na firmeza e luminosidade da pele.

Isso se deve ao fato dos polifenóis da uva serem muito mais eficientes que a vitamina E, favorecendo o rejuvenescimento da pele e auxiliando na prevenção de doenças, na remoção de células mortas e no favorecimento da desintoxicação orgânica.

Em 2007, realizamos um estudo na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, onde aplicamos um protocolo de tratamento estético à base de Champagne, com a finalidade de Modelagem Corporal, Os resultados foram considerados excelentes. A seguir, descrevemos brevemente as etapas que constituíram este inovador tratamento. A proposta teve duração de 10 sessões com 1h20m cada, onde foram aplicadas as seguintes técnicas:

HIGIENIZAÇÃO DO LOCAL A SER TRATADO;

Esfoliação (higienização profunda que permite melhor absorção dos produtos que serão utilizados);
Champagneterapia (Champagne associada à Argila Verde);
Manobras de Massagem Francesa (com a finalidade de reduzir medidas);
Endermoterapia (equipamento que promove tratamento de celulite e gordura localizada);
Aplicação de máscara Corporal com Oligoelementos Marinhos.

* Andréa Biolcati, coordenadora e docente do Curso de Graduação em Estética da Universidade Anhembi Morumbi – Laureate International Universities

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola,
gostaria de saber se o champagne deve ser com alcool ou sem. Pode ser aqueles do tipo Sidra???
Obrigada