terça-feira, 15 de julho de 2008

.:. HOMENAGEM! .:.

Dercy Gonçalves mostra grande disposição aos 102 e diz no Bar do Nelson que sua avó viveu até os 113 anos

Fotos: Heudes Regis/Gontof Comunicação

Amaury Jr, Dani Calichio e Marcos Caruso
Mais uma da Dercy irreverente
Mais uma da hora do parabéns

Dercy fez um Talk Show ontem, 14 de julho, no Bar do Nelson, em São Paulo, recebeu a imprensa e foi homenageada por diversas personalidades, entre elas Maria Adelaide Amaral, que prepara uma peça sobre ela. Entre muitas declarações, disse que sua avó materna viveu 113 anos e que ‘acha que vai’ até os 140!

Um dos grandes nomes da história do teatro no País, Dercy Gonçalves, viveu ontem, 14 de julho, um grande dia. Aos 102 anos, apresentou um Talk Show no Bar do Nelson (a casa que a Rainha da Noite de São Paulo, Lilian Gonçalves, fez em homenagem à memória de seu pai, o cantor Nelson Gonçalves), atendeu a imprensa e recebeu muitas homenagens. O Talk Show foi gravado como um reforço de prova aos esforços de Dercy para entrar no Guiness Book como a artista mais idosa em plena atividade no mundo.

Muito à vontade e com uma disposição incrível para sua idade, Dercy se mostrou surpresa e muito feliz com a quantidade de mídia presente ao evento. Sua chegada, no jaguar de Lilian Gonçalves foi apoteótica. Ao som de percussionistas da Vai-Vai e sob flashes e luzes de dezenas de fotógrafos e cinegrafistas, foi cercada por repórteres de jornais, revistas, sites e emissoras de rádios televisão.

Uma cadeira foi colocada do lado de fora do bar do Nelson e, sentada, Dercy respondeu às perguntas da imprensa por cerca de 40 minutos. Paciente e bem-humorada manteve seu estilo desbocado. “Porra, eu sou surda! Fala mais alto!”, “Cacete, deixa os outros perguntarem também!” foram algumas das expressões publicáveis ditas por Dercy aos jornalistas.

“Que lindo! Que lindo!”, exclamou a artista quando recebeu um quadro feito pela artista plástica Gigi em sua homenagem. Indagada sobre o futuro, contou que ainda planeja muitos shows e comemorações: “Minha avó materna viveu 113 anos. Acho que vou até os 140”, disse Dercy.

As personalidades enalteceram a iniciativa de Lilian Gonçalves em realizar o evento e destacaram o papel importantíssimo de Dercy Gonçalves na história do Teatro Brasileiro. “Tive alguns privilégios em minha vida. Um deles foi dirigir a Dercy que, aliás, é indirigível, e isso me deu uma bagagem inacreditável. Outro privilégio foi poder conviver com essa grande mulher", disse Marcos Caruso, que foi ao evento acompanhado por sua mulher, Dani Calichio.

“Ela é uma grande lutadora Chegou onde poucos conseguiram e acredito que não vou chegar”, elogiou o ex-pugilista Maguila; “Esta é uma grande homenagem da Rainha da Noite de São Paulo, Lilian Gonçalves, para a grande dama do teatro brasileiro”, destacou Chiquinho Scarpa, ao lado de sua mulher, Rose.

Um dos momentos marcantes do evento foi a chegada de Maria Adelaide Amaral e Fafy Siqueira. A escritora e dramaturga prepara uma peça sobre Dercy, que deve estrear em janeiro de 2009, com direção de Marília Pêra e Fafy Siqueira no papel de Dercy. O texto tem como base a autobiografia “Dercy de Cabo a Rabo” (editora Globo - 1994), que a comediante ditou para Maria Adelaide. “Amo essa mulher”.

“Minha melhor homenagem foi escrever sua autobiografia e, agora, faremos a peça teatral, que vai marcar ainda mais a importância de Dercy na história da cultura do País”, disse Maria Adelaide. "Será o trabalho mais bonito da minha carreira. A peça mostrará que Dercy é a pessoa mais importante do teatro popular brasileiro", afirmou Fafy. Também prestigiaram Dercy, Beth e Salomão Szafir, Aldine Müller, Cláudio Curi, Vânia Toledo, Tuna Dwek e a cantora Vanusa.

Alegre com as homenagens, Dercy não fraquejou: “Tenho vontade de chorar, mas eu não consigo". E falou sobre sua grande alegria: “Minha maior felicidade foi ter uma filha que amo (Decimar Gonçalves) e que nunca me envergonhou. Amo a família que construí: minha fllha, meus três netos e meus dois bisnetos”.

Durante todo o tempo Dercy teve responder a perguntas sobre sua idade, já que o evento fez parte das comemorações de seu aniversário, que aconteceu no dia 23 de junho. Não há consenso sobre quantos anos a artista tem, de fato. O registro de nascimento diz que ela nasceu no dia 23 de junho de 1907, em Santa Maria Madalena, na região serrana do Rio de Janeiro.

Mas muitos de seus amigos afirmam que ela tem, de fato, 102 anos, já que naquela época muitas vezes o registro de nascimento demorava para ser feito. O problema é que Dercy afirmava que o correto são 103 anos, porque valeriam os nove meses em que esteve no ventre de sua mãe.

Mas ontem, no meio da festa, mudou de idéia: “O certo mesmo é 102 anos. Afinal, não fiquei no ventre da minha mãe 12 meses, mas nove, como quase todo mundo. Assim, o certo por enquanto é mesmo 102”, disse Dercy, sem definir se daqui a quatro meses terá 102 ou 103 anos.

Nenhum comentário: