terça-feira, 12 de outubro de 2010

.:. AUTO-NOTÍCIAS - 12-10-2010 .:.

PEUGEOT 307: LINHA 2011 GANHA MAIS TECNOLOGIA

Destaque fica para as versões Presence Pack e Feline, que agora dispõem de USB Box, Bluetooth e Streaming, entre outros itens, ao seu pacote completo de equipamentos.
Já se encontra na rede de concessionárias Peugeot a linha 2011 do 307 Hatchback. Aliado à esportividade, conforto e segurança característicos do veículo, os novos ano/modelo receberam equipamentos de série que ressaltam seu pacote tecnológico.

Referência em seu segmento, o Peugeot 307, dessa forma, passa a oferecer uma relação de custo x benefício ainda mais atrativa ao consumidor. Desde a versão de entrada, Presence, o veículo dispõe de uma extensa lista de itens, como airbag duplo frontal, freios ABS de última geração, direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais e com sistema antiesmagamento, entre outros.

Em sua versão Presence, o modelo incorporou rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, grade dianteira cromada e frisos de proteção lateral e dos para-choques na cor do veículo.

Já na Presence Pack – que se sobressai como uma das mais completas de seu segmento – o 307 traz de série na linha 2011, além de todos os equipamentos da versão de entrada, limpador automático de para-brisa com sensor de chuva indexado à velocidade, espelho interno eletrocrômico (que proporciona visibilidade ideal ao evitar o ofuscamento do condutor de acordo com a intensidade de luz refletida) e acendimento automático dos faróis.

Com teto solar elétrico com fechamento automático no telecomando da chave, a versão incorporou ainda USB Box com Bluetooth e Streaming. Localizado dentro do porta-luvas, o equipamento permite que o cliente conecte seu pendrive ou tocador de MP3 e ouça suas músicas prediletas.

Além disso, o Bluetooth oferece inúmeras facilidades ao ocupante, possibilitando o sincronismo do telefone celular (desde que o aparelho disponha do recurso) com o áudio do veículo, obtendo e controlando, por meio da tela multifunções do console central, funções como: memorização das últimas chamadas feitas e recebidas, ativar chamada em espera, continuar a comunicação mesmo ao desligar o veículo e chamar os números diretamente do telefone.

O Streaming permite a reprodução de músicas diretamente do celular (desde que o aparelho disponha do sistema Bluetooth) para o áudio do veículo sem que nenhum cabo seja conectado. A função de reprodução, pausa, avanço e retrocesso pode ainda ser controlada via comando do sistema de som localizado na coluna de direção.

Já a versão topo de linha Feline, que também incorpora o sistema USB Box com Bluetooth e Streaming, vai além na oferta de equipamentos de conforto ao disponibilizar itens de série como arcondicionado automático digital com duas zonas de climatização, piloto automático e regulador de velocidade, retrovisores externos rebatíveis eletricamente e revestimento dos bancos em couro (natural e sintético).

PEUGEOT 307: PRAZER AO DIRIGIR
O Peugeot 307 destina-se a um público exigente, que valoriza o prazer de dirigir tão prezado pela Marca. Com generoso espaço interno, que possibilita o transporte de até cinco passageiros com conforto, o modelo apresenta acabamento que reflete sua personalidade esportiva, como os detalhes em aço escovado no painel, maçanetas internas das portas, console central e aeradores do ar-condicionado.

Em relação à ergonomia, o 307 oferece ao condutor a posição ideal de condução. Com espuma de ótima densidade e formato anatômico, o banco do motorista possui regulagem de altura e a coluna de direção conta com ajuste de altura e profundidade.
Sob o capô, o modelo disponibiliza duas motorizações para atender as diferentes necessidades do consumidor: o 1.6 L Flex 16V que produz até 113 CV de potência a 5.600 rpm quando abastecido com etanol, e torque máximo de 15,5 mkgf a 4.000 rpm (álcool), nas versões Presence e Presence Pack, e o 2.0 L Flex 16V de até 151 CV de potência a 6.000 rpm, com torque máximo de 22 mkgf a 4.000 rpm (álcool), presente nas versões Presence Pack e Feline.

No caso do motor 2.0 L, o veículo vem equipado com transmissão automática seqüencial Tiptronic, que permite a troca manual marchas. Em qualquer um dos modos de condução, o gerenciamento eletrônico do sistema busca sempre o máximo desempenho com o menor consumo de combustível.

Isso é possível devido à atuação do conversor de torque pilotado, que possibilita a ação do freio motor, mantendo seu funcionamento ideal entre a velocidade do veículo e a rotação do motor.

Aliada a essa motorização, a condução dinâmica do Peugeot 307 é favorecida por sua ótima ligação ao solo, que garante estabilidade exemplar do modelo proporcionada pelo conjunto de suspensão independente.

O PREÇO PÚBLICO SUGERIDO DA LINHA 2011 É O SEGUINTE:
Presence – R$ 52.800,
Presence Pack – R$ 55.850,
Presence Pack Automático – R$ 62.100
Feline – R$ 68.300.

FORD LANÇA CONCURSO DE DESIGN DO FIESTA 2020 COM PREMIAÇÃO NO SALÃO DO AUTOMÓVEL

Já estão abertas as inscrições para o Concurso Ford Novos Talentos do Design, que vai dar um Ford Ka e outros prêmios para os criadores da melhor proposta de desenho para o Fiesta 2020. A seleção dos vencedores será feita por um júri de especialistas durante o Salão do Automóvel 2010 e haverá, também, um prêmio para o escolhido pela votação popular.

Já estão abertas as inscrições para o Concurso Ford Novos Talentos do Design, que vai dar um Ford Ka e outros prêmios para os criadores da melhor proposta de desenho para o Fiesta 2020. A seleção dos vencedores será feita por um júri de especialistas durante o Salão do Automóvel 2010 e haverá, também, um prêmio para o escolhido pela votação popular.

O concurso é uma das atrações que a Ford levará para a exposição, de 27 de outubro a 7 de novembro, no seu estande batizado como Ford Design Hall 2010. Além do New Fiesta, a marca tem como destaques o esportivo Mustang Shelby GT500 2010, a picape F-250 Super Duty e o conceito Explorer América, ao lado de outros lançamentos e "show cars". Todos os produtos estarão organizados de acordo com os quatro novos pilares da marca - Qualidade, Segurança, sustentabilidade e Criatividade -, mostrados pela primeira vez ao público.

O Concurso Ford Novos Talentos do Design é voltado para estudantes de Design de 11 universidades de cinco estados brasileiros: FAAP, Belas Artes, Mackenzie, UniverCidade do Rio de Janeiro, PUC-RJ, PUC-PR, UniRitter, Unicenp, Uneb, Faculdade da Cidade de Salvador e UFBA.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.forddesignhall.com.br, até o dia 15 de outubro.

Os 10 melhores desenhos serão expostos na área VIP do estande da Ford e também estarão abertos à votação do público durante o Salão do Automóvel. Todos os finalistas serão convidados a participar do evento de seleção final, com passagem e estadia por conta do patrocinador, em que terão oportunidade de defender a sua proposta, e receberão um certificado de reconhecimento.

Um júri formado por designers do mercado e da Ford vai apontar os três vencedores. O primeiro ganha um Ford Ka e um tablet interativo (computador portátil), o segundo um tablet interativo com Photoshop e o terceiro um MacBook. O vencedor pelo voto popular recebe um vale Apple no valor de R$1.500.

"O concurso é uma forma de estimular a criatividade dos jovens designers e, também, de atrair novos talentos para a indústria automobilística", explica João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford América do Sul. "A interação com o público, por meio da exposição e votação no salão, é uma oportunidade que contribui para valorizar os participantes."

ATRAÇÕES INTERATIVAS
O estande da Ford reserva também atrações para que o público possa conhecer e interagir com os lançamentos. Binóculos especiais estarão à disposição para quem quiser fazer um passeio virtual de 360º dentro do crossover Edge e conferir todos os seus itens de segurança.

Também será possível fazer um test-drive virtual com o Focus nas pistas do Campo de Provas da Ford em Tatuí. Um simulador 3D reproduz os circuitos de testes da fábrica e permite conferir os itens de qualidade do veículo. O estande conta ainda com área VIP de recepção e uma oficina de brinquedos para as crianças, com brincadeiras, jogos e atividades para divertir e educar

VOLVO CARS PLANEJA DOBRAR AS VENDAS NO BRASIL EM 2011

A Volvo Cars Brasil espera atingir em 2011 um desempenho superior ao obtido no ano passado, quando registrou o expressivo crescimento de 96% e praticamente dobrou as vendas na comparação com 2008.

Apoiada na combinação entre o lançamento de novos produtos – como o Novo S60, V60 e a linha R-Design para os modelos C30 e XC60 – e a ampliação da rede de distribuidores, a meta da empresa sueca é atingir a marca de 5 mil unidades vendidas no mercado brasileiro no próximo ano.

"Nosso plano de crescer em 2011 em proporção semelhante ao resultado atingido no ano passado é bastante ousado. Além de termos duplicado as vendas e alcançado o recorde histórico no País, ganhamos ao final de 2009 um protagonismo maior na operação mundial da Volvo Cars", explica Anders Norinder, Presidente da Volvo Cars América Latina e Caribe.

De fato, ao passar de 1.098 unidades em 2008 para 2.150 unidades em 2009, o Brasil ficou na primeira colocação do ranking dos mercados em que a marca apresentou maior evolução, seguido pela China (77,3%), Taiwan (23%) e Polônia (16,7%). No levantamento do crescimento por volume, o Brasil, com 1.042 unidades a mais em relação a 2008, ficou atrás apenas da China (9.765), mas à frente do Reino Unido (1.030).

O principal responsável pelo recorde absoluto da marca no Brasil no ano passado foi o crossover XC60 (foto), que liderou as vendas do segmento com 1.498 unidades vendidas, o que correponde a cerca de 80% do volume total da marca. A partir de outubro deste ano, o XC60 chega ao Brasil com um motor ainda mais potente.

O propulsor de 285 cv ganha em potência e passa a oferecer 304 cv nas três versões disponíveis no País – Comfort, Dynamic e Top –, todas equipadas com tração integral e com o City Safety, dispositivo que aciona automaticamente os freios na iminência de colisão até 35 kmh. Outra novidade é que o XC60 passará a vir em 2011 também na versão esportiva R-Design, assim como o hatchback C30.

A principal aposta da Volvo Cars no Brasil para o próximo ano, porém, fica por conta do Novo S60. Equipado com o mesmo motor T6 3.0 turbo de 304 cv do XC60, o novo sedã de luxo será a principal atração da Volvo Cars no Salão do Automóvel, que acontece entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro, em São Paulo.

Apontado como "o carro mais dinâmico já produzido até hoje pela Volvo", o Novo S60, ainda sem preço definido para o mercado brasileiro, alia os três valores que contribuiram ao longo dos anos para consolidar mundialmente a marca Volvo: design escandinavo inovador, tecnologia e segurança.

No segundo semestre de 2011, chega ao Brasil o V60, apresentado oficialmente no Salão de Paris. Ambos contam com um dispositivo de segurança inédito na indústria automobilística: o "Pedestrian Detection", que identifica por meio de radar a presença de pessoas no raio de ação do veículo e emite alerta sonoro e visual. Caso não haja reação do motorista, o freio é automaticamente acionado para evitar ou atenuar consideravelmente o impacto e, assim, proteger a vida dos pedestres.

A chegada dos dois novos modelos ao mercado brasileiro impulsionou a Volvo Cars Brasil a ampliar sua rede de concessionárias no território nacional. O próximo alvo da empresa é o estado de Santa Catarina, com a abertura de uma nova revenda em Florianópolis ainda neste ano.

2010: RETOMADA GLOBAL E NOVO RECORDE NO BRASIL

A Volvo Cars planeja encerrar 2010 com 2.400 unidades vendidas no Brasil, resultado 11,5% superior ao volume atingido em 2009 (2.150). Embora a marca tenha registrado crescimento de 26,5% nos primeiros seis meses do ano na comparação com o mesmo período do ano passado, dois fatores impactaram nas vendas da Volvo Cars Brasil nos três primeiros meses do segundo semestre: a evolução das vendas globais da marca e o atraso na holomogação do XC60 2011 no mercado brasileiro.

A retomada das vendas globais da Volvo Cars após a crise econômica mundial, por exemplo, fez com que boa parte das unidades produzidas na Suécia e na Bélgica fosse direcionada prioritariamente aos países da Europa e da América do Norte, o que refletiu diretamente na distribuição de veículos no Brasil e em outros países da América Latina.

O gap de produção para atender a demanda global crescente foi ocasionado principalmente pelo fechamento de vários fornecedores de componentes em diversas partes do mundo. Entre os mercados que mais cresceram no primeiro semestre, destaque para China (88%), Reino Unido (58%) e Suécia (26%).

"A Volvo Cars pretende fechar o ano com vendas globais de 410 mil unidades, o que representará um crescimento de 25% em relação a 2009", explica Douglas Pontele, Diretor Comercial da Volvo Cars Brasil. De janeiro a agosto, a Volvo Cars vendeu 240.382 unidades no mundo, volume 15,5% maior em relação ao mesmo período de 2009.

O aumento da demanda global por carros da marca já resultou, por exemplo, no anúncio da efetivação em setembro de 140 profissionais na fábrica de Torslanda, na Suécia, onde são produzidos os modelos V60 e XC90, além da previsão de outras 100 novas contratações na mesma planta até abril de 2011.

Além da produção, o atraso na homologação local do XC60 foi o fator que mais comprometeu as vendas da marca em julho e agosto. O processo de homologação do líder de vendas da marca no Brasil, exigido em razão do novo motor T6 3.0 turbo, teve início em maio deste ano e apenas na primeira quinzena de setembro foi aprovada a homologação para a comercialização das 100 primeiras unidades.

"Estamos seguindo desde o início todos os procedimentos exigidos para a homologação e esperamos que o processo seja concluído o mais rápido possível para retomarmos nosso patamar normal de vendas", conclui Pontele.

MUDANÇAS

Com a concretização da aquisição da Volvo Cars Corporation pela chinesa Zhejiang Geely Holding Group, a sede da Volvo Cars América Latina e Caribe deixa de ser dentro da fábrica da Ford Motor Company do Brasil, em São Bernardo do Campo, onde o escritório do extinto PAG (Premier Automotive Group) da Ford estava instalado desde 2000.

Em novembro, a Volvo Cars América Latina e Caribe muda sua sede para o bairro do Brooklin, em São Paulo, passando a ocupar o décimo andar do Edificio Igarassu, localizado na Rua Surubim, 577, no quadrilátero entre a Marginal Pinheiros, a Avenida dos Bandeirantes e a Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini.

Da esquerda para direita: Douglas Pontes, Cristiana Pontual, Ander Norinder, Vitor Franchini e Luis Rezende

Além da mudança de endereço, a Volvo Cars anuncia também novos nomes na sua diretoria:

Cristiana Pontual é a nova Diretora de Marketing da Volvo Cars América Latina e Caribe e Douglas Pontele o novo Diretor Comercial da Volvo Cars Brasil. Liderado por Anders Norinder, o time que terá o desafio de duplicar novamente as vendas da Volvo no Brasil é formado ainda por Vitor Franchini, Diretor Técnico de Serviço ao Cliente, e Luis Rezende, CFO da Volvo Cars América Latina e Caribe.

CHEVROLET OFERECE ACESSÓRIOS PARA PERSONALIZAR O CAMARO

Faixas no capô o trazem ao Brasil o visual do Bumblebee, estrela da trilogia Transformers

Apliques estéticos deixam o interior ainda mais futurista
Esportivo será apresentado ao público no 26º Salão Internacional do Automóvel

Serão inicialmente 7 itens para deixar o muscle car ainda mais exclusivo


Ter um esportivo como o Chevrolet Camaro na garagem é o sonho de muita gente. Imagine então, poder personalizar seu Camaro e deixá-lo ao seu gosto, único. Pensando nisso, a Chevrolet está trazendo ao Brasil – e vai apresentá-la juntamente com o esportivo, no 26º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo – uma linha de acessórios originais do Camaro, a fim de permitir a customização do esportivo, mantendo os níveis de qualidade encontrados no modelo de série, que será vendido em cinco diferentes cores: amarelo, branco, prata, preto e vermelho.

Na primeira lista de acessórios oferecidos há sete itens: cobertura para o motor, dois tipos de faixa decorativa: tampa do tanque em aço escovado, grade frontal, apliques estéticos para o interior e capa protetora.

Nas cores amarela, vermelha e preta, a cobertura do motor dá um visual diferenciado coração V8, de 6,2 litros, que gera 406 cv, que equipa a versão SS do esportivo. Além deste motor, o Camaro vem equipado com a transmissão seqüencial/automática de seis velocidades, que contam borboletas no volante, para permitir uma condução mais esportiva.

Além de um desempenho extraordinário, o Camaro ainda oferece tecnologia para seus ocupantes. É o AFM (Active Fuel Management) ou desligamento automático dos cilindros. Em velocidades de cruzeiro, como em uma viagem tranquila por uma estrada, o sistema de injeção desliga quatro cilindros, reduzindo o consumo de combustível – que pode ser aferido pelo computador de bordo – e aumentando significativamente a autonomia do esportivo.

Externamente, para diferenciar ainda mais as premiadas linhas do Camaro - seu visual agressivo já lhe rendeu, em abril de 2010, o prêmio World Car Design of The Year (Melhor Desenho de Carro no Mundo do Ano) – a Chevrolet oferece dois tipos de faixas decorativas. O primeiro é um conjunto de três faixas (uma central, sobre o capô e a tampa traseira e outras duas na lateral) e em três diferentes cores: preta, cinza e branca.

O segundo tipo de faixa é bem mais conhecido pelos fãs do Camaro, trata-se de uma faixa dupla, nas cores preta, branca, prata e cinza, que já estampou a carroceria do Bumblebee, um dos robôs da trilogia Transformers.

O design surpreendente do Camaro, com um visual que é muito próximo ao conceito original, retrata a herança de sua primeira geração, produzida de 1967 a 1969. Além das faixas, o consumidor pode personalizar seu esportivo com uma nova grade frontal e também com uma tampa de combustível em aço escovado.

E para manter a pintura do seu Camaro intacta quando estacionado, a Chevrolet oferece dois modelos de capas protetoras: uma cinza com faixas pretas e a vermelha, também com faixas pretas.

O interior é um capítulo à parte no Camaro. O painel é futurista e os mostradores são em profundidade e envolvidos por duas molduras quadradas. Além disso, a sensação de bem estar é ampliada pela iluminação em Ice Blue – a mesma tonalidade encontrada no Agile e no Malibu – que é composta por uma fileira de LED azul, que percorre parte das duas portas.

Como acessório a Chevrolet oferece novos revestimentos de portas, feitos em um material brilhante e colorido – são três opções de cores: amarela, branca e prata. Alem das portas, o revestimento feito em uma resina especial também decora o painel do Camaro, dando um toque diferenciado e ainda mais exclusivo ao interior.

Completando o ar modernista ainda vão – no console central - quatro outros marcadores em formato retangular, que medem a pressão e a temperatura do óleo, a voltagem da bateria e a temperatura do fluido da transmissão de marchas.

Além do visual diferenciado, o Camaro ainda vem equipado de série com o Head-Up Display (HUD), um sistema que reflete algumas informações no para-brisa do veículo. A idéia é a de que, em um veículo esportivo (o Corvette também oferece o equipamento), o motorista não desvie o olhar da estrada – por isso as informações ficam refletidas diretamente para-brisa.

O HUD nasceu em projetos militares que a GM executou para as forças armadas norte-americanas. Dentre as informações refletidas, o motorista pode visualizar a velocidade, a rotação do motor e a até a estação de rádio. O condutor ainda pode personalizar a altura e a intensidade das imagens.

CONCEITO FORD EXPLORER AMÉRICA MOSTRA O FUTURO DOS UTILITÁRIOS ESPORTIVOS NO SALÃO 2010
O conceito Ford Explorer América é uma das atrações da Ford no Salão do Automóvel 2010, de 27 de outubro a 7 de novembro, em São Paulo, ao lado do New Fiesta, do esportivo Mustang Shelby GT500 2010, da superpicape F-250 Super Duty e outros "show cars" e modelos nacionais e internacionais.

O Explorer America aponta para o futuro dos utilitários esportivos, segmento que passou por uma grande transformação nos últimos anos. Além de potência, robustez e estilo de vida aventureiro, o conceito oferece mais eficiência, flexibilidade e economia de combustível até 30% maior. Sua principal inovação é o motor EcoBoost V6 de 3.5 litros, com turbo e injeção direta de combustível, que gera a potência de 344 cv.

O veículo, com capacidade para seis pessoas, adota também um novo conceito de construção, com carroceria mais leve e melhor dirigibilidade. A transmissão de seis velocidades com controle "autoshift" permite a redução de marchas por meio de um botão e ajuda a economizar combustível, assim como a direção com assistência elétrica.

O design do Explorer América é moderno e musculoso, com grade integrada de três barras, capô curvo, vidro traseiro envolvente e porta traseira corrediça. Internamente, ele traz diversos dispositivos inteligentes: assentos deslizantes e rebatíveis com um único toque para fácil acesso ao banco de trás, mesa de trabalho com assentos, bússola tridimensional e unidade de navegação com mapa topográfico incorporados ao painel.

Nenhum comentário: