quinta-feira, 13 de novembro de 2008

.:. GOODYEAR ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA CORRETA DO PNEU .:.

Tipo de veículo, terreno e condição climática influenciam na decisão de compra do pneu; conheça as tecnologias específicas utilizadas em cada produto
Pneus de competição da Goodyear. Seu uso indevido causa problemas de aderência, como ocorreu com o piloto alemão no GP Brasil de F-1. É muito importante saber usar o tipo de pneu, bem como sua calibragem
Você sabe a diferença entre um pneu que roda predominantemente em estradas de terra e um que roda somente roda na cidade? Eles podem até ser parecidos, mas as tecnologias empregadas em cada um deles são muito diferentes.

Do projeto do pneu ao seu desenvolvimento, com o produto saindo da fábrica pronto para equipar um veículo, todo o processo é desenvolvido de forma a atender necessidades específicas como condição do piso em que o produto irá rodar, condição climática predominante, bem como o uso que o motorista fará dele.

São muitos os fatores que influenciam a escolha do pneu correto, mas o motorista não precisa ser especialista para fazer uma compra correta. Os técnicos da rede autorizada Goodyear são treinados justamente para oferecer todas as orientações necessárias.

Mas é muito importante ter idéia das diferenças básicas e das tecnologias envolvidas no desenvolvimento do pneu, aspectos que poucas pessoas conhecem, afirma Roberto Giorgini, coordenador de Marketing de Pneus de Camioneta da Goodyear do Brasil.

O segmento da Goodyear que atualmente possui o maior número de opções é o de picapes e utilitários esportivos, justamente por conta do crescimento nas vendas desse tipo de veículo no Brasil e no mundo. E porque, hoje em dia, o uso misto - rodar uma parte do tempo na terra e outra no asfalto - é bastante comum.

A Goodyear possui atualmente 14 tipos de pneus diferentes para esse segmento, das famílias Wrangler e Fortera, que vão dos produtos 100% on road, ou de uso especificamente no asfalto, passando por pneus 70% on road e 30% off-road, indicados para pequenos trechos fora-de-estrada, os de uso misto 50% on road e 50% off-road até os até os específicos para uso fora-de-estrada, usados em competições como rallys, por exemplo.

A novidade da Goodyear é o recém-lançado Wrangler Adventure, pneu misto para picapes e utilitários esportivos (SUV) indicado para uso comercial e reacreacional. A versatilidade é uma das principais características do novo pneu, pois ele oferece ótimas condições de uso na cidade e ainda a possibilidade de colocar o veiculo no barro, com bom desempenho, afirma Giorgini.

Na hora da escolha, vale à pena considerar qual será o uso e lembrar que quem opta por um pneu que não condiz com o tipo de uso que fará do veículo pode ter uma série de problemas. Eles vão de desgaste irregular até o comprometimento na durabilidade do produto.

Isso sem mencionar a questão da dirigibilidade, que também será comprometida, já que o tipo de uso é essencial para garantir uma direção confortável. Esse é um fator muito importante que é levado em conta no desenvolvimento do produto, finaliza Giorgini.

Abaixo algumas das principais tecnologias envolvidas em alguns dos pneus Goodyear e seus usos predominantes:

TECNOLOGIA DURAWALL: encontrada no novo Wrangler Adventure da Goodyear, é um produto indicado para quem utiliza o pneu tanto na cidade como em aventuras fora-de-estrada (uso misto 50% on road e 50% off-road).

A tecnologia Durawall consiste em um costado reforçado para melhorar a resistência do pneu aos impactos e cortes laterais. Para oferecer esse benefício o pneu é desenvolvido com um composto de borracha com características especiais na lateral, além de blocos do pneu

TECNOLOGIA COMFORTRED: desenvolvida pela Goodyear para a linha Fortera, que é uma das muitas opções de produtos da Goodyear para quem roda em pisos irregulares e não abre mão do conforto na absorção dos impactos.

Ela consiste em camada extra-absorvente de revestimento e proteção, colocada entre a banda de rodagem e a cinta de overlay do pneu, que garante um amortecimento extra.

Estudos feitos pela Goodyear indicam que essa camada absorve melhor o impacto em pisos irregulares e apresenta, em média, um desempenho de até 9% melhor se comparado aos demais produtos dessa linha disponíveis no mercado.

TECNOLOGIA TRIPLE TREDTM: presente no Assurance e no Fortera, essa tecnologia foi especialmente desenvolvida para quem enfrenta predominantemente três tipos de situações: vias molhadas por chuva, escorregadias ou mesmo manobras bruscas em piso seco.

A tecnologia consiste em três áreas distintas e três compostos diferentes na banda de rodagem, que proporcionam máxima tração e aderência nas diferentes condições climáticas e condições de piso.

Nenhum comentário: