quinta-feira, 13 de maio de 2010

.:. VOLKSWAGEN INICIA VENDAS DA PICK-UP AMAROK NO BRASIL QUE VAI CUSTAR R$ 119.490 .:.

A Amarok, modelo que marca a estréia da Volkswagen no segmento de pick-ups médias, chegará à rede de concessionárias da empresa até o final deste mês. A nova pick-up, desenvolvida na Alemanha e produzida na fábrica de Pacheco, na Argentina, deverá estabelecer novos padrões de tecnologia e segurança em seu segmento.

A Volkswagen acaba de definir o preço do modelo, que será de R$119.490. “Por um preço bastante competitivo, os proprietários da Amarok contarão com recursos tecnológicos inéditos no segmento, aliando a robustez de uma pick-up média ao conforto de um automóvel de passeio”, afirma o presidente da empresa, Thomas Schmall. Com esse preço o lobo (foto) vai uivar muito forte.

A Amarok vem equipada com motor TDI biturbo de última geração, com sistema de injeção direta de combustível, que estabelece novos padrões no que se refere a consumo e garante um excelente desempenho. O modelo também oferece os mais altos níveis de segurança ativa e passiva.

Apresentada primeiramente na versão cabine dupla Highline, a pick-up carrega em seu estilo e conceito o novo DNA de design da Volkswagen, refletido, sobretudo, no destaque das linhas horizontais, na clara definição das superfícies da carroceria e na alta precisão na montagem.

O conjunto composto pelos faróis horizontais e a grade do radiador, com aletas e frisos decorativos cromados é uma das características mais marcantes da pick-up.

MOTOR TDI DE ÚLTIMA GERAÇÃO
A Amarok vem equipada com um motor de alta tecnologia: o TDI de 2,0 litros, 4 cilindros e 16 válvulas, com 163 cv, dotado de sistema de injeção direta common-rail e alimentado por dois turbocompressores, com torque máximo de 40,7 kgfm a apenas 1.500 rpm. Toda esta força não compromete o consumo médio, de 13,1 km/l (em 4x2).

Esta motorização traz o conceito de “downsizing” com motores de baixa cilindrada mas com alta potência e torque. Com autonomia próxima de 1000 quilômetros, graças ao consumo médio reduzido, o abastecimento é realizado com muito menos frequência que o normal.

A unidade turbodiesel com injeção direta cumpre as normas mais severas de emissões e são conjugadas, de série, a uma transmissão manual ZF de seis velocidades.

A Amarok é oferecida com tração 4x4 selecionável (4Motion) que proporciona um excelente desempenho em qualquer condição de piso, principalmente fora de estrada e é identificada pelo algarismo “4” em vermelho na designação do modelo.

Esta versão utiliza acoplamento por engrenagens, sistema amplamente adotado no segmento das pick-ups. Ao acionar o modo 4x4, através de um botão, o torque é distribuído igualmente entre os dois eixos.

Para enfrentar situações mais difíceis, está disponível o modo 4x4 reduzido que permite transpor os trechos mais exigentes, até mesmo subidas íngremes, com ângulo de 45º (100% de inclinação), com o veículo totalmente carregado.

Ao mesmo tempo, a suspensão traseira progressiva de alta resistência é composta por feixe de molas com três lâminas principais e duas secundárias, garantindo elevado conforto para os ocupantes em todas as condições, vazia ou carregada.

O sistema de tração dispõe ainda, de bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) que, em situações na qual uma das rodas fique sem tração, o freio desta roda é acionado evitando que a pick-up patine.

Além disto, é oferecido um sistema de bloqueio de diferencial mecânico para o eixo traseiro, que permite uma utilização ainda mais radical.

As maiores dimensões da categoria: maior cabine e a caçamba mais larga
A pick-up também traz as maiores medidas em seu segmento tanto nas dimensões do habitáculo quanto na caçamba.

Internamente, o espaço para os joelhos no banco traseiro permite à Amarok transportar cinco ocupantes com o máximo conforto. Com apenas duas pessoas a bordo, é possível rebater o banco traseiro para aumentar a área de carga no interior.

Na caçamba da Amarok as medidas apresentam 1.555 mm de comprimento e 1.620 mm de largura, resultando numa ampla superfície de carga com 2,52 m2.

Mas isto não é tudo: a largura de 1.222 mm entre as caixas das rodas é a maior oferecida por um veículo desta categoria e permite transportar, pela primeira vez numa pick-up média, paletes padrão europeu (1,2 x 0,8 m) na transversal, aproveitando melhor o espaço de carga.

Graças a estas medidas de referência, a menor altura entre o assoalho da caçamba e o solo (779 mm) da categoria e a capacidade para levar até 1.047 kg, é fácil transportar equipamentos de lazer, como um quadriciclo motorizado, ou material de trabalho.

Quatro pontos de fixação nos cantos da caçamba permitem fixar a carga com segurança. A Amarok pode tracionar reboques com até 2.400 kg de peso em rampas com inclinação de até 12%.

SEGURANÇA: NOVOS PADRÕES PARA O SEGMENTO

A pick-up da Volkswagen distingue-se pelo elevado conceito de segurança, que define novos padrões na sua classe. Ela conta com airbags do motorista e do passageiro dianteiro e cintos com pré-tensores nos bancos dianteiros. Vários dispositivos garantem uma elevada segurança ativa, como o programa eletrônico de estabilidade (ESP), opcional.
A Amarok apresenta de série e como item exclusivo na categoria o ABS “off road”, que otimiza a ação do ABS em solo solto (por exemplo, pedriscos e areia) e velocidade até 130 km/h, proporcionando uma maior eficiência de frenagem.

Sistemas de auxílio ao motorista como o BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), TCS / ASR (Controle de Tração) e EDL/EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial) são equipamentos de série da pick-up.

Juntamente com o opcional ESP, a Amarok dispõe para o motorista os exclusivos sistemas HDC (Controle Automático de Descida) e HSA (Assistente para Partida em Subida).

O HDC mantém uma baixa e constante velocidade de descida da pick-up, sem intervenção do motorista, adequando a rotação do motor e acionando os freios automaticamente de acordo com as solicitações do percurso. Funciona em velocidades até 30km/h.

O HSA mantém o freio acionado após o motorista tirar o pé do pedal de freio por até 3 segundos, tempo suficiente para acelerar e partir em rampas com inclinação maior que 3º, sem que haja um recuo do veículo.

EQUIPAMENTOS

A Amarok Highline conta com rodas de liga-leve de 18 polegadas, retrovisores parcialmente cromados, painel de instrumentos com cor de fundo exclusiva, ar condicionado automático “dual zone” (Climatronic), sistema de som sofisticado com display “touch screen” e o revestimento dos bancos em couro. Opcionalmente o modelo contará com o ESP e rodas de liga-leve de 19 polegadas.

NA CHIC

A edição nº 15 da Revista CHIC, Automóveis & Sociedade, que está saindo do forno vem com uma excelente matéria, em quatro páginas, sobre a Amarok.

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