sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

.:. OS 10 MAIORES ERROS DOS FUMANTES AO PARAR DE FUMAR .:.

Com grande freqüência as pessoas cometem alguns erros ao tentar parar de fumar e se frustram mais a cada tentativa infrutífera. Isso pode acontecer porque ninguém lhes contou algumas dicas de coisas que não devem fazer quando se está tentando parar de fumar. É exatamente isso que será esclarecido aqui. São orientações sobre os 10 maiores erros que as pessoas cometem ao deixar de fumar:

1 - Não tenha cigarro ao seu alcance. Saber que o cigarro está disponível para uma emergência é uma auto-sabotagem, pois no momento que a vontade intensa de fumar ocorrer, você irá buscá-lo. Ninguém terá nenhum faniquito por não ter um cigarro disponível em um momento de vontade mais intensa, apenas estará firme na decisão tomada de deixar de fumar.

2 - Evite manter nas duas primeiras semanas os hábitos muito associados ao cigarro, como o cafezinho, ler jornal ao lado do cinzeiro, demorar-se na mesa após o almoço, etc. Mudar estes hábitos temporariamente irá ajudá-lo a não sentir a falta o cigarro.

3 - Estipular metas é fundamental! Parar de fumar sem estabelecer pelo menos o dia do último cigarro é dar chance para este dia nunca chegar.

4 - Não deixe de refletir sobre o motivo que te faz deixar o cigarro. Saber os motivos que nos levam a parar de fumar e tê-los firme na mente (ou por escrito de preferência) é uma boa ajuda nos momentos de fraqueza.

5 - É muito importante comemorar cada conquista! Quem não se acha merecedor de reconhecimento por cada nova semana sem fumar pode perder o entusiasmo mais facilmente.

6 - Solicite a ajuda das pessoas ao seu redor. Peça para que não lhe ofereçam cigarros ou para que não fumem na sua frente, se possível peça-lhes para incentivá-lo na sua luta contra o cigarro também. A maioria delas fará isso com o maior prazer em ajudar.

7 - Não desconte a ansiedade na comida. Se você se preocupa com o ganho de peso, modere na comida nas quatro primeiras semanas.

8 - Não se penitencie no primeiro tombo. Lapsos acontecem e parar de fumar é um processo, muitas vezes o lapso serve como um grande ensinamento e amadurecimento do processo de parar de fumar.

9 - Acredite, nenhuma medicação ou auxilio externo é mais poderoso que sua motivação pessoal. Se você não estiver convicto que deseja largar o cigarro, ninguém e nada poderão resolver este problema por você.

10 - Não experimente um cigarro só para ver como você se sente. É comum após semanas sem fumar, querer experimentar um cigarro por curiosidade. Você pode escorregar e voltar a fumar a mesma quantidade anterior da noite para o dia.

Muito bem, erros básicos descartados, agora mãos a obra e não deixe de se dar este presente: parar de fumar!

Camille Rodrigues da Silva é pneumologista, sócia da Avir Saúde Educação e Tratamento do Tabagismo (http://www.avirsaude.com.br/), colunista do Jornal do PrevFumo (Grupo de Educação e Cessação do Tabagismo da UNIFESP) e autora do livro "Apague o Cigarro de Sua Vida".

Nenhum comentário: