terça-feira, 20 de abril de 2010

.:. QUANTO VALE UMA CONSULTORIA? .:.

* Rosangela Pereira Martins

Uma organização é composta por um sistema dinâmico que para sobreviver nos tempos modernos precisa estar sempre em evolução. O grande desafio atualmente é o de acompanhar as grandes mudanças que vem ocorrendo com freqüência e em períodos cada vez mais estreitos. Essas transformações fazem parte de um processo definitivo e irreversível, mas que nem sempre são totalmente percebidas.

As características da gestão empresarial em ascendência têm o foco nos talentos humanos, na gestão da informação, na visão comum (identidade e valores compartilhados), na cooperação e na participação de toda equipe. Em relação à estrutura, a tendência está voltada para a redução de níveis hierárquicos, a descentralização, a autonomia e a terceirização. O trabalho se caracteriza pela criatividade, flexibilidade, multi-especialização, aprendizado contínuo e liderança interacional.

Num panorama como este a contratação de consultores pode ser uma das alternativas estratégicas para as empresas que decidem acompanhar estas mudanças e permanecer no mercado com resultados positivos.

Para se obter esses resultados, muitas vezes o projeto exige um conhecimento específico com alta especialização além da otimização de tempo e de recursos.

Embora alguns desses quesitos possam ser encontrados na própria organização, a equipe ou o dirigente poderá obter um apoio temporário importante para alavancar soluções ou aprimorar as atividades já existentes, contratando um consultor.

Em algumas situações o executivo possui o conhecimento, mas não dispõe de tempo e equipe totalmente disponível para executar o projeto.

Os objetivos do trabalho poderão atender necessidades de resultados que serão medidos pelos benefícios adquiridos pela organização decorrentes dos eventos realizados ou necessidades de aprendizagem medidas pelo grau de aprendizagem e de utilização de uma nova tecnologia.

A ação consultiva também poderá ser valiosa quando atender, por exemplo, uma necessidade do executivo de obter uma análise externa de determinada área ou de uma visão global da empresa.

A escolha certa do consultor facilitará o exercício de uma liderança tanto técnica, pelo domínio do tema, quanto interpessoal através de suas características pessoais.

É importante avaliar não só o conhecimento técnico dos profissionais a serem contratados, mas também sua postura, considerando que o projeto implica relacionamento humano e compartilhamento de experiências com a equipe interna.

Questões como uma boa especificação dos serviços, elaboração de uma proposta adequada, detalhamento do processo no escopo da proposta, condições do contrato, e definição de responsabilidades aumentam as possibilidades de sucesso na contratação mais adequada do consultor e conseqüentemente na efetivação dos resultados esperados.

Nestas condições, quanto vale uma consultoria?






Rosangela Pereira Martins, Diretora do Núcleo Paraná do IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização e site www.ibco.org.br.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fico feliz e grata por ter postado meu artigo.
Me coloco a disposição para contatos. rosangela@staffconsultoria.com
Rosangela Pereira Martins