terça-feira, 12 de outubro de 2010

.:. SAÚDE - 12-10-2010 .:.

DIA MUNDIAL DA VISÃO - 14 DE OUTUBRO

Anualmente, na segunda quinta-feira de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Visão, cujo objetivo é destacar a importância da prevenção da cegueira evitável e da deficiência visual.


Idealizado pela Organização Mundial da Saúde, em parceria com a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB), a data faz parte do Programa Visão 2020, que busca eliminar a cegueira evitável até aquele ano. Lançado em 1999, o Programa é coordenado em nosso País pelo Ministério da Saúde, organizações não-governamentais, organizações profissionais e grupos da sociedade civil para a implementação de serviços oftalmológicos efetivos e eficientes em todo o Brasil.

A OMS estima em 180 milhões o número de pessoas em todo o mundo que apresentam algum tipo de deficiência visual, dos quais cerca de 50 milhões são cegos. Sob o aspecto legal, considera-se cego qualquer indivíduo com acuidade visual inferior a 20/200 ou cujo campo visual seja menor de 10 graus. O Brasil tem cerca de quatro milhões de deficientes visuais e aproximadamente 1, 25 milhão de cegos.

É importante ressaltar, entretanto, o impacto de qualquer problema visual independente da idade: 70% da relação do indivíduo com o mundo se dão através da visão, alerta a Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

BRASIL TEM 20 MILHÕES DE IDOSOS
Com os atuais recursos sanitários e de prevenção, a qualidade de vida vem melhorando, mesmo em países como o Brasil, onde a estimativa de vida até há algum tempo era bem inferior a dos países desenvolvidos. Recente pesquisa divulgada pelo IBGE mostra que hoje, apesar de ainda estarmos longe de países como o Japão, esta estimativa já está em 71,3 anos e que a população de idosos subiu 47,8% nos últimos 10 anos.

Atualmente com 20 milhões de idosos, o Brasil, juntamente com a Rússia, Índia, China e África do Sul, já responde por 40,6% da população mundial de idosos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) existem quatro estágios de envelhecimento: meia idade (45 a 59 anos), idoso/idosa (60 a 74 anos), ancião/anciã (75 a 90 anos) e velhice extrema- 90 anos em diante.

VISTA CANSADA, PRIMEIRO SINAL DE ENVELHECIMENTO
" A visão é o primeiro sentido a sofrer os efeitos do envelhecimento. E os primeiros sintomas surgem geralmente a partir dos 40 anos, quando a maior parte das pessoas começa a sofrer de presbiopia, comumente chamada de vista cansada, que ocorre devido ao enfraquecimento do cristalino. Esta lente natural do olho começa a se contrair menos e perde a acomodação, que é a capacidade refrativa, dificultando a visão para perto. A presbiopia, no entanto, pode ser corrigida com óculos, lentes e cirurgia", informa o Dr. Valter Justa, Diretor do Centro Visual.

Principais causas de cegueira ou deficiência visual nos idosos
Catarata (única causa de cegueira reversível), glaucoma e DRMI (degeneração macular relacionada à idade) são as principais causas da cegueira ou deficiência visual nos idosos, além de problemas de refração, alerta a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, destacando a importância da consulta oftalmológica periódica a partir dos 40 anos.

“Além da catarata, do glaucoma e da DRMI, a retinopatia diabética, que pode levar à cegueira, é outro fator de risco para os idosos. Ela está ligada diretamente ao tempo de evolução e mau controle da doença, pressão arterial elevada, fumo e outros fatores de risco, os quais podem provocar aumento da permeabilidade vascular e uma neovascularização, provocando danos na retina", aponta Dr. Valter Justa.

MEDIDAS PREVENTIVAS
Com o aumento da expectativa de vida e a queda da fecundidade, a tendência de envelhecimento da população brasileira se consolidou e tende a aumentar, trazendo com ela problemas visuais antes comuns a um grupo pequeno. Aliado a esse fator, um outro preocupa os especialistas: o estresse e hábitos da vida moderna, que estão antecipando doenças como a DRMI (hoje já comum em indivíduos com menos de 60 anos).

Felizmente, 70 a 80% dos problemas provocados por essas causas podem ser prevenidos com medidas profiláticas, evitando-se exposição ao sol sem protetores solares, óculos e chapéus, ingestão maior de peixes, verduras e frutas, recomenda a Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

CATARATA
A catarata é a opacificação do cristalino, que prejudica a entrada de luz nos olhos, provocando a diminuição da visão. As alterações podem levar à cegueira, mas é o único caso de cegueira reversível. Graças aos modernos recursos cirúrgicos, as chances de recuperação plena se aproximam dos 100%. Segundo os especialistas, 85% das cataratas estão classificadas na categoria de senis, incidindo principalmente na população de mais de 60 anos.

Enquanto nos países desenvolvidos realizam-se cinco mil cirurgias de catarata por ano e por milhão de habitantes, o Brasil não chega ao mínimo de três mil, como preconiza a OMS. Apesar das sucessivas campanhas desenvolvidas pelo governo com o apoio das entidades oftalmológicas, estima-se que sejam realizadas 360 mil cirurgias por ano, ao invés das 540 mil necessárias.

GLAUCOMA
Doença ocular que provoca lesão no nervo óptico e campo visual, o glaucoma, se não detectado e tratado precocemente, leva à cegueira irreversível. Estima-se que existam cerca de 1,5 milhões de brasileiros portadores de glaucoma, embora o número deva ser muito maior, mas não há estatísticas confiáveis. O glaucoma é geralmente tratado com colírios. Quando estes não surtem efeito, opta-se pela cirurgia.

DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (DRMI)
Ocorre geralmente a partir dos 60 anos e afeta a área central da retina (mácula), provocando baixa visão central, dificultando principalmente a leitura. Os danos à visão central são irreversíveis, mas a detecção precoce e os cuidados podem auxiliar no controle da doença.

Fotocoagulação com raio laser e agora os novos medicamentos podem retardar e até deter a doença. Não existem estatísticas sobre a DRMI no Brasil, mas no mundo ela já cegou a três milhões de pessoas.

Nenhum comentário: