terça-feira, 1 de setembro de 2009

.:. NOVA SAVEIRO VEM COM MAIS CONFORTO, ESTILO E VERSATILIDADE .:.

Todo o desenvolvimento da Nova Saveiro foi voltado a atender um consumidor com características muito particulares, que une racionalidade na escolha de um veículo robusto e confiável para uso no trabalho à busca de um carro com caráter dinâmico e flexível, com aparência moderna e esportiva e desempenho à altura.
O editor da CHIC e do BLOG, jornalista Marcondes Viana e o jornalista Fábio Doyle, da ANA, na largada para o test-drive em Porto de Galinha
Os veículos em teste
Bom desempenho no asfalto
Vencendo áreas alagadas pela chuva

Todo o desenvolvimento da Nova Saveiro foi voltado a atender um consumidor com características muito particulares, que une racionalidade na escolha de um veículo robusto e confiável para uso no trabalho à busca de um carro com caráter dinâmico e flexível, com aparência moderna e esportiva e desempenho à altura.

Durante todo o processo, ouvir a opinião dos consumidores foi uma das maiores preocupações dos responsáveis pelos diversos setores envolvidos. Com esse objetivo, foi realizada uma série de clínicas, iniciada em 2005 com a apresentação a um grupo de donos de picapes de três propostas de design, identificando em sequência as necessidades que os levaram a optar por esse tipo de veículo.

Três outras clínicas incluíram a comparação dos primeiros estudos da Nova Saveiro com suas concorrentes e discussões em grupo sobre o produto e a linha de comunicação com o consumidor. Nas pesquisas iniciais ficou claro que a oferta da cabine estendida era considerada fundamental.

Ao mesmo tempo, foi delineado o perfil dos compradores de picapes compactas. Num primeiro grupo estão consumidores que adquirem uma picape pela primeira vez. Um número considerável, principalmente solteiros ou casais jovens, utiliza a picape para transporte individual e lazer, e considera design e beleza qualidades fundamentais.

Outro grupo inclui os profissionais, uma gama variada que vai de pequenos empreiteiros, que precisam transportar volume razoável de carga todos os dias, a arquitetos, decoradores e outros prestadores de serviços que utilizam a caçamba eventualmente e apreciam o espaço interno extra oferecido pela cabine estendida. Esses consumidores demonstraram interesse por acessórios e, em especial, pelo sistema de fixação de carga.

Uma constatação dessas pesquisas foi a força do nome Saveiro, sempre identificado pelos consumidores como de uma picape com tradição no mercado. Na opinião da maioria, a marca Saveiro também remete à ideia de um produto forte e confiável. Razões de sobra para definir a permanência do nome na nova picape.

INTERIOR
A Nova Saveiro é oferecida em duas versões, Nova Saveiro 1.6 e Nova Saveiro 1.6 Trooper. A primeira versão pode ser adquirida com o pacote Trend, que inclui vários itens visuais e funcionais.

A versão básica tem os parachoques e peças mais expostas ao uso no trabalho do dia-a-dia tratadas na cor preta. Nas versões com pacote Trend e na Trooper, as peças de acabamento, como parachoques, são pintadas na cor do veículo.

A preocupação com o conforto dos ocupantes já se manifesta na entrada: as portas têm dimensões semelhantes às de um automóvel duas portas, facilitando o acesso ao interior do veículo. As portas podem ser imobilizadas em três ângulos de abertura (29º, 49º e 67º), adequados a várias situações de espaço disponível para estacionamento.

O condutor e o passageiro da Nova Saveiro ficam posicionados 29 mm acima dos ocupantes do modelo anterior, ganhando maior domínio e visibilidade. O motorista encontra facilmente a posição ideal para dirigir, acionando os controles de posicionamento do banco. Opcionalmente, pode contar com a regulagem de altura e profundidade do volante, única na categoria.

O design interior é totalmente direcionado para a funcionalidade e o conforto, comparando-se ao de sedãs de última geração. O modelo básico tem acabamento robusto, pronto para o uso em qualquer aplicação, com excelente relação custo-benefício.

A versão com pacote Trend, com visual mais elaborado e emprego de materiais mais nobres e requintados, atende a quem opta por um veículo com características mais aconchegantes e visual mais moderno.

Já a Trooper é um veículo mais arrojado, caracterizado pelo emprego de materiais diferenciados, voltado para consumidores com características mais radicais, esportivas e empreendedoras.

Um destaque exclusivo da Nova Saveiro é a vigia traseira. Opcionalmente, pode vir equipada com uma janela corrediça que, quando fechada, permanece na mesma superfície dos vidros adjacentes. O sistema é idêntico ao usado pelas vans européias de última geração. Sem “degraus” indesejáveis, esse recurso dá ao veículo um aspecto mais limpo, preciso e agradável.

Ajustes finos e acabamento esmerado demonstram a qualidade e o cuidado com que o interior foi desenvolvido. O painel de instrumentos é confeccionado em polipropileno reforçado com 15% de talco, uma formulação especial para apresentar elevada resistência aos riscos, evitando o aspecto pegajoso.

Em sua parte central, a versão 1.6 e o modelo com pacote Trend tem a cor Moon Silver, enquanto a Trooper conta com a exclusiva cor Edelstahl na moldura central, que abriga os comandos de climatização, botões de acionamento elétrico e um rádio single DIN.

O acabamento da parte superior do painel é obtido pela textura Artika, com os aros dos difusores pintados na cor Moon Silver. O modelo com pacote Trend e a versão Trooper recebem acabamento cromado. O porta-luvas basculante tem volume de 4,3 litros, acionamento por puxador embutido e um encaixe para o manual do proprietário. No console central há dois porta-copos e um porta-objetos que comporta com folga itens pessoais, como telefone celular, chaves, carteira.

A coifa da alavanca de marchas tem os anéis inferior e superior pintados em Moon Silver na versão 1.6 e cromados nas versões com pacote Trend e 1.6 Trooper. Nesses modelos, há também uma extensão posterior do console com porta-copos, um porta-trecos e a coifa que recobre o freio de mão.

Os bancos utilizam as espumas da nova moldagem da família Gol, com aumento da densidade de poliuretano, oferecendo maior conforto, principalmente em percursos longos. Os bancos têm capas na exclusiva malharia Fog cinza para a versão 1.6, Grain cinza para a configuração 1.6 Trend e tear Tribal cinza para a versão 1.6 Trooper.

Os encostos, com nova inclinação do apoio de cabeça, oferecem conforto e segurança. Além dos ajustes longitudinal e de inclinação do encosto, no lado do motorista também há regulagem de altura, para perfeito posicionamento. Os cintos de segurança seguem o projeto da família Gol, mas receberam ajustes específicos para otimizar seu desempenho de retenção na picape.

O revestimento interno das portas cobre toda a área inferior, com acabamento central na textura Artika para a versão 1.6 e com ilhas de malharia na configuração 1.6 Trend e em tear na versão 1.6 Trooper. As ilhas de tecido são fabricadas por injeção sob baixa pressão e a aplicação do medalhão central é feita por meio de solda no plástico. O porta-objetos dos revestimentos de porta pode receber uma garrafa de 600 ml deitada. As maçanetas internas das portas são pintadas em Moon Silver na versão 1.6 e, nas configurações 1.6 Trend e 1.6 Trooper, recebem acabamento cromado.

Na cabine estendida, os revestimentos das colunas traseiras incluem um porta-objetos de cada lado. A área interna para bagagens fica situada entre estes revestimentos e é completamente revestida por tapetes, na cor cinza Antracite.

Uma rede, disponível como acessório na rede de concessionários, permite a amarração dos objetos carregados no interior da cabina, evitando deslocamentos indesejados. Uma preocupação prática levou à forração da parte posterior dos bancos com vinil, evitando possíveis danos pelo contato com o material transportado na cabine.

SIMPLICIDADE DAS FORMAS E DIMENSÕES AMPLIADAS
O desenvolvimento do design da Nova Saveiro foi muito além de uma simples alteração na traseira da plataforma do Gol e do Voyage. As ampliações da distância entre-eixos e das bitolas dianteira e traseira impuseram um desafio às áreas de Design e Engenharia da Volkswagen, ante a tarefa de criar um veículo com características próprias mantendo, simultaneamente, a identificação visual com a linha da qual faz parte.

Segundo o chefe de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Gerson Barone, a busca de uma silhueta leve e agradável foi uma das principais preocupações na definição das linhas da Nova Saveiro. Foi preciso criar uma transição harmônica para o “degrau” gerado pela diferença de volumes provocada pela maior bitola do eixo traseiro. “Trabalhamos simultaneamente as duas versões, com cabine simples e cabine estendida, procurando combinar a imagem de robustez com elegância”, explica.

Os novos faróis são características essenciais da Nova Saveiro. Em ambos, os refletores têm superfícies óticas complexas e lentes see-thru. As molduras, texturizadas e metalizadas, valorizam a escultura dos faróis, permitindo maior eficiência na iluminação. Os faróis duplos utilizam lâmpadas halógenas H1 para o facho alto e H7 para o baixo, proporcionando melhor distribuição da luz com aumento no alcance e na área iluminada.

MELHOR COEFICIENTE AERODINÂMICO DO SEGMENTO

A preocupação com a aerodinâmica é hoje ligada diretamente com o desempenho energético dos veículos. A carroceria da Nova Saveiro teve suas linhas determinadas inicialmente em simulações computadorizadas, seguidas por testes em túnel de vento com modelos em escala real. Esse trabalho permitiu atingir um coeficiente de Cx=0,359 para a cabine estendida e Cx=0,378 para a cabine simples, ambas com uma área frontal de 2,12 m².
Esses valores de coeficiente são os melhores da categoria, resultando em menor consumo de combustível e maior velocidade máxima.

O compartimento de carga da Nova Saveiro tem como destaque o distanciamento entre as caixas de rodas com mais de um metro, que possibilita a acomodação de cargas mais largas. É possível acomodar um pallet (padrão europeu) sem dificuldades. A capacidade de carga, incluindo motorista e passageiro, é de 715 kg na versão simples com ganho adicional de espaço (48 litros dentro da cabine), obtido pelo posicionamento do estepe sob o assoalho. Já para versão estendida, a capacidade de carga é de 700kg.
Para movimentar o pneu sobressalente, há um mecanismo constituído por roldana e cabo de aço, acionado pela própria chave de roda. O eixo de acionamento do sistema só é acessível após a abertura da tampa traseira.

A fixação dos objetos transportados é facilitada pelos pontos de ancoragem e pode ser flexibilizada ainda mais pelos trilhos com ganchos deslizantes, acessório opcional único no segmento. O rack posicionado no teto da cabine também possibilita a amarração de cargas mais longas. Degraus nas laterais do veículo facilitam a manipulação da carga, juntamente com a tampa traseira que, quando aberta, fica nivelada com o assoalho da caçamba.

SISTEMA DE ABERTURA DA TAMPA TRASEIRA
A Nova Saveiro é o único veículo utilitário do mercado que possui um sistema que reduz os esforços de movimentação na abertura e fechamento da tampa traseira, garantindo maior conforto e segurança. O sistema é composto por uma mola a gás, posicionada no centro da tampa, e suportes localizados no interior da mesma e na lateral da travessa traseira do assoalho. Após o destravamento, o peso da tampa fica equilibrado, evitando uma possível queda abrupta e indesejada, capaz de provocar acidentes.

Na Nova Saveiro, o estepe está posicionado sob a caçamba, solução que oferece mais espaço no interior da cabine e no compartimento de carga e permite o acesso em qualquer condição. É possível movimentar o pneu sobressalente mesmo com o veículo totalmente carregado, além de manter a cabine livre e limpa quando houver necessidade de armazenar um estepe substituído e eventualmente sujo. O acesso ao estepe é feito por meio de um mecanismo de içamento acionado pela própria chave de roda.

O sistema de travamento da tampa traseira da Nova Saveiro foi concebido para limitar o acesso ao estepe, cobrindo o mecanismo de içamento quando está fechada. Por isso, em todas as versões da picape a tampa traseira conta com fechadura.

HISTÓRICO SAVEIRO

1982 Lançamento com motor 1.6 refrigerado a ar
1987 Face lift
1990 Novo motor AE 1.6 para a versão CL e GL, e motor AP 1.8
para a versão GL
1997 Lançamento Geração II
2000 Lançamento Geração III
2004 Lançamento da versão Crossover, com quebra-mato,
estribos laterais com apóia-pés e “santantônio”.
Motor 1.8 a gasolina
2006 Lançamento Geração IV
2007 Lançamento versão Titan
2008 Lançamento versão Surf
2009 Lançamento Nova Saveiro

PREÇOS

Saveiro 1.6 Cabine Simples – R$ 30.990
Saveiro 1.6 Cabine Estendida – R$ 33.690
Saveiro 1.6 Trooper C.S. – R$ 36.440,00
Saveiro 1.6 Trooper C.E. – R$ 38.990,00

Nenhum comentário: