quinta-feira, 31 de julho de 2008

.:. LAND ROVER ANUNCIA TECNOLOGIA HÍBRIDA ERAD DIESEL .:.

A Land Rover, marca britânica de utilitários esportivos de luxo, começou a realizar os primeiros testes de veículos equipados com a tecnologia ERAD Diesel, sistema desenvolvido pela empresa, que visa à redução considerável das emissões de CO2 e de outros gases resultantes da queima de combustível.

Os testes coincidem com as comemorações dos 60 anos da marca e acontecem ao mesmo tempo em que a empresa reforça sua preocupação em sustentabilidade com o espaço Our Planet dentro de seu estande no Salão do Automóvel de Londres.

A tecnologia ERAD, apresentada como um conceito durante o Salão de Detroit no início deste ano no modelo LRX, consiste em um sistema híbrido em que a eletricidade auxilia no funcionamento do motor diesel.

Além de não interferir nas características off road e no desempenho dos veiculos, esta mescla tem a capacidade de gerar economia de até 20% nas emissões de CO2 em condições de estrada. No uso urbano, este nível chega a até 30%.

“O que vinha sendo trabalhado desde 2006 com os conceitos Land-e e posteriormente com o LRX, é hoje colocado em condições operacionais de testes” afirma Phil Popham, Diretor Executivo da Land Rover. “Os veículos híbridos com a tecnologia ERAD marcam um ponto crucial para nossa empresa.”

O Freelander 2, mais vendido da marca no Brasil, foi escolhido para receber pioneiramente esta tecnologia, que deverá equipar no futuro, os outros modelos da gama Land Rover.

O sistema ERAD se junta a uma série de outras tecnologias desenvolvidas pelos engenheiros da Land Rover, que buscam diminuir a dependência de combustíveis fósseis e reduzir os índices de emissões de gases poluentes. Elas devem nortear os trabalhos da marca durante a próxima década.

A partir de 2009, alguns modelos Freelander 2 na Europa serão equipados com o sistema Stop / Start, que desliga o motor do veículo em situações de congestionamento e o religa ao simples toque no acelerador. Isso proporciona economia de combustível e, por conseqüência, redução nas emissões de CO2.

Nenhum comentário: