quarta-feira, 23 de julho de 2008

.:. FORD COMEMORA O CENTENÁRIO DO MODELO T COM FESTA MUNDIAL .:.

O Ford Modelo T, veículo que pôs o mundo sobre rodas, completa 100 anos em outubro. Diversos eventos regionais estão programados para comemorar a data durante os próximos seis meses.

Um deles é a Festa T 2008, que acontece esta semana no estado americano de Indiana, com a maior concentração de Modelos T já vista fora da fábrica. Promovida pelo Clube Ford Modelo T da América, com patrocínio da Ford, ela reúne cerca de 1.000 unidades vindas de várias partes do mundo, como Inglaterra, Noruega, Austrália e Nova Zelândia, e mais de 20.000 fãs do veículo.

“Henry Ford e seu Modelo T ajudaram a mudar a paisagem da América no século passado, tornando o automóvel acessível para o cidadão comum”, disse Bill Ford, presidente do Conselho da Ford e descendente de Henry Ford. “O sonho do meu tataravô nasceu de um espírito genuíno de inovação, que hoje continua vivo em tudo o que fazemos na Ford. E o melhor modo de celebrarmos a honra do Modelo T é continuar a redefinir a sua visão para este século, produzindo veículos mais seguros, limpos, eficientes e acessíveis.”

Edsel Ford, tataraneto de Henry Ford e membro do Conselho de Diretoria da empresa, também presente ao evento, afirmou que celebrar o centenário do Modelo T é um grande marco para a Ford Motor Company. “Nenhum outro veículo deixou uma marca tão profunda na indústria mundial como o Modelo T, que, de acordo com a visão do meu tataravô, era um carro simples e durável, que milhões de pessoas podiam comprar e muitos ainda conservam até hoje.”

PASSADO E PRESENTE

O Modelo T entrou para a história em 1º de outubro de 1908. Henry Ford o chamava de “carro universal”. Ele tornou-se sinônimo de transporte barato e confiável, capaz de chegar a lugares em que outros carros e carroças ficavam pelo caminho, nas estradas ruins. Com isso, ganhou a aprovação de milhões de americanos, que o apelidaram carinhosamente de “Tin Lizzie”, ou “Lizzie de lata” (personagem famosa da época, Lizzie era uma empregada muito prestativa).

O primeiro Modelo T (um roadster de duas portas) foi vendido por 825 dólares, uma verdadeira pechincha em comparação com outros carros. Ainda mais impressionante é que, durante os 19 anos de produção, a Ford baixou continuamente o seu preço, graças aos ganhos de eficiência na manufatura, que incluíram a introdução da linha móvel de montagem em 1913.

O Modelo T figura também como o primeiro carro realmente global da indústria. Em 1921, ele respondia por quase 57% da produção mundial de automóveis.

Hoje, a Ford traz esse mesmo conceito na linha Fiesta, que está em praticamente todos os mercados do mundo, incluindo Europa, Ásia, África do Sul, Austrália e Américas.

“Da mesma forma que o Modelo T, o Novo Fiesta estabelece um padrão de valor no mercado”, disse Alan Mulally, presidente da Ford. “Com uma demanda mundial crescente por transporte seguro e econômico, a Ford tem um carro durável e de alta qualidade, acessível para um maior número de consumidores.”

MARCOS DO MODELO T

* Em 1º de outubro de 1908 foi montado o primeiro Modelo T para venda.

* Foi o primeiro automóvel de baixo preço e produção em massa com peças padronizadas e intercambiáveis.

* Equipado com um motor de quatro cilindros de 20 hp, atingia a velocidade máxima de aproximadamente 72 km/h, pesava 550 kg e rodava de 5,5 a 9 km com um litro de combustível.

* Mais de 15 milhões de Modelos T foram vendidos até 26 de maio de 1927.

* Em dezembro de 1999 o Ford T foi eleito o “Carro do Século” por um júri de 133 jornalistas automotivos e especialistas, que começaram com uma lista de 700 candidatos em 1996 e afunilaram consecutivamente os participantes, em sete rodadas de votação.

Nenhum comentário: