domingo, 28 de setembro de 2008

.:. É POSSÍVEL MANTER A FORMA APÓS ABANDONAR O CIGARRO .:.

O combate ao fumo é tema cada dia mais freqüente nas rodas sociais e na mídia brasileira. São inúmeros os prejuízos que este hábito causa ao organismo e não há quem não os conheça. Mesmo assim, os fumantes precisam de muita força de vontade para largar o vício. E uma das desculpas mais utilizadas para não ir em frente é o aumento de peso. O medo de engordar aflige homens e mulheres que temem perder a forma.
A questão é que de nada adianta permanecer magro fumando sendo que, com isso, há o prejuízo de tantos outros fatores e a grande probabilidade de adquirir doenças que podem levar à morte. Quem fuma tem 10 vezes mais chances de ter câncer pulmonar, 50% a mais de chances de ter infarto, cinco vezes mais chances de ter enfisema, entre outras estatísticas cruciais.

Por esse motivo a consultora esportiva Stella Krieger alerta que há sim a possibilidade do ganho de peso após a parada com o cigarro. Mas que este problema pode ser revertido facilmente com a combinação de exercícios físicos e a conquista de hábitos alimentares saudáveis.

“Determinação é a palavra chave. Quem fuma está prejudicando um bem que não tem preço – o próprio corpo” comenta. “Quando o organismo sente falta da nicotina, ele inicia um processo de abstinência que gera dores de cabeça além de crises de irritabilidade e ansiedade. Durante a prática da atividade física, são liberadas endorfina e serotonina, hormônios que proporcionam sensação de prazer semelhante à provocada pela nicotina”, complementa Stella.

A dica da consultora para quem acaba de abandonar o cigarro e procura uma atividade física, é investir em exercícios aeróbios. O ideal é fazer um trabalho de queima calórica com fortalecimento muscular. “Assim não haverá contratempo”, diz.

A nicotina serve como inibidor de apetite além de prejudicar olfato e paladar. É natural que, com a parada brusca do consumo do cigarro, as pessoas sintam mais fome, mais vontade de comer. Além disso, com a melhora dos sentidos, os alimentos se tornam mais apetitosos e cheirosos. Aí é que mora o perigo. “Aumentar, bruscamente, a ingestão de doces e comidas calóricas no geral, levará a um possível aumento considerável de peso”, comenta Stella.

Mas esta característica varia de indivíduo para indivíduo. Segundo a nutricionista Gabriela Motta, há relatos de pessoas que chegaram a engordar de seis a 10 quilos após parar de fumar. Mas bons hábitos podem reverter este quadro. “Tenho uma paciente que parou de fumar há 10 anos e conseguiu perder oito quilos ao aliar alimentação balanceada com exercícios físicos”, afirmou.

Os benefícios do abandono do cigarro são muitos. E rápidos. Apenas 20 minutos após parar de fumar, a pressão sanguínea e a pulsação do indivíduo voltam ao normal; após duas horas já não há mais nicotina circulando no sangue; após oito horas o nível de oxigênio do sangue se normaliza; após 24 horas os pulmões voltam a funcionar melhor e após dois dias o olfato e o paladar já começam a se recuperar.

“É comum que haja uma substituição do cigarro por algum outro hábito. Mas que seja por um hábito saudável, que vá proporcionar melhorias gerais para o corpo e mente”, finaliza Stella.

Stella Krieger - Formada em Educação Física e Fisioterapia, Stella Krieger é pós-graduada em Fisiologia no Exercício pela Universidade Federal de São Paulo na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP – EPM) e em Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho (UGM), além de possuir curso de Psicologia aplicada ao Desenvolvimento Humano. A empresária ministra palestras em grandes empresas e em eventos relacionados a esporte e saúde.

Nenhum comentário: