A PSA Peugeot Citroën apresentará pela primeira vez no Brasil a sua tecnologia híbrida diesel HYbrid4 durante o Challenge Bibendum, evento que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, de 30 de maio a 3 de junho.
A tecnologia HYbrid4 estará presente em carros de produção em série do Grupo PSA a partir de 2011 com o lançamento de versões híbridas diesel do Peugeot 3008 e do futuro Citroën DS5, na Europa.
O simulador do modelo Peugeot 3008 que será apresentado no estande da PSA Peugeot Citroën detalha a arquitetura inovadora e o funcionamento do sistema HYbrid4. Já o carro-conceito Citroën Hypnos mostrará na prática o funcionamento desta tecnologia. A tecnologia HYbrid4 permite que um automóvel médio obtenha um consumo médio de cerca de 25 km/l, com níveis reduzidos de emissões de CO2, 99 g de CO2/km em um Peugeot 3008, e potência de 200 cv.
O HYbrid4 associa um motor térmico, no caso, a diesel, localizado sob o capô dianteiro, a um motor elétrico, situado na parte traseira do veículo, e o funcionamento pode ser realizado de forma conjunta ou separadamente.
Todo o conjunto é gerenciado eletronicamente, sem ligações mecânicas entre as partes dianteira e traseira, e essa configuração proporciona uma vantagem efetiva em termos de consumo de combustível e de emissões de CO2, permitindo ainda ganho de potência e, sobretudo, tração integral das quatro rodas.
Este novo gênero de tração nas quatro rodas permite que o condutor se beneficie de todas as vantagens encontradas neste sistema, como, por exemplo, a segurança reforçada em caso de situações de baixa aderência do piso, sem seus inconvenientes (peso e aumento do consumo de combustível).
A tecnologia HYbrid4 apresenta todas as vantagens do sistema híbrido diesel com resultados excepcionais:
• dirigibilidade e desempenho do motor diesel, em estradas e auto-estradas, superiores a de um motor a gasolina;
• vantagens de veículos elétricos em baixas velocidades, principalmente em trânsito urbano: ausência de ruído, sem consumo de combustível, sem poluição;
• efeito "boost": excelentes retomadas de aceleração, com o motor elétrico reforçando o motor de combustão interna já em baixas rotações;
• recuperação de energia das baterias durante as desacelerações e frenagens;
• funcionamento em modo de tração nas quatro rodas.
Esta tecnologia se baseia em uma arquitetura do tipo “híbrido completo em paralelo” (parallel full-hybrid) utilizando componentes já existentes no veículo de base.
Ela combina, na dianteira:
• um motor a diesel HDi de 2,0 litros equipado com filtro de partículas (FAP);
• um sistema Stop & Start de alta potência;
• câmbio mecânico automatizado de seis marchas.
Na traseira:
• um motor elétrico de torque elevado e baterias de alta tensão do tipo Níquel Metal Hidreto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário