domingo, 10 de outubro de 2010

.:. AUTO-NOTÍCIAS - 10-10-2010 .:.

PRIMEIRO AUTOMÓVEL NACIONAL SUPERESPORTIVO TERÁ USO INTENSO DE ALUMÍNIO ALCOA

A Alcoa participou, de 5 a 7 de Outubro, da 19a edição do Congresso e Exposição de Tecnologia da Mobilidade mostrando como as aplicações em alumínio podem ajudar a diminuir o peso dos veículos e a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O evento, um dos mais importantes do setor, aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo, com a participação de importantes empresas expositoras e apresentação de 136 trabalhos técnicos e 19 palestras temáticas.

A Alcoa mostrou em seu estande uma estrutura de alumínio, conhecida como spaceframe, que equipará o primeiro automóvel nacional superesportivo. Batizado provisoriamente de Vorax, o veículo utiliza o que há de mais moderno em tecnologia automotiva.

Será equipado com perfis extrudados, chapas e peças fundidas em alumínio, permitindo melhor desempenho, leveza, absorção de impactos e design moderno. Além do spaceframe, o estande contou com tecnologias e soluções para o segmento de transporte (transporte comercial, automotivo, motocicletas) e apresentou os benefícios de uma carroceria em alumínio para transporte de cana picada e rodas forjadas de alumínio para caminhões, ônibus e uma desenvolvida especialmente para as motos Harley Davidson. A larga experiência da Alcoa em engenharia permite a criação de soluções que contribuam para melhorar cada vez mais o desempenho dos veículos.

Superesportivo Vorax será equipado com alumínio Alcoa

PERFIS DIFERENCIADOS PARA O SETOR DE TRANSPORTE

Para o segmento de transporte, a Alcoa desenvolve perfis extrudados em ligas e acabamentos especiais, produtos em conformidade com as normas de segurança.

O alumínio possui características que, se comparadas às de outros materiais, são bastante vantajosas: contribuem para a redução do peso do veículo, além de o material ser mais resistente e durável. Outro benefício deste perfil é que o usuário poderá utilizar a lateral para comunicação visual.

Os perfis destinados à indústria automotiva são produzidos nas unidades de Extrudados da Alcoa em Santo André-SP, Tubarão-SC, Sorocaba-SP e Itapissuma-PE e abastecem todo o mercado nacional.

PERFIS EXTRUDADOS NO SEGMENTO DE AUTOPEÇAS

Para o segmento de autopeças a Alcoa possui uma gama de perfis desenvolvidos com formas geométricas das mais variadas para a confecção de bagageiros, radiadores, freios, coxins, frisos, molduras para janelas e sistemas de ar condicionado e outros. Durante a SAE a Alcoa apresentou modelos de perfis extrudados de alumínio para os garfos da suspensão traseira da moto Honda. Esses perfis são fornecidos com exclusividade para os modelos das motos XRE 300 e CRF 230F.

As empresas de autopeças podem contar com a versatilidade dos perfis de alumínio que permitem diversos processos de transformação e acabamento (pintado, anodizado, polido etc.), facilitando a produção das peças acabadas. Os perfis podem ser dobrados, repuxados, calandrados, curvados, expandidos, lixados, trefilados, usinados e forjados.

Os perfis de alumínio da Alcoa podem ser aplicados em diversas partes de um automóvel, proporcionando inúmeras vantagens:

ESTRUTURA: a combinação entre durabilidade, resistência à corrosão, versatilidade e outras propriedades físicas faz do alumínio uma excelente opção na fabricação de carrocerias e estruturas de automóveis e utilitários;

SUSPENSÃO: a resistência mecânica e a leveza do alumínio são vitais para sistemas de suspensão;

REFRIGERAÇÃO: por ser excelente condutor de calor e apresentar alta resistência à corrosão, o alumínio é intensamente utilizado em componentes de radiadores, compressores e condensadores de ar condicionado;

ACABAMENTO: a maleabilidade do alumínio permite criar formas inovadoras e com design moderno, que melhoram o desempenho do veículo e aumentam o espaço disponível interna e externamente.

ALGUMAS DAS PEÇAS PRODUZIDAS EM ALUMÍNIO SÃO AS SEGUINTES:

COXIM DO MOTOR: função antivibratória;
CARCAÇAS DO CILINDRO DE RODA: aciona o freio a tambor;
SUPORTE DA VENTOINHA: fixa as pás no eixo da ventoinha;
VÁLVULA DO COMPRESSOR: controla a circulação de ar condicionado;
ROTOR DO SUPERCHARGER: aumenta o fluxo de ar no coletor;
VÁLVULA SENSÍVEL À CARGA: regula a pressão do freio em função da carga colocada no veículo.

ALUMÍNIO ALCOA É O PRINCIPAL COMPONENTE DO PRIMEIRO VEÍCULO SUPERESPORTIVO BRASILEIRO

As primeiras unidades do primeiro veículo nacional superesportivo, o Rossin-Bertin, estão programadas para ser produzidas a partir de 2011. Mas antes desse sonho se tornar realidade, os executivos da montadora tiveram de acreditar muito neste projeto e trabalhar intensamente para conseguir levar a ideia adiante.

Uma das estratégias adotadas pela equipe foi apresentar a proposta a grandes empresas e convencê-las a fazer parte de um projeto arrojado e pioneiro no País. “Se não tivéssemos grandes empresas ao nosso lado ficaria difícil convencer mais pessoas de que é possível produzir um veículo superesportivo no Brasil com a mesma qualidade dos internacionais, ou quem sabe até superior”, explica Fharys Rossin, CEO da Rossin e ex-designer da General Motors. O design de exterior do novo Chevrolet Camaro, produzido no Advanced Studio, em Michigan, Estados Unidos, foi o último projeto de Fharys na montadora.

As conversas com a Alcoa começaram em 2007. Quando Fharys Rossin decidiu procurar a Companhia, já sabia que a Empresa era responsável pela produção dos spaceframes de outros modelos superesportivos de luxo, como Ferrari e Audi. “Quando cheguei à Alcoa para nos reunirmos, todos ficaram surpresos porque apresentei o conceito de longarina e disse que precisaria de algo nesse sentido”, recorda Rossin.

“Quando percebi a qualidade da equipe da Alcoa, logo consegui vislumbrar o conceito de spaceframe para nosso carro. Senti que dentro da Alcoa tinha muito a ser conquistado por causa da tecnologia, know-how e experiência dos profissionais, algo que não se encontra facilmente no mundo”, completa Rossin.

Na indústria automotiva há inúmeros casos de adaptação de projetos em veículos, tanto em sua estrutura como no desenvolvimento de novos componentes. E em muitas ocasiões os desafios são tantos que acabam atrasando e comprometendo o resultado final de um trabalho.

“O desenvolvimento do spaceframe e de outros componentes em alumínio já contou com a participação do metal desde o início, não houve adaptação. Pudemos concentrar nossos esforços nas propriedades do alumínio e na sua alta capacidade mecânica”, revela Reginaldo Otsu, gerente de Produtos do mercado industrial da Alcoa.

O Rossin-Bertin contém outros componentes sustentáveis em sua estrutura além do alumínio, como por exemplo, a fibra de carbono. A escolha desses materiais ajudou a reduzir o peso do veículo em cerca de 450 quilos quando comparado com similares que empregam outros materiais tradicionais.

Com esta escolha, o Rossin-Bertin se torna mais leve, resistente, seguro, veloz, eficaz e menos poluente. “Há pessoas que acreditam que um carro leve e brasileiro não pode dar certo. Vamos quebrar esse paradigma e provar que é possível inovar e utilizar o alumínio como componente estratégico”, conta Rossin.

Alumínio da Alcoa é componente estratégico no superesportivo brasileiro Vorax

O superesportivo brasileiro necessita de cerca de cinco mil peças para ser montado. Desse total, 60% serão de alumínio. Além do spaceframe, contará com outros componentes do metal, como tanque de combustível, rodas, portas, pedais, puxadores, entre outros.

TESTES COMPROVAM RESISTÊNCIA E SEGURANÇA

A equipe de engenharia e desenvolvimento do Rossin-Bertin já realizou três testes para avaliar a segurança, resistência, durabilidade e desempenho do automóvel. Os testes foram realizados por meio de simulações eletrônicas e comprovaram que a utilização do alumínio não comprometeu o desempenho do automóvel. “Conseguimos atingir um resultado muito bom nestas avaliações. Precisamos fazer pequenos ajustes para conquistar a pontuação máxima”, comemora Rossin.

SOBRE A ALCOA
Há 45 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado e alumina. Além de haver inventado a moderna indústria do alumínio, há 120 anos, a Alcoa prima pela inovação, contribuindo para o desenvolvimento dos mercados aeroespacial, automotivo, de embalagens, construção civil, transporte comercial, eletrônicos e industrial.

Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados, como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. Dispõe também de sofisticadas tecnologias em outros metais leves, como superligas de titânio e níquel.

A Companhia possui 59 mil funcionários em 31 países e integra pela oitava vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A sustentabilidade é parte integrante da Alcoa e está presente em todas as práticas, serviços e produtos oferecidos aos clientes, até porque, por ser infinitamente reciclável, o alumínio é a própria sustentabilidade em forma de metal, pois cerca de 75% de todo o alumínio produzido desde 1888 ainda continua em uso hoje em dia.

A Companhia foi eleita por cinco vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago.

Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, no Sul do Brasil, a Alcoa participa nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Mais informações sobre a Alcoa podem ser encontradas no site www.alcoa.com.br.

VOLKSWAGEN SE ANTECIPA À LEGISLAÇÃO E INCORPORA AIRBAGS E ABS EM VERSÕES TOPO DE LINHA

Fox Prime, Golf e Polo Sportline, Polo Sedan Comfortline e CrossFox já trazem de série os dois itens de segurança

Equipamento torna os modelos mais atraentes e competitivos e aumenta valor de revenda
Novo CrossFox 1.6L Total Flex
Golf 1.6L Sportline Total Flex

A Volkswagen do Brasil está se antecipando às normas que prevêem a obrigatoriedade da instalação de airbags frontais e freios ABS em todos os automóveis vendidos no Brasil a partir de 2014. A linha 2011 do Fox Prime, Golf Sportline, Polo Sportline, Polo Sedan Comfortline e CrossFox já conta com os dois itens de segurança como itens de série.

Até o fim de 2010, a legislação brasileira determina um indice de 8% de aplicação de airbag frontal e freio ABS nos modelos produzidos por cada marca. Atualmente, cerca de 20% dos carros vendidos pela Volkswagen contam com sistema de freios ABS e airbags frontais, percentual que é ainda maior nos modelos topo de linha. A disponibilidade do equipamento de série, além do aumento dos níveis de segurança, irá beneficiar os clientes da marca por tornar os modelos mais competitivos no momento da revenda.

Os primeiros modelos a receber os equipamentos como itens de série são versões topo de linha, bastante completas. O Fox Prime traz, entre outros itens, direção hidráulica, faróis de neblina e imobilizador eletrônico. O CrossFox, versão off road do Fox, além de ter suspensão elevada e pneus de uso misto, traz direção hidráulica, travas elétricas com acionamento por controle remoto, vidros elétricos, estribos laterais e estepe na tampa do porta-malas.

A versão Sportline do Golf inclui ar-condicionado Climatronic (digital), direção hidráulica, computador de bordo, rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3, Bluetooth e entrada auxiliar USB, faróis de neblina, bancos revestidos em couro e tecido, sensores traseiros de estacionamento, travas elétricas e vidros com acionamento elétrico.

O Polo Sportline e Polo Sedan Comfortline oferecem ar condicionado Climatronic (digital), direção hidráulica, sensores traseiros de estacionamento e CD-player MP3, com entradas USB, SD-Card e iPod e Bluetooth, com quatro altofalantes e quatro tweeters.

O Novo Fox Prime, Polo Sedan Comfortline e Polo Sportline também estão disponíveis na versão I-Motion, com transmissão automatizada ASG. O Golf Sportline pode ter câmbio manual de 5 velocidades ou automático Tiptronic de 6 velocidades.

PREÇOS DA LINHA 2011 COM ABS E AIRBAGS DE SÉRIE:

- Novo Fox 1.6L VHT Prime Total Flex R$ 40.500
- Novo Fox 1.6L VHT Prime I-Motion Total Flex R$ 43.160
- Novo CrossFox 1.6L Total Flex R$ 48.600
- Polo 1.6L VHT Sportline Total Flex R$ 50.130
- Polo 1.6L VHT Sportline I-Motion Total Flex R$ 52.790
- Polo Sedan 1.6L VHT Comfortline Total Flex R$ 52.620
- Polo Sedan 1.6L VHT Comfortline I-Motion Total Flex R$ 55.280
- Golf 1.6L Sportline Total Flex R$ 55.990
- Golf 2.0L Sportline Tiptronic Total Flex R$ 61.170

50 ANOS DO SALÃO DO AUTOMÓVEL NO BRASIL

VOCÊ SABIA?

QUE em 2006, o Salão teve como tema “Paixão, Emoção e Evolução”. A 24ª edição comparou-se a duas mostras memoráveis: a de 1976, quando o Brasil recebeu a Fiat, quarta montadora a instalar-se em solo nacional; e a de 1990, ano da abertura do mercado brasileiro, quando os modelos importados começaram a freqüentar as ruas do País de forma mais intensa. Os destaques dessa edição ficaram por conta dos modelos superesportivos e os carros-conceito.
QUE a 13ª edição Salão, em 1984, comemorou a produção de 15 milhões de automóveis - desde o início da fabricação no País. Foram apresentados o Lean Machine, da GM, e o Probe 4, da Ford. Outros lançamentos: o VW Santana Tecno II, e a linha Fiat Uno (Foto acima). Pela primeira vez, a Gurgel passou a expor na área das montadoras grandes, lançando a Carajás e a Van MC-1000.

QUE em 1994, a grande novidade do 18º Salão foi a confirmação do Mercosul como um dos maiores mercados mundiais para a indústria automobilística. Já se consolidava a época de ouro dos “populares” (carros com motor 1.0), iniciada com o Uno Mille, da Fiat. Foi nesta edição que a Volkswagen mostrou o Gol 1.0 Plus. Representando os importados estreavam no mercado os Bughatti, Lamborghini, Jaguar e Lótus.

MAIS INFORMAÇÕES:
26º SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL
Data: 27 de Outubro a 7 de Novembro de 2010
Horário: 27/10 - das 14h às 22h (entrada até às 21h)
28/10 a 06/11 - das 13h às 22h (entrada até às 21h)
07/11 - das 11h às 19h (entrada até às 17h)
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo – SP
www.salaodoautomovel.com.br

SCANIA QUEBRA RECORDE HISTÓRICO E TEM SEU MELHOR ANO EM VENDAS DE CAMINHÕES PESADOS NO BRASIL
A Scania quebrou no acumulado de janeiro a setembro sua marca histórica de venda de caminhões pesados no País, com 11.226 veículos comercializados. Esse resultado já ultrapassa em 2.902 unidades o total de vendas de 2009, melhor ano da empresa no Brasil, quando as vendas chegaram a 8.327 caminhões.

No segmento, a Scania continua a demonstrar superioridade perante a concorrência com 28% de participação no mercado. No mês de setembro, a montadora comercializou 1.402 veículos. Os setores que mais impulsionaram a venda de caminhões foram: grãos, com 27,43%, seguido por carga industrial, com 21,39%. O veículo campeão de vendas da Scania no período foi o G420 A4x2 3º eixo, com 2.684 unidades comercializadas.

A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos de serviços m participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional.

Com 32 mil colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países e possui operações industriais na Europa e na América do Sul, com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2009, as receitas totais da Scania alcançaram 62 bilhões de coroas suecas e o resultado financeiro após a dedução de impostos foi de 1,1 bilhão de coroas suecas.

TRANSAMÉRICA SÃO PAULO É O HOTEL OFICIAL DA FÓRMULA 1

Único resort urbano da capital paulista já se preparou para a maior festa do automobilismo mundial

Falta um mês para o evento esportivo mais aguardado por São Paulo: o GP Brasil de Fórmula 1. Durante três dias, a cidade hospedará escuderias, pilotos e carros para a maior festa do automobilismo mundial. O Hotel Transamérica São Paulo mais uma vez fará parte desse espetáculo como o Hotel Oficial da Fórmula 1.

Uma programação especial foi preparada para os dias da corrida e os que a antecedem. O Piano Bar receberá nova decoração e se transformará no já famoso Boteco HT, ponto de encontro das escuderias. Complementando o clima esportivo, Paulo Solaris trará uma nova exposição de arte, com esculturas especialmente preparadas para o evento.

HÓSPEDES ILUSTRES
Desde que o GP Brasil voltou para São Paulo, em 1989, o Transamérica São Paulo recebe grandes nomes do esporte. Os pilotos Michael Schumacher e o irmão Ralph, Kimi Raikkonen, Juan Pablo Montoya, Felipe Massa, Mark Weber (foto) - o mais bem cotado e líder dessa temporada com 220 pontos, e o CEO da Formula One Management (FOM) Bernie Ecclestone já foram hóspedes do único resort urbano de São Paulo.

2 comentários:

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