quinta-feira, 24 de abril de 2008

.:. LIVRO RESGATA HISTÓRIA DO TRANSPORTE NO CEARÁ DE ÔNIBUS .:.

Apresentar uma versão da história do transporte coletivo de passageiros do Ceará, salientando as experiências nos deslocamentos urbanos e intermunicipais do Estado.
Foto: Divulgação
Com este objetivo, a Federação dos Transportes (CEPIMAR) e o Sest/Senat lançam dia 30 de abril, às 18h30min, no auditório do Sest/Senat, o livro “De ônibus: Cento e quarenta anos nas estradas e cidades do Ceará”, com prefácio do professor Gilmar de Carvalho. A apresentação do livro será feita pela professora Adísia Sá.

Entre as primeiras idéias sobre o livro e sua versão original, foram cerca de dois anos de trabalho e pesquisas. Entretanto, o acervo do Centro de Documentação e Pesquisa do Transporte do Ceará da CEPIMAR, principal fonte de pesquisa, começou a ser construído em 1999.

No acervo do Centro de Documentação e Pesquisa do Transporte do Ceará encontram-se documentos utilizados no livro, que foram localizados em bibliotecas, arquivos públicos e coleções de particulares. São leis, recortes de jornais, almanaques, mapas, fotografias e muitos outros registros sobre os ônibus e bondes, além de uma hemeroteca e uma biblioteca.

Segundo a historiadora Patrícia Menezes, que juntamente com Aída Eskinazi, Josenira Unias e Manuel Paulino Secundino, participam do projeto de elaboração do livro, o acervo do Centro de Documentação e Pesquisa do Transporte do Ceará da CEPIMAR é tão rico que já serviu de base para a realização de vários trabalhos ligados à história do transporte.

Segundo os pesquisadores, a história do livro surgiu para preencher uma lacuna na historiografia, pois, ainda segundo eles, não existe um livro de história que trate do transporte no Ceará, embora ele esteja intimamente ligado às grandes questões de desenvolvimento e urbanização da atualidade.

O livro pretende alcançar todos os tipos de leitores, pois a história de ônibus e bondes faz parte da vida das pessoas. De texto leve, o livro conta nas suas 200 páginas ricamente ilustradas e coloridas, episódios da vida nas cidades, aventuras, de antigos transportadores, lutas de trabalhadores, sindicatos e os meandros da política de transporte em Fortaleza. Há, por exemplo, fotografias que mostram a cidade no começo do século 20 e modelos de carros de transporte usados no século 19.

MEDALHA CEPIMAR

Na mesma data, será feita a entrega da Medalha Cepimar 2008 a empresários e personalidades que ajudaram a fazer a história do transporte no Ceará. Serão
agraciados: Ludgero Guilherme Costa (Post Mortem); Raul Ribeiro de Sousa (Categoria Pioneiro); Raimundo Feitosa de Carvalho (Categoria Empresário) e Francisco Pessoa de Araújo Neto (Categoria Especial).

EXPOSIÇÃO

Também na noite do lançamento do livro, será realizada uma Exposição de Carros Antigos com os seguintes veículos: Ford/Grand Markuis fabricado em
1929 na cor verde; Internacional/Jardineira fabricada em 1946 na cor azul; Chevrolet/C60 de 1974 na cor azul. Os veículos pertencem a particulares e foram cedidos especialmente para o evento.

Nenhum comentário: