quarta-feira, 23 de julho de 2008

.:. CAMELOS DA ULBRA A CAMINHO DE SÃO PAULO .:.

Universidade busca mais um título na Maratona da Eficiência Energética

Fotos: Aldrin BottegaULBRA - Engenharia Automotiva - Camelo 2008
ULBRA - Engenharia Automotiva - Camelo 2008- Luiz Gertz e Charles Reck

Os camelos da ULBRA já estão prontos para a Maratona da Eficiência Energética, em São Paulo. A equipe gaúcha embarca nessa quarta-feira para a capital paulista em busca de mais um título na competição de protótipos universitários. O triciclo a gasolina deve economizar cerca de 30% a mais do que em 2007 e o elétrico percorrer mais de 30 km com apenas uma pequena bateria.

A Maratona vai reunir diversas universidades brasileiras entre os dias 24 a 26 de julho no autódromo de Interlagos. No ano passado, os veículos do Laboratório de Engenharia Automotiva da ULBRA trouxeram para o Rio Grande do Sul três troféus e um automóvel Punto zero quilômetro como premiação.

A equipe da ULBRA está confiante em mais uma vitória. Nos testes realizados nos últimos dias, os protótipos confirmaram as expectativas. “O Camelo a combustível realiza em terreno plano algo em torno de 600 km com apenas um litro de gasolina, enquanto o elétrico chega a marca de 32km com uma bateria de apenas seis ampères”, salienta Luiz Carlos Gertz, coordenador do laboratório. Além dos dois veículos, os professores e alunos criaram uma terceira versão elétrica com quatro rodas. “Fizemos os cálculos e chegamos a conclusão de que a inovação vai dar maior estabilidade, sem aumentar o consumo”, afirma Gertz.

Os camelos são desenvolvidos durante a disciplina de Protótipos Automotivos. O custo do projeto foi praticamente zero, visto que a Universidade fecha parcerias com empresas como Fuel Tech, Comoto, Zamprogna e Novus.

“Novamente temos grandes chances. No entanto, já nos consideramos vitoriosos no momento em que esses carrinhos saem daqui para São Paulo, pois temos certeza de que as pesquisas foram bem executadas”, comenta Gertz. Uma injeção de otimismo em uma equipe que transforma a pesquisa automotiva em diversão.

Nenhum comentário: