sexta-feira, 11 de julho de 2008

.:. BRASILEIRO DE KART TESTA JOVENS PILOTOS NO CEARÁ .:.

Presença de kartistas mais experientes, como André Nicastro e Sérgio Jimenez, exige o máximo da performance dos demais na categoria Sudam. A participação deles não interfere em nada na disputa pela vaga na Seletiva de Kart Petrobras, a única disponível no Campeonato Brasileiro de Kart, que será oferecida ao campeão da categoria Sudam. Os dois estão acima da idade limite para classificação, que é de 20 anos de idade, mas a presença no torneio serve como teste para os garotos da nova geração. Qual deles é capaz de superar no talento o conhecimento de pilotos que já fizeram até mesmo a estréia no automobilismo?

É a pergunta que será respondida neste fim de semana, em nossa cidade. Sem exageros, a inscrição dos experientes André Nicastro, que corre na categoria de base da Stock Car, e Sérgio Jimenez, que já esteve na A1GP e na GP2, trouxe uma dificuldade extra aos jovens pilotos que perseguem o título nacional, muito em função do enorme conhecimento técnico destes adversários. É mais ou menos o que o classificado vai enfrentar na decisão da Seletiva de Kart Petrobras, em novembro, em São Paulo.

No grupo de doze finalistas, haverá meninos mais novos, sim, mas para chegar ao prêmio de R$ 100 mil destinado ao campeão eles vão precisar superar a força de quem já venceu o evento, conhece o regulamento como poucos e, o que mais assusta, já esteve no automobilismo. É o caso de Guilherme de Conto, de 18 anos, um dos classificados para a final da Seletiva de Kart Petrobras que reúne grande experiência. Sem contar outros que também já correram de carro, como Felipe Guimarães e Douglas Hiar.

Derrotar os veteranos André Nicastro e Sérgio Jimenez pode ser uma pequena amostra de que o novo finalista tem totais condições de ser campeão da Seletiva de Kart Petrobras. É o que buscam, principalmente, Marcelo Anselmi e João Horto. Dos meninos que têm idade para classificação, os dois foram os melhores na tomada de tempo, realizada nesta quinta-feira (10), conquistando um quarto e um quinto lugares no grid, respectivamente.

Na frente deles, apenas Felipe Nasr, o terceiro, que já tem vaga garantida, e os dois mais experientes, com Sérgio Jimenez em segundo e André Nicastro na pole position. Resultado conquistado muito em função do conhecimento acumulado. O primeiro colocado sabia que, com a temperatura elevada e o asfalto extremamente abrasivo, ele precisaria aproveitar a primeira volta rápida com seu jogo de pneus novos, porque nas demais o tempo não viria. Foi o que fez, surpreendendo a molecada.

Apesar da inteligência na tomada de tempo, os dois primeiros vinham com os melhores tempos desde os treinos livres. Portanto, são considerados os favoritos ao título. Mas o Campeonato Brasileiro de Kart tem um formato longo, que permite a reação dos mais novos, inclusive dos principais candidatos à vaga na Seletiva de Kart Petrobras, Marcelo Anselmi e João Horto. Hoje serão realizadas duas baterias, com mais duas previstas para amanhã. A última delas, valendo o dobro dos pontos.

O GRID EM FORTALEZA:

1 André Nicastro*
2 Sérgio Jimenez*
3 Felipe Nasr**
4 Marcelo Anselmi
5 João Horto
6 Paulo Holanda Filho
7 Dennis Dirani*
8 Fabiano Machado*
9 Paulo Grassi
10 Lucas Foresti
* acima da idade limite para classificação
** piloto já classificado

Nenhum comentário: