segunda-feira, 19 de maio de 2008

.:. GINÁSTICA HOLÍSTICA PREVINE QUEDAS NA TERCEIRA IDADE .:.

Hoje, 40% dos idosos enfrentam cirurgias delicadas após quedas. A boa notícia é que os acidentes podem ser evitados
Foto: Divulgação
O charme, a beleza, a elegância e a simpatia da terceira idade

A Ginástica Holística (GH), que desponta como uma eficiente modalidade de fortalecimento corporal, é cada vez mais indicada ao público da terceira idade. “Trata-se de um revolucionário método desenvolvido pela médica e fisioterapeuta alemã Lily Ehrenfried, com atuação educativa, preventiva e terapêutica”, descreve Fabíola Andrade, do Instituto Patrícia Lacombe, referência nacional em correção postural.

A fisioterapeuta conta que a GH engloba mais de 800 movimentos que agem simultaneamente sobre a respiração, o equilíbrio e o tônus muscular, contribuindo para a melhoria de todas essas funções. Os benefícios não param por aí: a atividade proporciona aumento da massa óssea e da flexibilidade, otimização da circulação e definição do contorno corporal.
“Os idosos aceitam muito bem a atividade porque é de fácil aprendizado e possibilita a socialização, já que é realizada em grupo”, comenta Fabíola. A prática traz melhoria da percepção do próprio corpo e dos limites individuais e, atualmente, indicada especialmente por reumatologistas, ortopedistas e neurologistas.

O médico Antonio Borja, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, destaca que a prática de atividade física deve ser acompanhada de avaliações médicas periódicas. No caso de quedas, a atenção deve ser redobrada. “É fundamental identificar o real motivo, pois há vários: vertigens, perda de visão, arritmia cardíaca, problemas de audição, anemia, artrose, fraqueza muscular, entre outros.
O que para um jovem é um simples acidente, para uma pessoa da terceira idade pode ser o início de um complexo processo que envolve cirurgias, cuidados especiais e custos elevados”, enfatiza o especialista.

Confira Medidas para Evitar Acidentes Domésticos com Idosos

:: Organize os móveis de forma a deixar o caminho livre para passagem.
:: Remova tapetes ou mantenha-os fixados ao piso.
:: Nunca deixe objetos espalhados pelo chão.
:: Instale interruptor de luz próximo à cama.
:: Utilize lâmpadas de, pelo menos, 60 watts.
:: Coloque tapete anti-derrapante no piso do banheiro.
:: Instale barras de apoio próximo ao chuveiro e ao vaso sanitário.

Nenhum comentário: