quarta-feira, 8 de outubro de 2008

.:. FOFOCA: ESSA SIMPÁTICA PALAVRA E SUAS CONSEQÜÊNCIAS IMPREVISÍVEIS .:.

Íntimo do mundo artístico, Cacau Hygino trata as origens e repercussões da fofoca com humor e acidez
Quem nunca foi vítima de uma fofoca? Embora simpática aos ouvidos, essa palavra é capaz de causar enormes dores de cabeça. Em Fofoca – Essa Simpática Palavra e Suas Conseqüências Imprevisíveis, Cacau Hygino retrata com bom humor suas origens, utilizações – para o bem e para o mal –, a forma como transformou a vida das celebridades em fast food e como se tornou o epicentro de um mercado que movimenta bilhões de dólares no mundo inteiro.

Dando o toque final, depoimentos de pessoas famosas sobre a fofoca, como Bibi Ferreira, Marília Pêra e Heloísa Périssé – com direito a relatos de muitos sobre a desagradável experiência de terem seus nomes associados a mexericos em revistas, jornais, programas de TV e sites –, e o outro lado da moeda: os jornalistas. O livro será lançado no dia 22 de outubro de 2008 no salão Jean Yves, em Ipanema, Rio de Janeiro (RJ).

O LIVRO

Longe de ser uma invenção contemporânea, a fofoca já era usada em tempos remotos para confundir o inimigo no campo de batalha e com fins políticos. Na Roma Antiga, por exemplo, servia de pretexto para denegrir e eliminar adversários.

Dessa forma, Júlio César se livrou de senadores que não o apoiavam. Já a czarina Catarina II, da Rússia, foi difamada por conta de uma suposta relação nem um pouco convencional com um cavalo.

O tempo passou, a comunicação entre as pessoas ganhou alcance e velocidade, e Federico Fellini sintetizou a união entre imagem e texto no filme La Dolce Vita, por meio do qual batizou o fotógrafo que fica à caça de celebridades em situações nem sempre glamorosas: paparazzo.

Hoje, esse profissional não somente é peça central numa indústria que movimenta rios de dinheiro, como também se tornou o terror de personalidades que não querem expor a vida pública e, paradoxalmente, “tábua de salvação” de outras que necessitam dele para estar na mídia.

Em Fofoca – Essa Simpática Palavra e Suas Conseqüências Imprevisíveis é possível perceber a rapidez com que um mexerico surge num lugar qualquer e se espalha quase que instantaneamente por todos os cantos, ganhando uma dimensão extraordinária.

Em suas páginas percebemos como é tênue e frágil a linha que separa a verdade da mentira, sintetizada no depoimento do saudoso ator Luiz Carlos Tourinho sobre o que é a fofoca: “Testemunho ocular de quem não estava lá”.

O AUTOR

Cacau Hygino é ator por formação. Começou a estudar teatro aos 13 anos e em 1992 profissionalizou-se. Paralelamente á carreira artística, enveredou pela literatura. Em 2005, lançou o livro Mulheres Fora de Cena.

No ano seguinte escreveu Virna: no Suor e na Luta – A Trajetória de uma Guerreira, biografia da ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei. Em 2007 lançou o livro Nós e Nossos Cães, no qual conta histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas por causa do mais popular dos animais de estimação.

FOFOCA – ESSA SIMPÁTICA PALAVRA E SUAS CONSEQÜÊNCIAS IMPREVISÍVEIS
Cacau Hygino
Espassum Editora
160 páginas
Formato: 14 x 21cm
Preço: R$ 25,00

Nenhum comentário: