segunda-feira, 4 de outubro de 2010

.:. PORTA-LUVAS - 1ª PARTE - 04-10-2010 .:.

EXPOSIÇÃO FILIGRANAS
A Arte Pensamento realiza no dia 06 de outubro, às 19 horas, no Salão Multi Uso do Centro Dragão do Mar, a exposição FILIGRANAS do artista plástico Miguel Guiter. A mostra que ficará em cartaz até o dia 28 de novembro, conta com obras feitas em filigranas (também conhecida como Quiling) de papel que formam diversas imagens e remetem às criações de Chuck Close e Vik Muniz

Gatos

Miguel Guiter
Padre Cícero
Miguel Guiter e a deslumbrante Gláucia Tavares
Patativa do Assaré
Barak Obama

Acredita-se que o quilling deva existir há pelo menos quinhentos anos. Existem registros de trabalho com Quilling datados do Século XVIII e XIX, nas ordens religiosas européias. O Quilling era considerado um hobby que preenchia o tempo de senhoras, que utilizavam penas como ferramenta de Quilling, para enrolar o papel.

Também conhecido como Filigrana de Papel, é bem provável que o quiling fora inspirado nos Filigranas de Metal. Por isso, no início as peças produzidas em Quilling eram feitas em dourado e os principais objetos decorados eram cestas, potes de chá, bandejas, móveis, porta-retratos e braceletes.

Quilling cruzou o oceano, indo da Inglaterra para os EUA, onde era ensinado em escolas de bordado. Por alguma razão, o Quilling caiu na obscuridade no final de 1800 e não voltou à tona até o meio do século XX. Felizmente, assim como outros tipos de artesanato, o Quilling ressurgiu com materiais mais modernos.

SOBRE O AUTOR

Miguel Jaime Guiter, nascido em 1935, na cidade de Paraná, na província argentina de Entre Rios, é um artesão por excelência. Desde o tempo de criança, já se dedicava à realização de composições artisticas, onde as imagens criadas eram elaboradas com a colagem de selos.

No fim da década de sessenta muda-se para o Rio de janeiro e no inicio dos anos setenta, começou com a atividade gráfica. Em 1988 chega a Fortaleza onde instala a gráfica OCHO,referência na comercialização de produtos gráficos.

Patativa do Assaré, Rachel de Queiroz, Lula da Silva, Ariano Suassuna, Barack Obama, Che Guevara, Carlos Gardel são alguns dos nomes de pessoas retratadas pelo artista. Em sua obra Miguel Guiter também abre um espaço para “traduzir” obras de artistas como Aldemir Martins e Chico da Silva.

SERVIÇO:
Exposição FILIGRANAS do artista plástico Miguel Jaime Guiter.
Coquetel de abertura dia 06 de outubro de 2010, às 19 horas, no Salão Mult Uso do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
A mostra segue em cartaz para a visitação até o dia 28 de novembro.