quarta-feira, 16 de julho de 2008

.:. O PIONEIRO NAS LINHAS DE MONTAGEM .:.

Você conhece um dos mais antigos carros da história da humanidade? O Oldsmobile Curved Dash Runabout foi o primeiro carro a ser produzido em série no mundo. Ao todo, 425 exemplares foram produzidos no ano de estréia, em 1897. Este, e outras raridades, podem ser conferidas no Museu da Tecnologia da ULBRA, no campus Canoas. Aberto de terça a domingo, das 10 às 17 horas.

Oldsmobile Curved Dash Runabout quebrou barreiras

Utilizando um sistema progressivo em sua montagem, substituiu o grupo de artesãos que se dedicavam a execução de cada veículo. Movidos em carrinhos dentro da fábrica, os chassis iam de ponto a ponto, formando assim um embrião da tradicional linha de montagem.

Uma das características do Curved Dash era utilizar peças de diversos fornecedores próximos. Partes dos motores eram fabricadas pelos irmãos Dodge, que fundariam a marca homônima já no ano seguinte. A transmissão era da Leland & Faulconer, do futuro fundador da Cadillac e da Lincoln, Henry Leland.

Mais um fator atribuído à elevação da produção do veículo é o incêndio nas instalações da empresa, que levou Ransom Eli Olds a cancelar a fabricação de todos os modelos da linha de montagem, exceto o Curved Dash, em 1902. Neste momento o nome Oldsmobile tornou-se oficial para identificar esse fabricante norte-americano.

Neste mesmo ano, a produção deu um salto para 2.500 carros. Em 1903 pulou para quase 4.000, e em mais um ano conseguiu atingir a marca de 5.000. O maior fabricante da Europa, a De Dion-Bouton, produzia cerca de 1.200 carros por ano. A simplicidade e confiabilidade, aliada a um desenho charmoso para os padrões da época, rendeu a receita de sucesso para a Oldsmobile.

Embora o modelo não tivesse painel, só um apoio para os pés do motorista e do passageiro, seu nome pode ser entendido como “painel de instrumentos curvo”. A manivela de partida era instalada na lateral do banco. A carroceria confeccionada em madeira dava um certo charme ao veículo.

O sistema de suspensão era de feixes de molas elíticas longitudinais nos eixos, além de rodas de 28 polegadas, feitas em madeira. Ao contrário dos carros atuais, o Curved Dash vinha equipado com uma espécie de timão, em vez de volante para ser guiado. O modelo custava U$ 650,00, o que caracterizou o preço mais baixo do mercado na época.

Outra vantagem para atrair o público foi o artifício da publicidade de comparar o veículo com cavalos, em vez de outros carros. Isto atraiu muita gente que nunca havia usado um automóvel.

Equipado com um motor de um cilindro horizontal refrigerado a água, com cilindrada de 1,6 litros, obtida com 139,7 mm de diâmetro por 152,4 mm de curso, o carro rendia a potência de quatro cavalos a 500 rpm e usava um câmbio planetário de duas marchas com tração traseira.

Chegava à marca incrível de 40 km/h e fazia cerca de 10 km/l de gasolina. O sistema de frenagem era acionado nas rodas traseiras e no diferencial.

O último Curved Dash foi produzido em 1907. Em meio a uma das maiores crises financeiras da história, em 1908, a Oldsmobile entrou para o hall das marcas que formaram a General Motors.

Para conhecer pessoalmente esta, e outras raridades do acervo, o visitante deve procurar o Museu da Tecnologia, na ULBRA, em Canoas. De terça a domingo, das 10 às 17 horas. O ingresso custa R$ 15,00. Alunos da ULBRA não pagam, estudantes com carteirinha e idosos pagam R$ 7,50.

EM TEMPO: Nós da CHIC conhecemos o Museu da ULBRA e recomendamos visitá-lo quando for a Canoas, no Rio Grande do Sul. Detalhe: precisa de um bom tempo para ver as maravilhas que estão expostas em seus quatro pavimentos. Um museu bem cuidado, com placas identificando cada modelo e se houver tempo é bom dá uma passadinha na oficina de restauração.

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