quarta-feira, 2 de abril de 2008

.:. EMIRATES LANÇA CELULAR A BORDO .:.

Foto: Divulgação
A Emirates é a primeira empresa aérea do mundo a oferecer o uso de telefone celular a bordo. A primeira ligação telefônica dessa espécie, na história da aviação comercial, foi realizada de um avião Airbus A340-300 da companhia, em vôo de cruzeiro para Casablanca, a 10.000 metros de altitude.

Trata-se da primeira aeronave da frota da Emirates equipada com o sistema AeroMobile. Um segundo avião, um Boeing 777-300, em breve também oferecerá esse serviço, continuando a instalação progressiva do sistema em toda a frota da empresa.

A Emirates e a AeroMobile passaram os últimos 18 meses desenvolvendo o sistema, trabalhando em sintonia fina com os órgãos reguladores e empresas de telecomunicações, completando rigoroso processo de teste e certificação. O serviço de telefonia celular a bordo só é ativado quando a aeronave atinge altitude de cruzeiro. Os celulares operam com carga mínima de energia, o que permite utilização segura.

A tripulação tem total controle sobre o sistema, incluindo a possibilidade de prevenir chamadas em momentos inadequados, como durante vôos noturnos. O número de chamadas que podem ser feitas simultaneamente está limitado a cinco ou seis, conforme as condições específicas do vôo.

Os tripulantes e sistemas de informação em vídeo orientam os passageiros a utilizarem os celulares a bordo em modalidades operacionais que não perturbem o silêncio dos vizinhos. O serviço também inclui o envio e a recepção de textos. A conta é agregada normalmente à fatura regular do provedor de telefonia celular utilizado estão instalado, as regras que impedem o uso de telefones celulares permanecem em vigor.

Os celulares devem permanecer desligados durante todo o vôo e os passageiros devem seguir as instruções da tripulação de cabine quanto ao uso de celulares e de outros equipamentos eletrônicos portáteis.

Nenhum comentário: