quinta-feira, 12 de novembro de 2009

.:. JOVEM ARTISTA PLÁSTICO ALEXANDRE CHAVES EXPÕE NA GALERIA ANTONIO BANDEIRA .:.

O jovem artista Alexandre Chaves, apresentará de 13 de novembro a 11 de dezembro de 2009, na Galeria Antônio Bandeira, no Centro de Referencia do Professor, Antigo Mercado Central de Fortaleza, sua primeira exposição individual de pinturas. O coquetel de abertura da exposição acontecerá no dia 13 de novembro, sexta-feira, às 19h
O pintor de apenas 16 anos, apresentado a Roberto Galvão pelo poeta Augusto Pontes, em 2007, expõe 42 pinturas em tinta acrílica sobre tela em estilo predominantemente abstrato. Segundo o curador, as pinturas de Alexandre “remetem a mapas imaginários que traem as convenções, possibilitando jogos interpretativos vários.

Fazem o observador mentalmente transitar por complexos labirintos de sinuosas curvas e por estruturas geométricas retas. Alexandre consegue nas imagens que propõe oferecer percepções antagônicas: complexidade e ingenuidade; placidez e saturação; ruído e silêncio”.

Para o produtor cultural Francisco Lara, que participou da organização de mais de 100 exposições em Madri, Barcelona e outras cidades da Espanha, as figuras e símbolos pintados pelo jovem artista “reclamam nossa atenção sobre a vinculação entre o mundo do pensamento, a experiência e a expressão estética, sendo sugestiva a vinculação da obra de Alexandre com a cultura popular e o mundo do desenho gráfico”.

Lara, que teve a oportunidade de ver as obras que serão expostas, ainda no ateliê do artista, observa que mesmo sabendo ser Alexandre “um autêntico autodidata, não posso evitar o encontro de coincidências estilísticas entre as suas pinturas e as do artista espanhol Luis Gordilho (Sevilha, 1934), Prêmio Nacional de Artes Plásticas e, recentemente, o Prêmio Velazques”.

A mostra é promovida pelo Instituto Olhar Aprendiz com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. A realização é da Officina Arte Produções, com curadoria de Roberto Galvão, montagem de Josimar Nascimento e assessoria de imprensa de Marisa Quixadá.

SERVIÇO:

Exposição Alexandre Chaves
Coquetel de abertura: dia 13/11, sexta-feira, às 19h
Visitação gratuita: segunda à sexta, das 14h às 20h e sábado, das 10h às 15h
Galeria Antonio Bandeira, Rua Conde D´Eu, 560 - Centro (antigo Mercado Central de Fortaleza)
Informações: (85) 9987-6435

Nenhum comentário: