sexta-feira, 18 de abril de 2008

.:. PORTA – LUVAS - 18 – 04 – 2008 - 2ª EDIÇÃO .:.

SÉRGIO HABIB DEIXA A DIREÇÃO DA MARCA CITROËN; ASSUME JEAN-LOUIS ORPHELIN
Sérgio Habib, presidente da Citroën do Brasil, anunciou hoje (18/04) em São Paulo a sua decisão de deixar o comando da filial brasileira da marca no próximo dia 30 de junho, encerrando um ciclo que havia iniciado em 1991 com a importadora IVXM.
Habib vai se dedicar aos negócios de seu grupo empresarial, sendo substituído na posição de diretor-geral da Citroën do Brasil por Jean-Louis Orphelin, atual responsável pelas operações de comércio internacional da marca para a América Latina.
Foto: Divulgação

SÉRGIO HABIB

Durante sua gestão como principal executivo da Citroën, o engenheiro Sergio Habib, 49 anos, participou de momentos históricos importantes, desde a fase de importação e implantação da marca no País. Entre 1991 e 2000, atuando como importador, vendeu mais de 40 mil unidades de veículos Citroën no Brasil.

“Foi um período de muitos desafios - como a dança das alíquotas que deixou muita gente em apuros em 1995 – mas, também, de muitas conquistas como o fortalecimento da rede de distribuição e o lançamento de produtos que marcaram época como o Xantia e o Xsara”, afirma.

Em 2001, aceitou o convite para dirigir a filial brasileira com o objetivo de reforçar cada vez mais a imagem de marca “premium” que ele mesmo ajudou a construir. Com sua enorme experiência de varejo e profundo conhecimento dos meandros da indústria automotiva internacional, Sergio Habib teve responsabilidade direta na venda de mais de 230 mil veículos da marca nestes 17 anos de atividade. “Hoje a Citroën vende no Brasil mais de 6 mil unidades por mês, volume comercializado por ano no final da década passada”, conclui o executivo.

Carrega no currículo sua participação como um dos protagonistas principais da transformação da Citroën em marca verde e amarela a partir do início da produção nacional do Xsara Picasso na unidade industrial da PSA em Porto Real, no Rio de Janeiro, em 2001.

Agora, ao deixar a direção geral, Sergio Habib vai continuar exercendo forte influência em apoio ao desenvolvimento das operações comerciais da marca no comando do principal grupo de concessionárias Citroën no País.

Sergio Habib deixa ao seu sucessor a missão de estimular o processo acelerado de desenvolvimento da marca, que projeta vendas de acima de 80 mil veículos este ano e um plano de desenvolvimento da marca com um novo lançamento por ano até 2011, além da expansão da rede de distribuição que vai passar das 97 concessionárias atuais para 145 nos próximos três anos.

JEAN-LOUIS ORPHELIN

Formado em Ciências Econômicas e Direito e com Mestrado em Administração de Empresas, Jean-Louis Orphelin, 61 anos, entrou para a Citroën em outubro de 1971, tendo desempenhado diversas funções na direção de sucursais da marca, incluindo a nomeação como diretor-geral Marketing França.

Em 1988, assumiu a direção-geral da Citroën na Áustria, onde permaneceu até 1994, ocasião em que foi para a filial italiana com a mesma responsabilidade. Orphelin ocupa, desde 2002, a posição de diretor de Operações de Comércio Internacional para a América Latina e América Central.

Nenhum comentário: