quinta-feira, 17 de julho de 2008

.:. SMART COMPLETA 10 ANOS: O ANIVERSÁRIO DE UM VEÍCULO COM STATUS "CULT" .:.

Em dois de julho de 1998, um veículo com um conceito inteiramente novo surgiu da linha de montagem: o smart "fortwo" (para dois). Naquela data, uma história de sucesso extraordinário começava em Hambach, França. Até agora, o automóvel compacto de dois assentos tornou-se o veículo escolhido por mais de 900.000 clientes em 37 países O smart "fortwo" obteve status de "cult", e é o único automóvel ainda em produção a ser exibido no Museu de Arte Moderna de Nova York. Desde o início de 2008, o smart está sendo comercializado com sucesso nos EUA e, a partir de meados de 2009, também será disponibilizado na China. Está planejado para 2010 o primeiro smart com propulsão elétrica da atual geração do veículo

Dr. Dieter Zetsche, chairman do Board of Management do Grupo Daimler AG e responsável pelo Grupo Automóveis Mercedes, diz: "O smart fortwo é um automóvel especial que combina prazer de dirigir, estilo de vida e uma economia de combustível exemplar. O modelo de dois lugares atrai clientes do mundo inteiro, graças às suas características de excelência em segurança, design diferenciado bem como sua superioridade em qualidade, confiabilidade e economia. O smart fortwo é uma solução inteligente e proporciona prazer ao dirigir. Se não o tivéssemos inventado dez anos atrás, teríamos que inventá-lo agora."

UMA HISTÓRIA DE SUCESSO: 10 ANOS DO SMART FORTWO

Os criadores do veículo na Mercedes-Benz começaram projetando o "carro do futuro" nos anos 70, quando adotaram uma abordagem revolucionária com a criação de um automóvel super-compacto. Em 1989, Nicolas G. Hayek, o inventor do Swatch, conquistou o interesse da Mercedes Benz para criar um veículo pequeno para dirigir nas cidades.

Os dois sócios estabeleceram a Micro-Compact Car AG, com sede em Biel, Suíça. O smart fortwo foi exibido pela primeira vez em 1997, no "IAA Motor Show" de Frankfurt. Em uma ação que expressava o compromisso da empresa com a Europa, a cidade francesa de Hambach foi escolhida como local de produção para o smart.

A fábrica do smart (também conhecida como "Smartville") deu início à produção em 1997. A linha de montagem, que tem a forma de um símbolo de "mais", atende e de forma otimizada a todos os requisitos de montagem e logística. O design eficiente dos processos produtivos da fábrica diminui ao mínimo o esforço de transporte e logística.

Porém, essa não é a única razão pela qual a localização em Lothringen é conhecida por seus processos de produção amigáveis ao meio-ambiente: a fábrica respeita o meio-ambiente por meio de seus processos de pintura, do conceito de gerenciamento de energia com medidas de economia e do design dos próprios veículos. As vendas do smart fortwo começaram em outubro de 1998. No mesmo ano, a smart tornou-se uma subsidiária de capital fechado da Daimler-Benz AG (agora Daimler AG).

Nos anos subseqüentes, a smart lançou a versão conversível e o cupê conversível (2003), bem como o compacto de quatro assentos "forfour" (2004). Após a decisão de interromper a produção desses modelos, ao final de 2005, e no início de 2006, respectivamente, a smart concentrou seus esforços exclusivamente na versão para duas pessoas.

A mais jovem marca de automóveis da Europa demonstrou repetidamente também sua força criativa. Por exemplo, apresentou o smart Crossblade (2002) que foi projetado sem teto, portas e pára-brisa, e o automóvel de exibição smart Crosstown (2005) que possuía propulsão híbrida.

O SMART HOJE

Clientes do mundo todo, independente do estilo de vida ou da origem, estão hoje entusiasmados com o smart. Para muitos, o smart fortwo é uma espécie de "Declaração de Independência Automotiva". Medindo pouco mais de dois metros e meio de comprimento, o carro consegue entrar nas vagas de estacionamento na diagonal.

O veículo transporta com segurança e conforto dois passageiros, enquanto também tem espaço suficiente para sua bagagem. O carro é também amigável quanto ao meio ambiente, pois é bastante eficiente quanto ao consumo de combustível e exemplar em termos de emissões de CO2. Mesmo dez anos atrás, o smart já oferecia soluções a muitos dos anseios urgentes de mobilidade urbana.

O "fortwo" é um automóvel singular através de um design bem chamativo. Suas características incluem uma mistura de materiais que é a identidade inconfundível da marca. Os componentes consistem em um núcleo de aço conhecido como célula de segurança Tridion e uma carroceria flexível feita de painéis de termoplástico pintado.

O design único do smart, portanto, combina vários requisitos funcionais, estéticos e de segurança de forma a criar algo totalmente novo. Isto faz deste automóvel de dois bancos não apenas um elemento de vanguarda da moda no aspecto visual entre os microcarros, mas também um ícone automotivo que incorpora funcionalidade.

O SUCESSO NA SEGUNDA GERAÇÃO

A segunda geração do smart fortwo foi lançada em abril de 2007. O novo modelo seguiu as pegadas de seu antecessor e uma vez mais estabeleceu novos padrões quando se trata dos aspectos de segurança para veículos pequenos. A célula de segurança Tridion atua como a casca rígida de uma noz para proteger os ocupantes do veículo.

Isto não somente permite que o smart fortwo atenda às normas de segurança mais exigentes dos automóveis Mercedes-Benz, mas também às exigências da EuroNCAP e da agência americana de segurança de trânsito (National Highway Traffic Safety Administration).

Os equipamentos de segurança padrão do smart fortwo incluem airbags para motorista e passageiro, bem como cintos de segurança com tensores e limitadores de esforço do cinto. Estão disponíveis como opcionais os airbags laterai s para a cabeça e o tronco. Outra característica da linha é o ESP, que não está disponível nem mesmo como opcional nos demais microcarros. O ESP incorpora assistência para arrancada em subidas e sistema ABS nos freios. O smart a diesel é o campeão mundial em baixas emissões de CO2

Na traseira do smart fortwo está um motor compacto de três cilindros com tecnologia de ponta, com deslocamento de 999 cm3. As versões do motor atualmente disponíveis na Europa Ocidental consistem em dois motores naturalmente aspirados de 45 e 52 kW (61 e 71 cv) respectivamente, além de um motor turboalimentado com potência de 62 kW (84 cv). Uma unidade turbo de três cilindros também impulsiona a versão BRABUS do smart fortwo, gerando 72 kW (98 cv).

A marca também oferece uma versão movida a diesel, o smart fortwo CDI, que é o campeão mundial em termos de baixas emissões de CO2. O veículo de dois lugares de 33 kW (45 cv) consome, em média, 3,3 litros de combustível a cada 100 km (NEDC), ou cerca de 30,3 km/l, e tem uma autonomia de aproximadamente 1.000 km. Fazendo 88 g/km, o carro também possui a menor taxa de emissões de CO2 do mundo para um veículo de produção em série.

Para reduzir ainda mais as emissões de CO2 dos motores à gasolina, o smart também oferece o smart fortwo MHD (híbrido) na Europa. O veículo possui uma potência de 52 kW /71 cv e é equipado com um sistema que automaticamente desliga o motor quando o carro está se movendo a menos de 8 km/h e o motorista aplica os freios.

O motor volta a funcionar novamente logo que o motorista retira o pé do freio. A função “start/stop” (partida/parada) reduz o consumo normal em cerca de 0,4 litros - de 4,7 l/100 km (21,3 km/l) para cerca de 4,3 l/100 km (23,3 km/l). As emissões de CO2 nesse prazo ficam reduzidas de uma média de 112 gramas para cerca de 103 g/km.

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