segunda-feira, 13 de julho de 2009

.:. PEUGEOT LANÇA O 207 DE RALLY .:.

Derivado do modelo de rua, veículo de competição é a nova estrela da Copa Peugeot; com 140 cavalos de potência, carro é vendido pela Peugeot Sport por R$ 50 mil pronto de fábrica para correr

Após seis anos de contínuo desenvolvimento do Peugeot 206 que disputa a Copa Peugeot de Rally de Velocidade, a Marca acaba de apresentar o sucessor do modelo para as corridas na terra.

Fabricado na planta da PSA Peugeot Citroën, em Porto Real (RJ), o Peugeot 207, que recebeu uma preparação especial voltada totalmente para a competição, foi atualizado visualmente ao modelo de rua e passou por um processo de alterações que o transformou mecanicamente num modelo ainda mais rápido, impulsionado por um motor que gera 140 cavalos de potência.

“O novo carro de corrida foi desenvolvido pela Peugeot Sport Brasil e manteve os atributos mais importantes que consagraram o Peugeot 206: robustez, confiabilidade e segurança”, afirmou Marcus Brier, diretor da Peugeot Sport.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PEUGEOT 207 DE RALLY:
Motorização: para se chegar aos 140 cavalos de potência, o motor 1.6 litro 16V Flex agora é abastecido com álcool etílico. Para receber esse combustível, um novo bico injetor passou a ser utilizado, assim como a vela de menor grau térmico, para suportar a temperatura mais alta do motor.

O coletor de escapamento foi redimensionado com o objetivo de aumentar o fluxo de saída dos gases, e o módulo de injeção recebeu um novo mapeamento, para que o motor pudesse trabalhar em giro mais alto.

Na Copa Peugeot, o motor e o módulo de injeção são lacrados para garantir a igualdade de equipamentos e manter o equilíbrio entre todos os competidores.

Câmbio: é semelhante ao da versão de série, acionado por um comando por cabo, tornando a troca de marchas mais suaves, só que com uma relação final diferente:
Diferencial (relação final 4.92/1) – 13X64 a) Pinhão – 13; b) Coroa – 64;
Caixa:
1ª - 3.42 / 1 (12/41 dentes);
2ª - 1.95 / 1 (20/39 dentes);
3ª - 1.37 / 1 (30/41 dentes);
4ª - 1.05 / 1 (37/39 dentes);
5ª - 0.85 / 1 (41/35 dentes).

Suspensão: possui molas e amortecedores da Peugeot Sport francesa, específicos para rali. Montada sobre o cubo de rodas e braço de suspensão originais e o freio (a disco nas quatro rodas de aro 14”, também originais), a suspensão recebe apenas uma redução no servo-freio para aumentar a sensibilidade e a resposta na sua utilização, se comparada ao oferecido no Peugeot 207 de rua.

Segurança: a proteção do habitáculo é completa, com tubos de aço sem costura que seguem as exigências da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), formando a “gaiola”, além de protetores adicionais no cárter e no tanque de combustível.

Três extintores de incêndio equipam o veículo, sendo um de 4 kg com acionamento interno e externo, com ação para servir o piloto, o navegador, o cofre do motor e o tanque de combustível, e dois de 1 kg embaixo de cada um dos dois bancos SPARCO, que são do tipo “concha” para competição, com um novo formato para maior proteção lateral da cabeça, e cintos de quatro pontos homologados pela FIA.

Também como procedimento de segurança, as tubulações de combustível e de freio estão instaladas no interior do veículo, o qual é completamente modificado para competição: saem todos os bancos (ficam apenas os do piloto e do navegador), as forrações e itens como air bag e ar condicionado, permanecendo apenas o painel e o volante originais.

Pneus: desenvolvidos pela Yokohama para alto desempenho dos carros na terra e específico para a competição, tem tamanho 185 65 R14 (modelo A035).

VISUAL ALINHA O MODELO AO PEUGEOT 207 DE RUA

O 207 de Rally incorpora o estilo dinâmico e vigoroso da nova geração de veículos da Marca, agregando novos elementos que ressaltam seu visual mais robusto e esportivo.
Desenvolvido em torno da inconfundível estética da Peugeot, o modelo apresenta uma grande tomada de ar frontal, que toma quase a totalidade da dianteira. A grade é entrecortada pela barra de impacto frontal.

Outra característica marcante do veículo refere-se ao conjunto ótico com "máscara negra", emprestado pelo 207 Escapade, que invade a lateral do modelo e ressalta seu olhar felino. Esse mesmo modelo cede ainda as rodas em liga leve de 14 polegadas. Completa o desenho esportivo do veículo o aerofólio, da linha original de acessórios da Marca.

O PARTICIPANTE QUE ADQUIRE O VEÍCULO TEM AINDA À DISPOSIÇÃO OUTROS BENEFÍCIOS:

Dois macacões SPARCO também homologados pela FIA;
Venda de peças subsidiadas pela Marca nas etapas do campeonato. Vantagem: isenta os competidores a estocar peças para corridas, diminuindo os custos das equipes;

Transporte gratuito dos veículos de competição. Realizado pela Brazul Transportes e Logística, a cada etapa do campeonato cerca 25 carros de corrida são retirados das garagens dos pilotos e levados aos locais das provas. Após as corridas, eles são devolvidos aos endereços de origem.

Consultor técnico cedido pela Marca para orientação das equipes participantes em possíveis intervenções mecânicas nos veículos.
Premiação em dinheiro aos cinco primeiros colocados nas três categorias em disputa: 207 Super, 206 Master e 206 Light,

A categoria 207 Super, que na temporada 2009 contará com cinco etapas, vai distribuir R$ 15.500 em prêmios, num total de R$ 93 mil no ano. Nas outras duas categorias, os competidores disputam R$ 116 mil na 206 Master e R$ 68.800 em prêmios na 206 Light no decorrer das oito etapas do ano. A melhor dupla da competição será premiada ainda com um Peugeot 207 de corrida zero km.

Somados os ganhos com o pacote de benefícios da Peugeot Sport, os competidores acabam por gastar entre R$ 6 mil e R$ 8 mil por etapa, levando-se em conta despesas com viagem e equipe. Por esses valores, a Copa Peugeot é alçada à condição de uma das mais baratas competições do automobilismo nacional.
RALLY DE VELOCIDADE GARANTE IGUALDADE NA BUSCA PELO MELHOR TEMPO
As etapas são realizadas aos finais de semana, sempre aos sábados e domingos. Além de não obrigar os competidores a se ausentarem por muito tempo de suas residências, esse formato privilegia a competitividade entre as duplas.

Por exemplo, pilotos que tiverem problemas no primeiro dia e não terminarem a prova terão a possibilidade de concertar seu equipamento para a disputa de domingo, somando pontos importantes para a colocação final. Os Peugeot 206 e 207 que vão para as pistas são também rigorosamente iguais a todos os participantes. Para se destacar, o que faz a diferença é o ‘braço’ do piloto e uma navegação afinada.

Para assegurar ainda mais a competitividade principalmente entre os iniciantes, na categoria Light disputam pilotos e navegadores que não foram campeões nem vice-campeões de nenhum rali de velocidade e que tenham até dois anos de disputa na Copa Peugeot. O objetivo da medida é motivar os novatos que ainda não andam no mesmo nível dos profissionais a brigar por posições com seus pares.
RALLY DE REGULARIDADE
A Copa Peugeot foi realizada durante quatro anos em conjunto com o Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. Em 2007 a competição passou a ser organizada de forma independente pela Peugeot Sport, que promoveu algumas novidades, como a criação do Rally de Regularidade – marcado sempre na mesma cidade-sede do de Velocidade e é voltado aos proprietários de veículos da Marca.

“A nossa idéia é fortalecer ainda mais esse gênero esportivo no Brasil. No Rally de Velocidade, vamos trabalhar para aumentar o grid da categoria e descobrir novos talentos. E com as provas de regularidade, interagir ainda mais com os clientes, proporcionando a eles uma experiência diferente, porém segura, com seu veículo”, afirmou Marcus Brier, diretor da divisão esportiva da Marca.

Ressaltando o compromisso social da companhia, a Peugeot instituiu como inscrição para a categoria a doação de alimentos não-perecíveis e agasalhos, que são distribuídos a instituições de caridade localizadas nas cidades por onde o rali passa. No ano passado, foram arrecadadas 24 toneladas de alimentos.

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