domingo, 20 de junho de 2010

.:. FESTIVAIS DE CINEMA - 20-06-2010 .:.

MURO DE BERLIM É TEMA DE MOSTRA DO 20º CINE CEARÁ

Dos 11 títulos da Mostra "Memórias do Muro”, sete são inéditos no Brasil; Stefan Weinert, diretor de Contra o Muro, é convidado do evento;

Filmes serão exibidos entre os dias 25 e 30 de junho na sala 2 do Espaço Unibanco de Cinema Dragão do Mar;

A 20ª edição do Cine Ceará, que será realizada entre os dias 24 de junho e 1º de julho de 2010 em Fortaleza, irá realizar algumas mostras paralelamente à Mostra Competitiva de longa e curta-metragem. Uma delas é a Mostra Memórias do Muro, que vai retratar uma das fronteiras mais midiáticas da história, o Muro de Berlim, que foi sem dúvidas o símbolo mais visível da Guerra Fria e da divisão do mundo em dois blocos.

Com Lucía Ramos como curadora, a mostra reúne 11 produções, dentre elas documentários e filmes de ficção, que abordam a temática sobn diversas perspectivas, enfocando aspetos da realidade cotidiana e refletindo os conflitos humanos numa cidade e num mundo dividido.

Entre os filmes estão documentos históricos das cinematografias da Alemanha oriental e ocidental, assim como sete produções inéditas no Brasil. (Confira a programação e as sinopses de cada filme no final deste release). Uma dessas produçõs inéditas é o filme Coelho à Berlinesa, de Bartek Konopka e Piotr Rosolowski, que foi indicado ao Oscar em 2010 na categoria de Melhor Documéntario de Curta-metragem.

Stefan Weinert, diretor do filme Contra o Muro, também inédito, é um dos convidados da mostra e tem presença confirmada no evento. Stefan se formou como ator em Colônia e Nova York e estudou cenografia na Escola Superior de Artes Aplicadas de Viena. Desde 2001 trabalha principalmente como ator em produções alemãs e internacionais. Como produtor e diretor realizou os curtas-metragens: Samstag Nacht (2000), The right one (2000) e Always Sergej (2002). O documentário Contra o Muro (Gesicht zur Wand, 2009) é seu primeiro longa-metragem.

O 20º Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e Desporto, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A Realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Sobre o Muro de Berlim

Levantado em 1961 sem prévio aviso, dividiu a cidade durante 28 anos, deixando um grande número de mortos, separando famílias e ocasionando grandes dramas pessoais. Construído pelo governo da Alemanha Oriental sob o nome de “Muro de Proteção antifascista”, com o objetivo de proteger a República Democrática Alemã da agressão ocidental, deixou a Zona Oriental praticamente isolada e não só tentou bloquear a influência capitalista mas também impediu a emigração dos próprios cidadãos. Sua queda em 1989 representaria o fracasso de uma ideologia e a desaparição de um mundo.

Do Muro de Berlim se conserva em pé pouco mais de um quilômetro. O resto virou uma linha de paralelepípedos que cruza a cidade como uma cicatriz quase imperceptível, mas as marcas que deixaram os 28 anos de Muro e os 40 anos da existência de dois estados tem tardado muito tempo em se apagar e evidentemente até hoje desapareceram completamente.

À reunificação política de 1990 seguiu um longo processo de integração cultural que ainda não se concluiu. Muito além da divisão da Alemanha em dois sistemas políticos diferentes foram as respectivas estruturas sociais e mentais que trouxeram consigo este choque cultural.

Tanto assim que nos anos seguintes à queda do Muro muitos alemães orientais se sentiam estrangeiros no seu próprio país, e, sobretudo para estes, a reunificação desencadeou uma crise de identidade e uma necessidade de reafirmação semelhante à de um emigrante. Mais do que uma “reunificação” o que aconteceu foi uma quase total absorção do Oriente pelo Ocidente, do Socialismo pelo Capitalismo.

Como “perdedores” da Guerra Fria, foram os habitantes do lado socialista os que tiveram que se adaptar a um novo sistema. A velocidade vertiginosa com que aconteceu o desmantelamento da República Democrática Alemã fez que, de um dia para o outro, toda uma geração assistisse ao desaparecimento das suas referencias culturais e à substituição de todos os elementos identificatórios que constituíam sua identidade nacional e sociocultural.

PROGRAMAÇÃO MOSTRA MEMORIAS DO MURO
Espaço Unibanco de Cinema Dragão do Mar – sala 2
Sempre às 16h


Dia 25 de junho
PAISAGEM ORIENTAL / ÖSTLICHE LANDSCHAFT / PAISAJE ORIENTAL
INÉDITO
Eduard Schreiber. Documentário. 13 Min. Alemanha. 1991

Uma lixeira no norte de Berlim. Um estado acaba de ser enterrado e se desfaz rapidamente de suas bandeiras, ao tempo que seus cidadãos descartam objetos, documentos e símbolos que possam lembrar o passado.
O filme trata de forma poética o tema da abrupta desaparição da Alemanha Oriental.

DEPOIS DA QUEDA / NACH DEM FALL / DESPUÉS DE LA CAÍDA
Frauke Sandig, Eric Black. Documentário. 85 Min. Alemanha. 1999

Dez anos depois da queda, o muro de Berlim quase tinha desaparecido sem deixar rastros físicos. A antiga faixa da morte converteu-se no maior canteiro de obras da Europa. A cidade, ansiosa por transformações parecia querer apagar seu pasado. O documentário conta com os depoimentos de um historiador norte americano, um padre berlinês, um especialista em demolições, uma psicoterapeuta, entre outros. A história é contada desde diversas perspectivas, buscando sempre os restos do muro na cidade e na mente das pessoas.

Dia 26 de junho
A FRONTEIRA / DIE GRENZE / LA FRONTERA
Franz Winzentsen. Animação. 2.20 Min. Alemanha. 1995

Uma metáfora pseudo-científica de um problema cartográfico que emergiu quando os límites entre Alemanha Ocidental e Oriental foram apagados. Uma abordagem inteligente sobre as dificuldades que Alemanha tem historicamente com suas fronteiras, mesmo depois de estas ter deixado de existir.

O OUTRO LADO / DIE ANDERE SEITE / EL OTRO LADO
Ellie Land. Documentário animado. 5 Min. Inglaterra. 2007

Animação baseada em depoimentos de berlineses que contam suas imaginações infantis sobre o que existia do outro lado do muro.

O PANORAMA / DIE AUSSICHT / EL PANORAMA
Kurt Krigar. Documentário. 10 Min. República Federal da Alemanha RFA. 1965

Uma senhora moradora da Rua Bernauer, com vista ao muro, observa o panorama desde a janela da sua casa, enquanto vai comentando sua vida cotidiana naquela cidade dividida. Imagems da época em que o Muro de Berlim ainda era feito de fachadas em ruínas e cercas de arame farpado, entrelaçam-se com os comentários de uma anciã que não entende mais o mundo.

COELHO À BERLINESA / MAUERHASE / CONEJO A LA BERLINESA
INÉDITO
Bartek Konopka. Documentário. 39 Min. Polónia/Alemanha. 2009

A modo de um programa científico televisivo, o documentário nos conta uma história pouco conhecida, a dos coelhos selvagems que moraram seguros na faixa da morte durante 28 anos. Esse era seu paraíso, sem inimigos naturais e com soldados cuidando da sua segurança. Depois da queda do muro as suas vidas mudaram radicalmente, eles se espalharam pela cidade e do mesmo jeito que os alemães orientais, tiveram que aprender a viver em liberdade.

Dia 27 de junho
CONTRA O MURO / GESICHT ZUR WAND / CONTRA EL MURO
INÉDITO
Stefan Weinert. Documentário. 85 Min. Alemanha. 2009

Cinco pessoas narram suas dolorosas experiências ao ser detidos e presos na RDA por tentativa de fuga, revelando os elaborados mecanismos de terror físico e psicológico postos em prática por la Stasi. Os cinco protagonistas representam um grupo de 72.000 pessoas que tentaram abandonar o país com as mesmas conseqüências. Muitos deles foram depois vendidos à RFA pelo governo da RDA.

Dia 28 de junho
ADEUS LENIN! / GOOD BYE LENIN! / ADIOS LENIN
Wolfgang Becker. Ficção 121 Min. Alemanha. 2003

Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander, temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.

Dia 29 de junho
PELOS NOSSOS FILHOS / FLUCHT INS VATERLAND-DER KINDER WEGEN / POR NUESTROS HIJOS
INÉDITO
Winfried Junge, Hans Kracht. Documentário. 16 Min. República Democrática Alemã RDA.1965
Com a construção do muro no dia 13 de agosto de 1961, o Leste da Alemanha ficou completamente isolado. A tentativa de fuga de miles de alemães orientais acabava em prisão ou morte. Este documentário institucional realizado por encomenda do Partido Socialista Unificado Alemão tenta mostrar uma outra imagem da situação: cidadãos da RFA emigram para a RDA em busca de um futuro melhor para seus filhos. Documento da luta mediática na Alemanha dividida, no qual a RDA se apresenta como a melhor parte da Alemanha.

O DESTINO DE UM SOLDADO DE FRONTEIRA/ HELDENTOD – DAS SCHICKSAL EINES GRENZSOLDATEN/ EL DESTINO DE UN SOLDADO DE FRONTERA
INÉDITO
Britta Wauer. Documentário. 50 Min. Alemanha. 2001

Egon Schulz, soldado de fronteira da RDA, foi morto durante uma das fugas mais espetaculares da história do muro de Berlim. Em 1964 foi construido um túnel de 145 metros no centro da cidade e por ele escaparam à RFA 57 pessoas. No desespero da fuga alguém atirou e matou o soldado, que logo foi transformado em herói socialista. Depois da queda, sua história foi revisitada e a verdade, até então escondida, saiu à luz. A bala que matou Egon Schulz tinha sido disparada acidentalmente pelos seus próprios companheiros.

Dia 30 de junho
E TEU AMOR TAMBÉM / UND DEINE LIEBE AUCH / Y TU AMOR TAMBIÉN
INÉDITO
Frank Vogel. Ficção. 92 Min. República Democrática Alemã RDA. 1962

Produzido pelos Estúdios DEFA, na Alemanha Oriental, este filme é considerado o primeiro a abordar directamente a construção do muro de Berlim. É a história de dois irmãos, um é taxista na zona ocidental e o outro operário na zona oriental, ambos apaixonados pela mesma mulher. A pesar do evidente tom ideólogico, o filme capta com muita sensibilidade a atmosfera reinante naquele verão do ano 1961.

33º FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA EXIBIRÁ LONGAS EM SUA PROGRAMAÇÃO

Festival Guarnicê de Cinema, um dos mais tradicionais festivais de cinema do Brasil, anuncia os quinze filmes participantes de 33ª edição, que acontece de 22 a 26 de junho em São Luís (MA).
Neste ano, haverá uma mostra não-competitiva de longas-metragens. O festival abre com "O Homem Mau, Dorme Bem" de Geraldo Moares, e encerra com "As Melhores Coisas do Mundo", de Laís Bodanzky.

Os outros longas selecionados são "Inversão" de Edu Felistoque, "Em Quadro - A História de 4 Negros na Tela" de Luiz Antonio Pilar e "Vida de Balconista" de Cavi Borges e Pedro Monteiro. Estão confirmadas as presenças dos atores Malu Moraes, Mariana Nunes, Simone Lliescu e Luiz Carlos Vasconcelos.

OS FILMES SELECIONADOS PARA A MOSTRA COMPETITIVA SÃO:

Deus Arma, de Johil Carvalho e Sérgio Lacerda (DF);
Nego Fugido, de Marília Hughes e Cláudio Marques (BA);
Incelença da Perseguida, de Silvio Gurjão (CE);
Bailarino e o Bonde, de Rogério Nunes (SP);
O Filme mais violento do mundo (MG);
Obrigada, de Giancarlo Di Tommaso (RJ);
Mestre Vitalino e nós no barro, dirigido por alunos da rede municipal de Vitória (ES);
Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos, de Camilo Cavalcante (PE);
O Divino, de repente, de Fábio Yamaji (SP);
Bailão, de Marcelo Caetano (SP);
Verdadeiro ou Falso, de Jimi Figueiredo (DF);
Rio de Mulheres, de Cristina Maure e Joana Oliveira (MG).
A Esperança é a ultima que morre, de Armando Mendez (MG);
Revertere Ad Locum Tuum, de Armando Mendez (MG)
Vela ao crucificado, de Frederico Machado (MA).

Competirão ainda mais 23 vídeos dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Ceará, Pernambuco e Maranhão. O 33º Guarnicê é uma promoção da UFMA, por meio dos departamentos de Assuntos Culturais (Proex), Artes (CCH) e Comunicação Social (CCSo). A realização é da Fundação Sousândrade, com co-patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

SERVIÇO:
33º Festival Guarnicê de Cinema
de 22 a 26 de junho
Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma, em São Luís.
Entrada gratuita.

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