sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

.:. NELSINHO PIQUET RECEBE PRIMEIRO CITATION MUSTANG VENDIDO PELA TAM – TÁXI AÉREO MARÍLIA NO BRASIL .:.

Foto: Juca Fernandes
Nelsinho Piquet recebe de Rui Thomaz de Aquino as chaves do primeiro Citation Mustang comercializado no Brasil.

O primeiro Citation Mustang comercializado no Brasil pela TAM – Táxi Aéreo Marília no Brasil foi entregue a Nelson Ângelo Piquet, mais novo integrante do círculo da Fórmula 1. Jovem, dedicado e vitorioso desde cedo, Nelsinho utilizará a aeronave prefixo N33NP para se descolar com rapidez e desembaraço pelos autódromos que integram o campeonato da categoria.

“Vou poder me dedicar mais tempo aos treinamentos, encurtando distâncias e ganhando horas preciosas com o Mustang”, disse Nelsinho Piquet ao presidente da TAM – Táxi Aéreo Marília, Rui Thomaz de Aquino, de quem recebeu as chaves da aeronave.

Por enquanto ele não pilota o Citation Mustang*, mas sendo filho do piloto Nelson Piquet, ele espera continuar seguindo os passos do pai também nesse aspecto– Nelson tem um Citation X e é piloto de avião e helicóptero. Nascido na Alemanha, ele passou a infância no Brasil e desde cedo observou as passadas do pai famoso: começou a carreira no kart aos oito anos e se tornou tricampeão brasileiro na categoria.

Em 2002, foi campeão da Fórmula 3 sul-americana e após dois anos de disputa sagrou-se campeão também na F-3 britânica. Foi então que se transferiu para a GP2, a principal categoria de acesso a Fórmula 1, onde teve Lewis Hamilton como principal adversário.

Depois de ensaiar algumas oportunidades com equipes de Fórmula 1 e ter sido piloto de testes da Renault em 2007, finalmente foi anunciado piloto titular da equipe para 2008, ao lado de Fernando Alonso.

A aeronave

O Citation Mustang oferece aos usuários a reconhecida qualidade, segurança, utilidade e suporte que fazem parte do programa da Cessna desde sua fundação. A aeronave tem mais velocidade (630 km por hora), alcance e capacidade de altitude (41 mil pés) do que as aeronaves multi-motor ou turboélice. Opera em pista curta (900 metros) e tem performance de velocidade de aproximação semelhante a de um monomotor.

O jato incorpora um sistema principal de avionics que inclui a mais nova tecnologia, incluindo novo sistema de navegação aérea, GARMIN 1000.

A cabine do Citation Mustang tem interior confortável, que acomoda piloto e cinco passageiros em disposição de sala de estar. A capacidade dos dois compartimentos externos de bagagem também é generosa. O Citation Mustang tem mais de quatro metros de altura, 12 metros de comprimento total e 13 metros de extensão das asas.

A aeronave custa US$ 2,650 milhões de dólares (preço 2007) e pode ser adquirida através de financiamento nacional ou internacional.

A Cessna Aircraft Company, através da TAM – Táxi Aéreo Marília, sua representante exclusiva no País, vendeu 38 unidades no Brasil, de um total de 560 aeronaves comercializadas no mundo.

*Ficha Técnica:

Velocidade de Cruzeiro
340 KTAS (630 km/hr) at 35,000 ft (10,668 m)
Teto Máximo de Operação
41,000 ft (12,497 m)
Autonomia
1,300 nm (2,408 km) VFR com 45 minutos de reserva
Distância para Decolagem(Peso Máximo)
3,120 ft (951 m)
Distância para Pouso(Peso Máximo)
2,390 ft (728 m)
Motores
Pratt & Whitney Canada PW615F
Potência :1,350 lbs cada (6.01 kN)
Bagageiro Externo
Volume Total :45.0 cu ft(1.27 m cu)
Custo de manutenção
US$ 2,60 por milha náutica.

Nenhum comentário: