quarta-feira, 12 de maio de 2010

.:. PORTA-LUVAS - 12-05-2010 .:.

CLÁUDIO PEREIRA É SÓ SAUDADE
Infelizmente, a campanha realizada por muitos e muitos amigos - como Totonho Laprovitera - não surtiu efeito desejado e o amigo Cláudio Pereira nos deixou depois de vários dias hospitalizado em uma UTI do Monte Klinikum.

O velório está sendo realizado na Funerária Ternura e o sepultamento será, logo mais, às 16 horas no Parque da Paz. Pereira foi um grande amigo e presença marcante em nossa coluna Panorama, que assinávamos no jornal Tribuna do Ceará, em tempos idos, no Caderno Automóvel, do Diário do Nordeste, nas páginas da CHIC, bem como aqui no BLOG.

Mesmo após o acidente, que o deixou tetrapelégico, nos idos dos anos 70, ele jamais deixou de curtir e viver a vida intensamente. Foi
secretário de turismo da Prefeitura Municipal de Fortaleza e agitou os maiores eventos, notadamente, os de cunho cultural. Saudades!

SALON MONDIAL DE L´AUTOMOBILE 2010
A Promosalons Brasil convida o repórter para um encontro, seguido de almoço, com Thierry Hesse e Catherine Stucki, presidente e diretora de Comunicação do Salon Mondial de L’Automobile, no próximo dia 20 de maio, quinta-feira, no restaurante Figueira Rubaiyat (Rua Haddock Lobo, 1738 - Jd. Paulista), às 12 horas.

Na ocasião será lançado oficialmente no Brasil o Salon Mondial de L´Automobile, que acontecerá de 2 a 17 de outubro de 2010, em Paris - França.

CLÁSSICO DA CULINÁRIA MUNDIAL RECEITAS COM OVOS CHEGA AO BRASIL

Obra foi publicada em mais de 25 idiomas

Livro de Michel Roux, um dos mais aclamados e premiados chefs do mundo, coloca o ovo como um dos ingredientes mais requintados e multiuso da gastronomia.

O ovo é um alimento de grande valor nutritivo. Contém proteínas de excelente qualidade, vitaminas, lipídios, minerais como o ferro, zinco e colina, uma substância essencial para a saúde do cérebro.

Considerado de forma equivocada um vilão das dietas, o ovo é pobre em sódio e tem apenas 78 calorias. Em Receitas com ovos, lançamento da Editora Larousse do Brasil, Michel Roux – um dos chefs mais aclamados do mundo – apresenta mais de 130 receitas que farão o leitor se deliciar com pratos clássicos como o Molho Holandês, Ovos Benedict, Suflê de Limão e Omeletes fantásticos como o Enrolado ao estilo tailandês com truta defumada e o de Mexilhões e cebolinha.

Roux proporciona ao leitor também, novas combinações de sabor de forma mais light e dá dicas práticas, essenciais e modernas para quem quer explorar todas as delícias feitas com ovos.

Como o pão, o ovo está entre os alimentos básicos e indispensáveis à vida. Roux descobriu o seu valor profissional, aos 14 anos, quando começou a trabalhar como aprendiz de confeitaria; para o chef, o ovo sempre foi subvalorizado por ingredientes mais caros e sofisticados, a obra, segundo ele, é quase uma homenagem ao mais frágil e indefeso dos ingredientes.

Receitas com ovos tem início com noções básicas e informações úteis sobre o ingrediente; como cozinhar, fritar, partir, armazenar, tipos de ovos e, curiosidades sobre coloração e sabor.

O livro está dividido em 15 capítulos entre eles Omeletes, Crepes e massas leves, Massas doces e macarrão, Ovos ao forno, Sorvetes, Molhos e temperos, Ovos fritos e Ovos cozidos e mollet; neste último, Roux revela que ovos cozidos moles são uma deliciosa entrada e costuma adicioná-los a uma salada de rúcula.

O chef ainda dá dicas preciosas de como cozinhar devidamente o ovo e apresenta deliciosas receitas como ovos cozidos moles com um pot-pourri de sabores, ovos cozidos moles com baunilha, caramelo e brioche e os ovos mollet em ninhos de tomate com pepino crocante.

Em Ovos fritos, o chef fala que para fritá-los com perfeição, basta pincelar a frigideira com uma fina camada de manteiga amolecida e ainda revela que a combinação perfeita para ovos fritos é presunto com bacon. Um destaque deste capítulo é a receita Ovos fritos em ninhos de berinjela grelhada.

Receitas com ovos é ricamente ilustrado, prático e útil em todas as ocasiões. A obra coloca o ovo em seu devido lugar, como um ingrediente requintado e multiuso.

SOBRE O AUTOR:

Michel Roux é um dos chefs mais aclamados do mundo. Dentre inúmeros prêmios e honrarias no meio gastronômico, ele recebeu três estrelas Michelin no The Waterside Inn; o Meilleur Ouvrier de France em Confeitaria em 1976; o Chevalier de La Légion d’ Honneur em 2004, além do aclamado prêmio OBE.

Michel já apresentou vários programas na televisão e escreveu livros de culinária de muito sucesso, incluindo Sauces, pelo qual recebeu o prêmio Glenfiddich Visual, e Pastry, publicados pela Larousse do Brasil.

RECEITAS COM OVOS
Editora: Larousse do Brasil
Autor: Michel Roux
Tradução: Maria Suzette Casellato
Pág: 304
Preço: R$ 59,90

REVISTA ÍNTIMA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Eduardo Pragmácio Filho*

A empresa, exercendo o seu poder diretivo e fiscalizador, pode proceder à revista de seus funcionários. No entanto, essa revista não pode ser íntima. A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) prescreve no artigo 373-A que é vedado ao empregador ou preposto proceder a revistas íntimas das funcionárias. A Constituição Federal de 1988 não distingue homens e mulheres, portanto, a interpretação que vem sendo dada àquele dispositivo da lei específica se estende também aos homens.

Considera-se revista íntima a coerção para se despir ou qualquer ato de molestamento físico que exponha o corpo. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) entende que se houver revista íntima, expondo o trabalhador a situação vexatória, cabe indenização por danos morais.

É possível, sim, a revista, mas com alguns cuidados e limites, sempre respeitando a intimidade, a honra e a imagem dos empregados. Antes de tudo, é necessário ter um motivo justo para tal ato, ou seja, que no estabelecimento ou setor haja bens suscetíveis de subtração e ocultação, com valor material, ou bens que tenham relevância para a atividade empresarial e para a segurança das pessoas.

Se for possível evitar a revista usando tecnologia (como os detectores de metal) ou vestimentas especiais (macacões sem bolso), deve ser priorizado o método alternativo. A revista, sempre, deve ser a última opção.

Em seguida, deve haver um ajuste prévio com a entidade sindical ou com o próprio empregado. O trabalhador deve ser avisado previamente que vai haver o procedimento. Em regra, nos instrumentos coletivos (acordos e convenções), são dispostas cláusulas tratando do assunto.

A revista deve ter, ainda, caráter geral e impessoal, utilizando critérios objetivos, com a menor publicidade possível, para não expor o empregado a situação vexatória. Só pode ser realizada no âmbito da empresa e de preferência ao término da jornada. Fora do estabelecimento, a competência é da autoridade policial.

As bolsas das mulheres, por exemplo, não podem ser “vasculhadas”. As empresas devem “educar” as empregadas a trazerem o mínimo em suas bolsas, como documentos e objetos de higiene pessoal. Isso facilitaria o processo de revista das bolsas, que, repita-se, deve ser superficial.

Por fim, a revista deve ser discreta, com urbanidade e civilidade, sem expor o empregado a outros empregados ou ao público. Jamais poderá acontecer o despir de roupas ou mostrar partes íntimas do corpo e do vestuário. Homens revistam homens, mulheres revistam mulheres.

Sabendo de tudo isso e tomando esses cuidados, as empresas têm boas razões para se defender em eventual demanda judicial, sem perder de vista o objetivo da medida que é ter um controle maior do patrimônio empresarial.
* Eduardo Pragmácio Filho é mestrando em Direito do Trabalho pela PUC-SP, sócio de Furtado, Pragmácio Filho & Advogados Associados e professor da Faculdade Farias Brito - pragmacio.filho@furtadopragmacio.com.br

CASADOS FELIZES TÊM MENOS CHANCE DE MORRER DE AVC
Um estudo médico israelense revelou que homens casados e felizes têm menos chance de morrer em decorrência de um AVC (acidente vascular cerebral) do que aqueles que permaneceram solteiros.

O estudo, realizado pela Universidade Tel Aviv, mostrou que solteiros têm 64% mais chances de sofrerem um AVC fatal do que os casados e que aqueles que mantêm um casamento infeliz também têm 64% mais chances de morrer em consequência de um derrame do que os bem-casados.

Os dados foram colhidos num universo de 10 mil servidores públicos israelenses num período de 45 anos (desde 1965). Os pesquisadores agora esperam reunir dados para analisar a situação de mulheres casadas.

VERSÍCULOS DO DIA

Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Gênesis 12:4

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Romanos 4:5

Nenhum comentário: