segunda-feira, 23 de junho de 2008

.:. SERTÕES 2008: TUAREG X TUAJEGUE .:.

A dupla cearense e o protótipo brasileiro fazem bela participação e chamam atenção por sua simpatia e bom humor
Foto: Divulgação
Na disputa entre os carros, há um rei, ou melhor, dois, os Tuaregs de fábrica atuais campeões mundiais aceleram num patamar bem distante da realidade brasileira, no tempo acumulado até a quinta etapa de ontem, eles já tem mais de uma hora de vantagem sobre o melhor brasileiro na pontuação geral até então, Reinaldo Varela, mas estes belos carros azuis e prata ganharam uma versão tupiniquim que tem conquistado a todos no rali com muito bom humor e um excelente desempenho. A dupla cearense Riamburgo Ximenes e Stanger Eller, compete na prova a bordo de um Sherpa, que por ter cores parecidas com o Tuareg e um desempenho que tem conquistado fãs por onde passa, ganhou um apelido especial, Tuajegue!

"Sabe como é a fama de cearense... alto astral sempre e bom humor de sobra. Daí criamos uma nova lenda pro sertões, imagine você, quem vê aquele bichão azul e prata, lindo, acelerando, ignorando o que tem pela frente pergunta, que carro é esse? E alguém responde: é o Tuareg. Daí lá vem à gente, e aí alguém olha de novo e vê aquele outro carrinho...meio azul, meio prata, voando baixo, levantando aquele poeirão e aí quando alguém fala, e aquele? O sertanejo, cabra bom de pensamento, já tem a resposta: aquele? Aquele é o Tuajegue"! Conta o irreverente Riamburgo.

No sábado, após cumprir a quarta etapa da prova, Ximenes e Stanger fizeram bonito, e levaram o Sherpa, vulgo Tuajegue ao terceiro tempo do dia na geral, atrás apenas dos poderosos Tuaregs, e conquistando melhor tempo dentre os brasileiros. Nesta quinta, foi cumprido o segundo trecho da etapa maratona quando os competidores não podem contar com apoio mecânico o que transforma cada quilometro num desafio constante de resistência das máquinas e competência para os competidores. Nesse processo, o rally acaba elegendo seus sobreviventes enquanto outros ficam pelo caminho. Hoje foram cumpridos mais 144 km de trecho cronometrado que fecharam a etapa maratona, seguidos por um deslocamento de 302 km até Palmas, capital do Tocantins.

Após as duas partes da etapa maratona, a dupla cearense pontua agora na quinta colocação geral da prova. Sendo terceiro na pontuação dentre os brasileiros, já que os dois primeiros colocados são os Tuaregs, atuais campeões mundiais e inalcançáveis e tecnologia e investimento mundial.

"Nosso objetivo é vencer dentre os brasileiros, o Rally dos sertões esta vivendo duas realidades distintas. O mundo de desenvolvimento e investimento de uma fábrica em seu time, onde não há limite em tecnologia e dinheiro. E a realidade brasileira, onde nossos carros brigam por segundos e poucos minutos entre si", explica Ximenes.

Para um comparativo simples, segundo informações não oficiais, o investimento do time da Volkswagen somente para o Dakar gira na casa dos 25 milhões de euros. O investimento de um brasileiro para um rali como o Sertões tem custo médio de 150 mil reais para as principais equipes. Obviamente descartando o valor do veículo no caso do Brasil.

O resultado geral acumulado após cinco etapas realizadas é o seguinte:

1 - Giniel de Villiers/ Dir von Zitzewitz - Volkswagen Motorsports - 14h57min25seg

2 - Mark Miller/ Ralph Pitchford - Volkswagen Motorsports - 15h09min54seg

3 - Reinaldo Varela/ Marcos Macêdo - 16h22min03seg

4 - João Franciosi/ Rafael Capoani - 16h26min05seg

5 - Riamburgo Ximenes/ Stanger Eller - 16h41min38seg

O rali segue nesta segunda, dia 23, de Palmas no TO, rumo a Balsas, no MA. Serão cumpridos 682 km totais, dos quais 536 de trecho cronometrado. Esta será a maior especial da história do Sertões. A estimativa é que os competidores não finalizem em menos de 8 horas o trecho total, que mostrará a todos a face seletiva do deserto do Jalapão, um terreno muito arenoso e bastante perigoso

Riamburgo Ximenes e Stanger Eller têm o patrocínio de: Nacional Gás Butano, Ypióca e Ponto da Moda. O apoio é de Lico e BF Goodrich.

Um comentário:

Anônimo disse...

I really like when people are expressing their opinion and thought. So I like the way you are writing