quarta-feira, 10 de setembro de 2008

.:. 22 DE SETEMBRO – DIA MUNDIAL SEM CARRO - O PERFIL DO CICLOTURISTA BRASILEIRO .:.

95% dos ciclistas não estão satisfeitos com a atual infra-estrutura cicloviária brasileira, revela pesquisa divulgada pelo Clube do Cicloturismo do Brasil
A ausência de ciclovias, a alta incidência de roubos, o descaso das autoridades, a falta de sinalização e informação e a dificuldade no transporte e estacionamento de bicicletas são as principais queixas dos ciclistas brasileiros, de acordo com pesquisa inédita divulgada pelo Clube de Cicloturismo do Brasil, que, entre outros, revela o perfil e os hábitos desse grupo amante de bicicleta.

De acordo com o resultado, o público masculino tem forte representação. São 85% contra apenas 15% das respostas femininas. Sobre o uso da bicicleta, foi constatado que 25% dos participantes a utilizam como esporte, 24% como lazer, já 22% a usam como meio de transporte. O uso da bicicleta para realizar viagens e aventura foi igualmente expressivo somando 24%.

A análise abordou também outros aspectos para traçar o perfil do cicloturista brasileiro, dentre eles: com quem pedala, a distância que percorre, tipos de pistas, satisfação, tipos das viagens realizadas, idade, situação familiar, entre outros.

“Queremos estimular o desenvolvimento do cicloturismo no Brasil e, para isso, precisamos saber quem é o cicloturista e quais são as suas necessidades”, explica Rodrigo Telles, co-fundador do Clube.

A pesquisa, elaborada pela pesquisadora Andressa Paupitz, esteve disponível no portal do Clube do Cicloturismo do Brasil nos últimos dois meses e recebeu mais de 300 respostas de cicloturistas internautas.

Para acompanhar a pesquisa com detalhes e ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo do cicloturismo, basta viajar no portal eletrônico do Clube do Cicloturismo do Brasil:
http://www.clubedocicloturismo.com.br/

SOBRE O CLUBE

Criado em 2001, o Clube de Cicloturismo do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos e todos os colaboradores são voluntários. Seu objetivo é difundir e incentivar a prática de se viajar de bicicleta. Para isso, promove a troca de informações e experiências entre cicloturistas ao longo do ano e também, há seis anos consecutivos, organiza o Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura, que em 2008, acontecerá de 20 a 23 de novembro, em Camboriú, SC.

Nenhum comentário: