terça-feira, 11 de maio de 2010

.:. PORTA-LUVAS - 11-05-2010 .:.

O OLHAR OBLÍQUO DE CLARICE LISPECTOR

O curso “O olhar oblíquo de Clarice Lispector” se propõe a mostrar aspectos da obra dessa escritora, na passagem de seus 90 anos de nascimento (que se completarão em dezembro de 2010), objetivando não apenas homenageá-la, mas também acender algumas discussões sobre como ela via alguns aspectos da realidade brasileira, olhar esse fixado em romances, contos e crônicas. Além disso, é objetivo do curso tecer uma visão panorâmica da produção da escritora a partir das recentes publicações de uma parte heterodoxa de sua obra: entrevistas, colunas femininas, cartas, entre outros.

Os objetivos específicos do curso são: estabelecer um panorama da atuação escritural de Clarice Lispector; sensibilizar o público para a poética estabelecida pela escritora em suas obras; mostrar exemplos da obra clariceana (coletados em seus mais diversos gêneros) que incitem a conhecer cada vez mais a obra da escritora.

CONTEÚDO:
1º dia: Panorama da obra de Clarice Lispector a partir dos gêneros: uma escritura e o olhar sobre o mundo.
2º dia: O olhar sobre a mulher através de contos e crônicas.
3º dia: O olhar sobre os problemas sociais do país através de crônicas, entrevistas e cartas.
4º dia: O olhar encantado sobre a criança através de contos e literatura infantil. Os diversos outros olhares da escritora.
FACILITADOR: Miguel Leocádio Araújo Neto

LOCAL:

Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108)
DATA: 18 a 21 de maio (terça-feira a sexta-feira)
HORÁRIO: das 15 às 18 horas
GRATUITO
INSCRIÇÕES ABERTAS: desde o último dia 4 de maio

O 1º AUTOMOBILE FOI UM SUCESSO

O 2º será melhor ainda, segundo os organizadores, pois agora contam com autorização dos órgãos competentes para estacionar os veículos sobre a Praça do Bosque.

Data: Sábado 05 de Junho de 2010
Local: Praça do Bosque - Av. Desembargador Moreira - Em frente ao Hospital Militar
Participação: Grátis

Já confirmados:

Clube do Corcel de Fortaleza
Volks Clube do Ceará
Chevrolet Opala Clube - Ce.
Puma Clube do Brasil - Ce.
Museu do Automóvel do Ceará
Vários antigomobilistas e colecionadores

MOVIMENTO DOS SEM NAMORADOS SERÁ NA PRAIA DE COPACABANA
Por orientação da Prefeitura do Rio de Janeiro, o Movimento dos SEM Namorados, que ocorre no dia 30 de maio (domingo), às 14 horas, será na Praia de Copacabana. A concentração irá acontecer no Posto 6 e seguirá até o Posto 4.

Reafirmamos que o local do evento, em São Paulo, no dia 29 de maio (sábado) continua sendo o Parque do Ibirapuera, também às 14 horas, com concentração na Arena de Eventos (próxima ao Portão 10).

NA NET:

Certa vez, durante uma palestra sobre nutrição, em Chicago, um orador dizia à platéia:

"A alimentação que colocamos nos nossos estômagos poderia ter matado a maioria dos presentes há vários anos.

Carne vermelha é terrível.
Refrigerantes provocam a erosão das paredes externas do estômago.

Comida chinesa contém MSG.
Vegetais podem ser desastrosos e todos sabem o mal que causam os germes contidos na água que bebemos.

Mas há um alimento que é, de longe, o mais perigoso de todos e a maioria de vocês já o comeu ou irá comê-lo, em algum momento da sua vida.

Alguém poderia me dizer que alimento perigosíssimo é este, que causa o maior dos sofrimentos, mesmo decorrido anos após os termos ingerido?

Então, um senhor de 50 anos se levanta e diz:
BOLO DE CASAMENTO!

Colaboração do internauta Victor Pinto.

A DAYCO COMEMORA 10 ANOS DE BRASIL NESTE MÊS DE MAIO
Empresa do centenário grupo americano Mark IV, a Dayco Power Transmission comemora, no próximo sábado (15 de maio), dez anos de Brasil comercializando correias automotivas, tensionadores de correia e cabos de ignição. Neste curto espaço de tempo, a empresa ganhou 30% do mercado de reposição nacional de correias V, Poly V e Sincronizadora (dentada).

Na reposição, com 42% do mercado, atualmente a Dayco ainda detém a liderança no segmento de correias dentadas, além de 10% entre os cabos de ignição e 4% de tensionadores e polias. Destaque-se que, nestes 10 anos, a empresa treinou mais de 60 mil profissionais por meio de palestras técnicas e comerciais.

Hoje a Dayco comercializa mais de 940 itens na reposição, entre correias, tensionadores/polias, kits de distribuição e cabos de ignição. São produtos para veículos leves, pesados e motocicletas – nacionais ou importados. Todos têm a qualidade assegurada por certificações ISO TS16949 e ISO/QS 9000.

O Grupo Mark IV, com 12 plantas e 37 instalações em 36 países, entrou no ramo de correias automotivas ao adquirir, em 1993, toda a divisão de correias da Pirelli Transmissioni. E o grupo tornou-se líder dos mercados de reposição europeu e americano, além de fornecer equipamento original às principais montadoras do mundo, entre elas a Ferrari, Fiat, BMW, Audi, Mercedes-Benz e VW.

Comandada desde o início por Ronaldo Teffeha, seu diretor executivo de Vendas e Marketing, a empresa alia qualidade à parceria com as melhores representações comerciais. “A razão principal de termos alcançado ótimos resultados em tão pouco tempo é a excelência dos produtos Dayco e, principalmente, pelo fato de acreditarmos no poder do relacionamento” – afirma Ronaldo.

AS MÃES DE CHICO XAVIER: COLETIVA DE IMPRENSA
Nesta quarta-feira, 12, a produção do filme As Mães de Chico Xavier tem um grande desafio: a gravação de cenas com a maior parte do elenco principal, centenas de figurantes e grande contingente de profissionais da equipe técnica.

Na própria locação, a Casa de José de Alencar, a partir das 10h30min, Glauber Filho e Halder Gomes, diretores da produção, e os atores Nelson Xavier, Herson Capri, Caio Blat, Via Negromonte, Vanessa Gerbelli, Tainá Muller e Joelson Medeiros concederão entrevista coletiva à imprensa.

Antes da coletiva, a partir das 8h30min, os jornalistas poderão conferir os bastidores do filme, que atinge a reta final das gravações. No dia seguinte, o cenário será a cidade de Pacatuba, a 34 km de Fortaleza, onde a produção do filme reconstituiu com detalhes a Casa da Prece, local em Uberaba (MG) onde Chico Xavier recebia mais de 500 pessoas todas as sextas-feiras e sábados, começando a atendê-las às 14h, varando a noite e encerrando apenas ao nascer do dia seguinte.

SOBRE O FILME

As histórias das três mães, Ruth (Via Negromonte), cujo jovem filho Raul (Daniel Dias) enfrenta problemas com drogas, Elisa (Vanessa Gerbelli), que tenta suprir a ausência do marido dando total atenção ao filho, o pequeno Theo (Gabriel Pontes), e Lara (Tainá Muller), uma professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada, se cruzam quando buscam conforto junto ao médium.

A produção cearense também apresenta o ator Nelson Xavier revivendo o papel de Chico, e Herson Capri, que interpreta Mário, marido de Ruth e chefe de Karl (Caio Blat), repórter que tenta entrevistar o médium, além de Neuza Borges como a cuidadosa governanta de Elisa e Guilherme (Joelson Medeiros).

Filmado em película (35mm), “As Mães de Chico Xavier” conta com equipe técnica de altíssimo nível. As filmagens começaram no último dia 12 de abril, em Guaramiranga, e seguem para Fortaleza e Pacatuba, sendo concluídas no final de maio em Pedro Leopoldo (MG), terra natal do médium.

Segundo os produtores, o filme teve como inspiração o livro Por Trás do Véu de Isis, do jornalista e escritor Marcel Souto Maior, embora não seja baseado na obra. Coube a Glauber Filho e Emmanuel Nogueira a criação do roteiro original.

“As Mães de Chico Xavier” conta com apoio da Panavision, do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura, Grupo Servis, Hotel Porto da Aldeia e Coelce.

SERVIÇO:

Visita aos bastidores e coletiva de imprensa com elenco e direção
12 de maio
8h30min – visita aos bastidores
10h30min – coletiva de imprensa – Sala Iracema/Descartes Gadelha
Casa de José de Alencar - Avenida Washington Soares, 6055 – Fortaleza-Ce

FICHA TÉCNICA:
As Mães de Chico Xavier (ficção, longa-metragem, 35mm)
Direção: Glauber Filho e Halder Gomes
Produtor: Eduardo Girão
Produtores-executivos: Amaury Cândido e Sidney Girão
Produtor Associado: Gerson Sanginitto
Direção de Arte: Fábio Vasconcelos
Diretor de Fotografia: Carina Sanginitto
Diretora de Produção: Dayane Queiroz
Som Direto: Alfredo Guerra
Produção: Estação Luz Filmes
Co-produção: ATC

ELENCO:

Nelson Xavier (Chico Xavier), Herson Capri (Mário), Via Negromonte (Ruth), Daniel Dias (Raul), Vanessa Gerbelli (Elisa), Joelson Medeiros (Guilherme), Gabriel Pontes (Theo), Neuza Borges (governanta), Christiane Góis (Lica), Caio Blat (Karl), Tainá Muller (Lara), Gustavo Falcão (Santiago), Paulo Goulart Filho (Cassiano) e Silvia Bonet (Yvonne).

HUMORISTA FELIPE HAMACHI

O humorista Felipe Hamachi (foto) se apresenta nesta sexta-feira e sábado (14 e 15 de maio) no OPEN MIC COMEDY, no Hotel Oásis Atlântico Imperial, em Fortaleza (CE).

Destaque da nova geração de humoristas brasileiros, Felipe Hamachi criou em 2008 a Divina Comédia, espetáculo de Stand-Up assistido em menos de um ano de existência por mais de 20 mil pessoas em São Paulo e que viajou o Brasil.

Desde 2009 integra o show “Segundas Cômicas” em São Paulo, no já tradicional bar Ao Vivo, e também o projeto “Stand-Up Em Alto Mar”, que realiza shows de comédia em cruzeiros marítimos.
Sempre buscando alternativas para fazer humor, foi um dos idealizadores do Podcast Péssima Idéia, sucesso na internet recentemente adotado pelo portal Fábrica de Quadrinhos.

SERVIÇO
Felipe Hamachi em Fortaleza (CE)
LOCAL: OPEN MIC COMEDY, no Hotel Oásis Atlantico Imperial, em Fortaleza (CE) - Av. Beira mar, 2500.
HORÁRIO: Sexta e sábado ás 21H00

VERSÍCULOS DO DIA

Faz dos seus anjos espíritos, dos seus ministros um fogo abrasador. Salmos 104:4

E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? Mateus 8:27

Um comentário:

Igor Viana disse...

Grande Marcondes.

Obrigado p/ força e PARABÉNS pelo blog.

Abraço;

Fred Guilhon