quinta-feira, 24 de abril de 2008

.:. BARRIGA SALIENTE NÃO É CAUSA DIRETA DE IMPOTÊNCIA SEXUAL .:.

Especialista alerta para os riscos do uso inadequado de medicamentos que visam direta ou indiretamente tratar a disfunção erétil
Foto: Divulgação
Notícias veiculadas pela imprensa nos últimos dias chamaram a atenção da população masculina para a impotência sexual causada pela barriga saliente. No entanto, o médico Evandro de Oliveira Cunha, do Hospital Urológico de Brasília, faz um alerta: “a disfunção sexual não está diretamente relacionada à circunferência abdominal, mas sim à dislipidemia, alteração metabólica que pode gerar problemas sexuais”.

Cunha explica que pessoas com barriga saliente têm tendência a desenvolver a dislipidemia, mas boa parte não sofre, e não sofrerá futuramente, com essa disfunção e conseqüentemente com a disfunção erétil. Doenças cardíacas, diabetes, pressão alta e problemas de colesterol são mais comuns entre aqueles com excesso de peso.

O urologista conta, ainda, que o rimonabanto - conhecido como ‘pílula antibarriga’ – não deve ser usado por homens que temem a impotência sexual. “Trata-se de uma alternativa de tratamento para pacientes que contam com diagnóstico preciso e estrito acompanhamento”, descreve.

O comprimido, que começa a ser vendido no Brasil esta semana, só deve ser utilizado a partir de prescrição médica, juntamente com dieta balanceada e prática regular de exercícios aeróbicos. “É fundamental que os homens não se assustem com as notícias e não se automediquem. O uso inadvertido de qualquer droga sempre representa uma ameaça à saúde e ao bem-estar”, conclui.