domingo, 20 de dezembro de 2009

.:. NOVO MODELO DA FORD CRIA PADRÃO INÉDITO COM A MOTORIZAÇÃO SIGMA FLEX .:.

Moderno motor totalmente de alumínio. Design elegante do modelo mais atual do segmento médio no País. Melhor proposta para o consumidor brasileiro. Em linhas gerais, essa é a apresentação do automóvel mais aguardado do momento - o Novo Focus 1.6 Flex com motor Sigma - que chega ao mercado em janeiro e estabelece um novo padrão para a categoria
Novo Focus 1.6 Flex com motor Sigma
Visão lateral do Novo Focus 2010
O Novo Focus em uma visão pela traseira
Painel de instrumentos
Rodas de liga leve de 16 polegadas
O porta-malas do Hatch acomoda 328 litros

O Novo Ford Focus 1.6 Flex utiliza a nova geração global de motores Sigma no Brasil. É um moderno motor flex feito inteiramente de alumínio na fábrica de Taubaté, SP. A concepção do motor Sigma entrega um padrão superior de desempenho, economia e baixas emissões. O casamento dessa nova tecnologia com a reconhecida dirigibilidade do Novo Focus cria uma opção, até então, indisponível no segmento.

A chegada da nova versão 1.6 Flex amplia a linha do Novo Focus, que se destacou em todos os comparativos feitos pela mídia especializada. Altamente eficiente em vários aspectos, é considerado um dos mais belos e atuais carros médios vendidos no País. Seu design é marcante, nas versões Hatch e Sedan, com conforto e equipamentos superiores.

O Novo Focus 1.6 Flex traz também uma atraente relação custo-benefício. Além de oferecer três anos de garantia e o programa de manutenção mais econômico, tanto no custo de peças quanto das revisões, a sua composição de catálogos é simplificada e acomoda configurações completas. Vem equipado de série com airbag duplo, ar condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros, CD-player/MP3, alarme, faróis com ajuste de altura e rodas de liga leve de 16 polegadas, exclusivas no segmento.
MOTOR GLOBAL
O Novo Focus é um carro moderno e completo. Entrega as últimas tendências mundiais de design e tecnologia. O prazer de dirigir é marcante. Para atender essa expectativa do consumidor também na nova versão 1.6 Flex, a Ford investiu R$ 600 milhões para produzir no Brasil o seu motor global Sigma.
Feito com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio, o Sigma se destaca pela leveza, eficiência, durabilidade e padrão de sustentabilidade. Tem 16 válvulas com duplo comando acionado por correia silenciosa e é o mais forte da categoria: desenvolve a potência de 115,6 cv com álcool e 109,3 cv com gasolina, e torque de 160 Nm (álcool) e 151 Nm (gasolina). Fornece 80% do torque máximo a apenas 1.500 rpm.
O Novo Focus 1.6 Flex acelera de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos com álcool e 13,3 segundos com gasolina e atinge a velocidade máxima de 189 km/h (álcool) e 183 km/h (gasolina).

O veículo também se destaca pela economia de combustível. Na cidade, faz 11,5 km/l (gasolina) e 7,5 km/l (álcool). Na estrada, roda 15,5 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (álcool). O que resulta em média ponderada de 13 km/l (gasolina) e 8,5 km/l (álcool), considerando as normas NBR 6601 (cidade) e NBR 7024 (estrada).

As inovações do motor Sigma incluem sistema de partida a frio, velas e bicos injetores otimizados, acelerador com controle eletrônico e mancais do virabrequim produzidos em peça única de alumínio. Tudo isso contribui para o seu funcionamento suave e silencioso. Além disso, é produzido com processos de manufatura de última geração que garantem arrefecimento homogêneo, estabilidade dimensional, menor necessidade de usinagem e um controle de qualidade apurado.

"O motor 1.6 Sigma feito no Brasil tem padrão de tecnologia e competitividade global. É um projeto moderno, eficiente e com equação de custo favorável para o consumidor. E oferece ainda flexibilidade para futuros desenvolvimentos", esclarece Enio Gomes.

REFINADO E COMPLETO

O Novo Focus 1.6 Flex é líder em comprimento (4.351 m), largura (1.840 m) e distância entre-eixos (2.640 m) dentre os hatches médios nacionais, o que garante um interior confortável, com bom espaço para as pernas, joelhos, ombros e cabeça tanto na frente como no banco traseiro.

A nova versão 1.6 Flex é também a mais equipada da categoria. Apresenta duas versões: GL e GLX. Desde a primeira opção vem com airbag duplo, ar condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros, CD-player/MP3, alarme, faróis com ajuste de altura e rodas de liga leve de 16 polegadas de série.

O nível de acabamento é de veículo de categorias superiores: painel de instrumentos premium em todas as versões. O volante revestido em couro com raios cromados, também em todas as versões, contribui para a sensação de refinamento. No banco traseiro, os três assentos contam com encosto de cabeça com regulagem de altura.

PROPOSTA DE MERCADO COM CONTEÚDO E PREÇO ATRAENTE

Um automóvel do segmento dos médios com motor de alumínio, design elogiado, conforto, níveis de dirigibilidade entre os melhores do mundo e baixo consumo de combustível, como o Novo Focus 1.6 Flex, tem todos os requisitos para satisfazer consumidores exigentes. O modelo da Ford impressiona com sua proposta de conteúdo inovador e preço atraente. É um carro que vem completo.

"O Novo Focus é o mais atual do segmento em design, motorização e tecnologia. Oferece airbag duplo, freios ABS, rádio com conectividade e é o único veículo 1.6 do mercado equipado com rodas de liga leve de 16 polegadas e pneus 205/55 R16V de série", diz Adriana Carradori, gerente de Marketing de Produto da Ford.

A nova motorização Sigma 1.6 Flex será oferecida no modelo Hatch. O Novo Focus 1.6 Flex representa a melhor proposta do segmento. O veículo chega com preço a partir de R$ 49.900.

INOVAÇÕES CONSTRUTIVAS

O motor Sigma traz também outras inovações construtivas importantes. O conjunto de mancais do virabrequim é fundido em peça única de alumínio, que aumenta a estabilidade dimensional e a rigidez. As bielas são sinterizadas em peça única, separadas por processo de fratura a laser. Esse processo garante controle dimensional e ajuste perfeito nas junções. Os mancais com folgas casadas produzem menor nível de ruído e vibrações e oferecem maior durabilidade.

Os pistões são produzidos em liga de alumínio anodizado, com baixo peso e alta durabilidade para a operação bicombustível. O duplo comando de válvulas é acionado por sistema de correia silenciosa, que dispensa tensionador, gera baixo nível de ruído em todas as faixas de operação e não requer manutenção.

Os assentos de válvulas são produzidos em material especial, com destaque para a robustez e durabilidade no funcionamento com álcool e também com GNV. O coletor de admissão em plástico injetado, de baixo peso e alta eficiência volumétrica, garante alto fluxo de ar para alimentar a combustão.

ACELERAÇÃO E CONSUMO

O Novo Focus 1.6 Flex acelera de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos com álcool e 13,3 segundos com gasolina e atinge a velocidade máxima de 189 km/h (álcool) e 183 km/h (gasolina). Na retomada de 40 a 80 km/h, em terceira marcha, leva 9 segundos com álcool e 9,7 segundos com gasolina. Para retomar a velocidade de 50 a 100 km/h, em quarta marcha, precisa de 16,2 segundos com álcool e 17,6 segundos com gasolina. Já a retomada de 80 a 120 km/h, em quinta marcha, é feita em 21,2 segundos com álcool e em 24,4 segundos com gasolina.

O veículo também entrega melhor autonomia. Na cidade, faz 11,5 km/l (gasolina) e 7,5 km/l (álcool). Na estrada, roda 15,5 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (álcool). O que dá uma média ponderada de 13 km/l (gasolina) e 8,5 km/l (álcool), na medição feita segundo as normas NBR 6601 (cidade) e NBR 7024 (estrada).

VEÍCULO COMPLETO, COM NÍVEL DE ACABAMENTO DE CLASSE SUPERIOR

Ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, airbag duplo, CD-player/MP3, computador de bordo, alarme, faróis com ajuste de altura e rodas de liga leve de 16 polegadas estão entre os itens de série do Novo Ford Focus 1.6 Flex. Ele está disponível no Hatch (5 portas), nas versões GL e GLX, e traz um padrão diferenciado de conteúdo e acabamento em relação às opções existentes no mercado, visto somente em veículos de classe superior.

O nível de acabamento na cabine também é de veículo topo de linha, com o mesmo refinamento do modelo 2.0. O painel de instrumentos premium e o volante revestido em couro com raios cromados - até então exclusivo do modelo Ghia - contribuem para criar um ambiente de qualidade. No banco traseiro, os três assentos contam com encosto de cabeça com regulagem de altura, outro item herdado do Ghia.

O veículo traz também um novo sistema de som, com rádio, CD-player/MP3, entrada auxiliar e seis alto-falantes (dois woofers de 6", dois tweeters e dois full-range de 6") que proporcionam alta qualidade sonora e efeito "home-theater". O volume do rádio é ajustado automaticamente de acordo com a velocidade do veículo.

Todos esses itens são de série na versão GL. A versão GLX traz ainda: vidros elétricos traseiros com acionamento a um toque em todas as janelas, console central com descansa-braço, abertura e fechamento global das portas, retrovisores, maçanetas, régua do porta-malas e aerofólio pintados na cor do veículo. Os freios ABS são opcionais na versão GLX.

ESPAÇO NA CABINE

O Novo Focus tem uma das plataformas mais amplas da categoria. É líder em comprimento (4.351 m), largura (1.840 m) e distância entre-eixos (2.640 m) entre os hatches médios. Por isso, oferece bom espaço para pernas, cabeça e ombros tanto para os ocupantes da frente como do banco de trás, assim como no porta-malas.

Na frente, o Novo Focus dispõe de 1.100 mm de espaço para as pernas, 999 mm para a cabeça (medidos da base do assento até o teto) e 1.408 mm para os ombros, de porta a porta. No compartimento de trás, oferece 906 mm de espaço para as pernas, 978 mm para a cabeça, 1.385 mm para os ombros e 31 mm para os joelhos. O porta-malas do Hatch acomoda 328 litros.

BEM EQUIPADO

Na versão GL, que custa R$ 49.900, o Novo Focus 1.6 Flex Hatch vem equipado de série com os seguintes itens de aparência: rodas de liga leve de 16 polegadas, pneus 205/55 R16, aerofólio, antena no teto, régua do capô cromada, painel de instrumentos com acabamento suave ao toque, volante em couro com raios cromados e vidros verdes.

Nos quesitos conforto e conveniência vem com ar condicionado; direção hidráulica; computador de bordo com controle na coluna de direção; vidros elétricos dianteiros; CD-player/MP3 com entrada auxiliar; seis alto-falantes; alarme; faróis com ajuste de altura; conta-giros; chave tipo canivete; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; banco do motorista com ajuste de altura; aviso sonoro de faróis acesos, portas abertas e chave na ignição; abertura elétrica da tampa do combustível e do porta-malas; console central com dois porta-copos; luz de cortesia com temporizador; espelho de cortesia para motorista e passageiro; limpador do para-brisa com temporizador e velocidade variável; banco traseiro com assento e encosto bipartido (60/40); desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro.

Os itens de segurança são: airbag duplo (motorista e passageiro); trava elétrica das portas com controle remoto; abertura elétrica dos vidros dianteiros com um toque; espelhos retrovisores externos elétricos com piscas integrados; trava de segurança para crianças; cintos de segurança traseiros retráteis de três pontos; travamento automático das portas a 7 km/h; alarme antifurto perimetral; luz elevada de freio; luz de neblina traseira; encosto de cabeça ajustável nos bancos dianteiros e traseiros; sistema antifurto Ford EPATS; temporizador dos faróis após fechamento das portas e temporizador para economia da bateria em 40 minutos.

A versão GLX, que parte de R$ 51.400, traz também: espelhos retrovisores, maçanetas, régua do porta-malas e aerofólio pintados na cor do veículo; trava elétrica das portas com controle remoto e abertura e fechamento global; vidros elétricos dianteiros e traseiros com um toque e sensor anti-esmagamento; alarme antifurto perimetral e volumétrico; console central com descansa-braço e porta-objetos; acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca; espelho de cortesia para o motorista e o passageiro com iluminação; luz de cortesia com temporizador e luzes de leitura integradas; luz de leitura traseira; alças de segurança dianteira e traseiras dobráveis; cinzeiro e acendedor de cigarros. Com o opcional de freios ABS com EBD e CBC, a versão passa a R$ 52.400.