domingo, 5 de setembro de 2010

.:. AUTO-NOTÍCIAS - 05-09-2010 - 1

CITROËN C3 AIRCROSS: NOVAS ESCOLHAS. NOVOS CAMINHOS

Modelo, que faz sua estréia mundial, foi desenvolvido exclusivamente no Mercosul para toda a América Latina e é referência na utilização de materiais verdes;
As ruas e estradas ganham mais charme e elegância com a chegada do Citroën AIRCROSS, o crossover premium da Citroën. Qualidades indiscutíveis de estilo, conforto, segurança e prazer ao dirigir, além do grande número de equipamentos de série, possibilitam ao usuário do AIRCROSS desfrutar de diversas e atraentes possibilidades de uso.
O Citroën AIRCROSS é um modelo com vocação aventureira, repleto de tecnologia e que se destaca por apresentar um estilo audacioso e sedutor. Oferece uma atmosfera única em seu interior, onde se fundem o requinte e a tecnologia, e onde se multiplicam as percepções de qualidade.
Um autêntico SUV Compacto Premium, desenvolvido no Mercosul e feito sob medida para atender aos anseios dos mercados do Brasil, Argentina e outros países latino-americanos nos quais será comercializado.
Disponível em três versões (GL, GLX e Exclusive), equipado com motor 1.6 16V Flex (113 cv) e com garantia de 3 anos, o AIRCROSS é o primeiro veículo produzido no Centro de Produção de Porto Real (RJ) que já apresenta a nova identidade Citroën, introduzida em 2009.
UM ESTILO FORTE E UMA VISIBILIDADE INIGUALÁVEL
A força e a elegância, o volume e a fluidez, a modernidade e o conforto, a compacidade e o amplo espaço interno: o Citroën AIRCROSS une inúmeros elementos para oferecer um veículo com um design inovador, dotado de uma personalidade ao mesmo tempo forte e sedutora.
“O Citroën AIRCROSS foi inspirado no universo off-road, mas com uma forte presença dos códigos genéticos da marca que são patentes na filosofia Créative Technologie”, explica Nívea Ferradosa Morato, diretora de Marketing da Citroën.

Dono de um estilo único e contemporâneo, o Citroën AIRCROSS materializa a liberdade, a força e a expressividade. A começar pela frente, caracterizada pelos inéditos duplos chevrons cromados; pela tomada de ar (mais aberta, transmitindo sensação de potência) e pelo capô elevado. Os faróis, posicionados bem ao alto, completam o conjunto e reforçam o caráter SUV do modelo.

Outro ponto de destaque do AIRCROSS é seu inédito pára-brisa panorâmico em três partes (graças às estreitas colunas A), tecnologia que permite aos ocupantes do modelo uma visibilidade periférica sem igual. Uma associação direta entre tecnologia e design. No perfil, mais elementos que reafirmam solidez e proteção: o estribo protetor e a exclusiva assinatura AIRCROSS, dando um visual típico off-road.

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA

Verdadeira assinatura do modelo, as barras de teto longitudinais em alumínio sobem do pára-brisa até a traseira do veículo. Fruto da ousadia e da criatividade, elas permitem a modernidade estilística e a manutenção da visibilidade interna. Além disso, em conjunto com a capa dos espelhos retrovisores (cromados), asseguram requinte e elegância. As rodas Buggy diamantadas (desenhadas exclusivamente para o AIRCROSS) e os pneus de uso misto remetem a um universo de liberdade e conquista.

Visto de trás, o estepe posicionado de forma assimétrica sugere vigor e volume. “Desenvolvemos na traseira do veículo um conjunto de tampa, pára-choque e novas lanternas que sugerem um estilo forte e intuitivo”, explica Frederico Laguna, gerente de estilo para a América Latina.

Todo o sistema de fixação do estepe, composto por um suporte basculante da roda, uma trava e um parafuso de segurança (com segredo), foi desenvolvido visando máximo equilíbrio entre forma e função. O sistema conta com um grande diferencial: a possibilidade do destravamento por meio de um comando na chave. Uma facilidade no sempre corrido dia a dia dos clientes.

UMA DIRIGIBILIDADE EXCEPCIONAL, FRUTO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL

O Citroën AIRCROSS foi projetado para oferecer dirigibilidade incomparável e grande prazer de dirigir. E grande parte deste trabalho foi fruto do desenvolvimento local, executado no próprio Mercosul.

“Realizamos inúmeras missões no Brasil para o desenvolvimento do produto, sempre levando em conta fatores como robustez, durabilidade, confiabilidade e eficácia técnica”, afirma Christophe Happe, diretor responsável pelo projeto.

Para identificar as muitas áreas de desenvolvimento, cada operação recebeu um nome diferente: Canela, Maçaranduba, Jatobá, Jequitibá... Entre agosto de 2009 e maio de 2010, passaram pelas mãos das equipes de Projeto cerca de 200 veículos, o que contabilizou mais de um milhão de quilômetros rodados.

E o resultado prático pode ser notado pela definição de equipamentos e pelo desempenho final do modelo, certamente uma nova referência em comportamento dinâmico no segmento.

A começar pelo conjunto motopropulsor. O motor 1.6 16V Flex com quatro cilindros oferece excelente desempenho: 113 cv de potência a 5.800 rpm com álcool e 110 cv a 5.800 rpm com gasolina. Uma das maiores virtudes deste motor é o generoso torque, 155 Nm a 4.500 rpm com álcool e 142 Nm a 4.000 rpm com gasolina, qualidade que proporciona melhor resposta ao acelerador, maior agilidade do carro e, em conseqüência, maior prazer em dirigir.

A caixa de câmbio é a manual com 5 velocidades à frente (MA5R), tendo as relações de marcha encurtadas em 15% para privilegiar acelerações e retomadas.

CITROËN AIRCROSS: REFERÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS VERDES

“O Citroën AIRCROSS é o modelo mais “verde” que a PSA lançou até hoje no Mercosul, com 20 kg de materiais verdes embarcados por meio de todas as soluções de engenharia existentes e disponíveis”, comemora Luís Zamora, responsável pela Engenharia de Materiais Mercosul.

Mais que um fato isolado, a afirmação acima demonstra a determinação e o compromisso do Grupo PSA em oferecer, cada vez mais, produtos respeitosos ao meio ambiente e que tragam contribuições efetivas aos processos de produção.

Tal fato permitirá também a redução do impacto ambiental no ciclo de vida do produto. De fato, a maior utilização de materiais verdes promove ganhos ambientais bastante relevantes, principalmente em relação à reutilização de resíduos plásticos e a captura de CO2 da atmosfera.

Neste sentido, é sabido que, para a produção de 1 kg de carpete fabricado com PET reciclado, são retiradas do meio ambiente 18 garrafas de 2 litros. Além disso, para a produção de 1 kg de biopolímero, são capturados 2,5 kg de CO2 presentes na atmosfera.

“O desenvolvimento dos materiais verdes do Citroën AIRCROSS foi fruto de muita prospecção e trabalho em parceria com nossos fornecedores de matérias-primas. Podemos citar o caso do tampão de porta-malas com fibra natural, que oferece um nível de prestação acústica superior ao utilizado na Europa”, explica o executivo. Outro ponto de destaque do Citroën AIRCROSS é o índice de reciclabilidade do modelo, de 85%.

ABAIXO, OS PRINCIPAIS ELEMENTOS UTILIZADOS NO PROJETO:

TNT aparente (PET reciclado de garrafa de refrigerante). Utilizados em partes de peças como o acabamento externo do teto e os revestimentos das laterais do porta-malas;
TNT não-aparente (PET reciclado da garrafa de refrigerante). Utilizados em partes de peças como o reforço do acabamento externo do teto;
Fibras naturais (material de origem vegetal e fonte renovável). Utilizados em partes de peças como tampão traseiro e revestimentos laterais do porta-malas. Ex: curauá, juta, sisal;
Feltros (algodão e retalhos de indústria de vestuário). Utilizados como isolante acústico e base dos tapetes;
Fibra Preta (PET reciclado na cor preta). Utilizados como acabamento dos carpetes;
Fibra de Hayon (PET reciclado). Utilizados como reforço dos tapetes;
Madeira: utilizados como reforço do tapete do porta-malas;
Couro: Utilizado em acabamento dos bancos, revestimentos das portas, revestimento do volante e outros componentes internos;
Woodstock (pó de madeira e resina de PP). Utilizados nos medalhões das portas;
Polipropileno reciclado: utilizados nos pára-barros.

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