FORD EDGE 2011
BELEZA, POTÊNCIA E MUITA TECNOLOGIA:
UM TOQUE DE CLASSE NO MERCADO DE CROSSOVER
O novo Ford Edge 2011 exibe beleza, sofisticação, imponência e leva a um novo patamar de desempenho a segurança e a tecnologia embarcada, com todo o espaço e conforto que só um crossover criativo e "inteligente" como ele é capaz de oferecer. Líder de vendas da categoria nos Estados Unidos, ele passou por uma renovação completa, desde o design, materiais de acabamento, tecnologias de conectividade até o motor 3.5 V6 Ti-VCT, o mais potente e econômico da classe, junto com a transmissão automática sequencial de 6 velocidades com troca de marchas na alavanca do câmbio.
"O Ford Edge 2011 é um show de tecnologia e inovação, por dentro, por fora e sob o capô. Venceu diversos prêmios nos Estados Unidos e é um produto premium que agrega valor à marca e ao portfólio da Ford no Brasil", diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul. "O Ford Edge oferece um nível de tecnologia e qualidade sem igual, com 3 anos de garantia, para clientes exigentes que buscam o melhor da categoria".BELEZA, POTÊNCIA E MUITA TECNOLOGIA:
UM TOQUE DE CLASSE NO MERCADO DE CROSSOVER
O novo Ford Edge 2011 exibe beleza, sofisticação, imponência e leva a um novo patamar de desempenho a segurança e a tecnologia embarcada, com todo o espaço e conforto que só um crossover criativo e "inteligente" como ele é capaz de oferecer. Líder de vendas da categoria nos Estados Unidos, ele passou por uma renovação completa, desde o design, materiais de acabamento, tecnologias de conectividade até o motor 3.5 V6 Ti-VCT, o mais potente e econômico da classe, junto com a transmissão automática sequencial de 6 velocidades com troca de marchas na alavanca do câmbio.
Entre as tecnologias inovadoras e exclusivas oferecidas pelo Ford Edge 2011 estão o sistema MyFord Touch com telas de LCD configuráveis no painel, monitoramento de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado, acesso inteligente sem chave, partida remota, acionamento do motor por botão Ford Power, sistema multimídia SYNC® de segunda geração com conexão Bluetooth para celular e comandos de voz, som Sony® de qualidade premium, central de mídia com duas entradas USB, conexão para cartão de memória SD, entrada de áudio e vídeo, chave configurável MyKey, câmera de ré, sensor de chuva e bancos com ajuste elétrico em 10 direções.
ALTO PADRÃO DE SEGURANÇA E CONFORTO
Seu conjunto completo de segurança inclui tração AWD, 6 air bags, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, câmera de ré, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, economizador de bateria, sistema antifurto EPATS, controle eletrônico de tração e de estabilidade AdvanceTrac, que garante mais segurança em curvas e manobras bruscas, reduzindo os riscos de derrapagens e capotamento, e sistema SOS de alerta pós-acidente.
O interior ficou ainda mais requintado e silencioso, com aprimoramentos na isolação acústica e nova opção de acabamento em couro cinza Light Stone. Entre outros equipamentos de conveniência e conforto, ele oferece sistema de abertura e partida sem chave - basta estar com a chave no bolso para abrir a porta, ou ligar o carro usando o botão Power Start -, abertura automática do porta-malas e sistema EasyFold de rebatimento dos bancos para transporte de volumes.
DESIGN FLUIDO E ROBUSTO
O Ford Edge 2011 traz um visual criativo e robusto, vibrante e "high-tech", que reflete o seu alto conteúdo de tecnologia embarcada. As novidades incluem o capô, grade dianteira, faróis, para-lamas e para-choque dianteiro, lanternas e aerofólio traseiro, complementadas por novas rodas de 18 e 20 polegadas. As linhas retas dão lugar a formas curvas e harmoniosas, mais leves e expressivas, inspiradas no design Kinetic da Ford.
A sua presença imponente é reforçada pela grade dianteira cromada maior e mais robusta e pelo spoiler traseiro saliente. A coluna dianteira avança em linha fluida para o capô, que tem suas formas esculturais evidenciadas por vincos discretos. Os piscas são integrados aos faróis.
As lanternas traseiras também são projetadas com estilo e tecnologia para criar uma aparência mais moderna, com muito requinte. A lente interna secundária parece flutuar, usando peças reflexivas não convencionais. As ponteiras de escapamento são mais longas e de 4 polegadas. Apliques na tampa do porta-malas, em duas partes, completam as mudanças na traseira.
MOTOR V6 MAIS POTENTE E ECONÔMICO
O motor V6 de 3.5 litros do Ford Edge 2011 incorpora tecnologias avançadas que aumentam a potência e o torque com uma economia de combustível sem igual na categoria. Ele gera uma potência de 289 cv (a 6.500 rpm) - 20 cv a mais que o modelo anterior - e torque de 343 Nm (a 4.000 rpm), com transmissão automática sequencial de 6 velocidades que permite a troca de marchas através do botão localizado na alavanca de câmbio e entrega mais performance com economia de combustível.
O duplo comando variável e independente de válvulas (Ti-VCT) é uma de suas inovações. Ele permite o ajuste contínuo do motor ao fluxo de ar para obter máxima eficiência e aumenta em cerca de 4% a economia de combustível. A redução da rotação da marcha lenta de 620 para 600 rpm também contribui para a economia, assim como mudanças feitas na carroceria para aumentar a eficiência aerodinâmica.
O Ford Edge 2011 vem ainda com um sistema aprimorado de corte de combustível nas desacelerações, que interrompe a alimentação quando o torque do motor não é exigido, como ao reduzir a velocidade na estrada.
INTERIOR SILENCIOSO
A aplicação de novos materiais isolantes trouxe uma redução significativa no nível de ruído de rolagem e de vento do veículo. Ele ganhou para-brisa e vidros laterais acústicos, mais espessos, a adição de espumas expansíveis nas caixas de rodas e no pilar traseiro, isolamento mais eficiente no painel corta-fogo e cobertura do motor com material fonoabsorvente. O forro de teto e o carpete acústicos também contribuem para a absorção de ruídos.
O sistema de admissão de ar e o escapamento foram retrabalhados para melhorar a sonoridade do motor. O conversor de torque da transmissão também foi modificado para reduzir as rotações do motor e o ruído durante manobras de saídas.
PAINEL CONFIGURÁVEL E INTERATIVO
O Ford Edge 2011 traz uma tecnologia pioneira na indústria para conectar o motorista com o veículo e seus aparelhos digitais de uma maneira mais inteligente, segura e simples: o sistema MyFord Touch. Em vez dos mostradores tradicionais, ele traz duas telas de LCD coloridas de 4,2 polegadas no painel, ao lado do velocímetro analógico, que tem também um indicador luminoso da marcha selecionada. Dois botões de cinco pontos - como os usados nos novos aparelhos eletrônicos - instalados na direção permitem personalizar as telas e controlar suas funções. Os comandos também podem ser feitos por voz.
Cada categoria de informação é exibida em cores diferentes para facilitar a identificação: vermelho para a parte de entretenimento; azul para a climatização; amarelo para o celular e verde para informações. Uma das telas indica, por exemplo, a ativação do controle de tração, do monitoramento de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado e câmera de ré. Outra tela mostra medidor de combustível, autonomia e consumo instantâneo, sinalização de posição das travas, da abertura do porta-malas, habilitação do controle remoto do ar-condicionado e dos vidros traseiros e ativação do sensor de chuva.
Conta-giros, temperatura da água e computador de bordo são outras funções que podem ser selecionadas, assim como a configuração de idioma (inglês, espanhol ou francês), da medição de distância (em quilômetros ou milhas) e temperatura (em graus Celsius ou Farenheit).
Uma das vantagens do MyFord Touch é reunir todos os controles do veículo em uma área compacta, sem que o motorista tenha de tirar a mão do volante para operá-los. Seu uso é intuitivo para qualquer pessoa que já tenha usado um celular ou um tocador de MP3.
O sistema se completa com a tela de LCD de 8 polegadas do sistema SYNC® instalada no console, com comandos "touch screen". Ela permite visualizar as informações de entretenimento, celular e ar-condicionado, em telas configuráveis, e traz uma central de mídia com duas entradas USB, leitor de cartão de memória e entrada de áudio e vídeo (RCA).
TECNOLOGIAS EXCLUSIVAS
O sistema MyFord é apenas uma das tecnologias exclusivas do Ford Edge 2011. Ele também traz como novidades o sistema de monitoramento de ponto cego (BLIS), o alerta de tráfego cruzado e a chave configurável MyKey.
O sistema de monitoramento de ponto cego (BLIS) aumenta a segurança nas manobras dinâmicas no trânsito. Ele é composto de sensores que avisam, acendendo uma luz nos retrovisores, se um veículo entra na área fora do campo de visão dos espelhos. O alerta de tráfego cruzado facilita a saída de ré de uma vaga de estacionamento, avisando sobre a aproximação de carros na direção perpendicular.
A chave MyKey foi projetada para que os pais possam emprestar o carro aos filhos adolescentes com a certeza de que eles vão dirigir com mais segurança e de modo mais econômico e, também, entregar a chave ao manobrista com mais tranquilidade. Além de aviso de alerta persistente para incentivar o uso do cinto de segurança, o sistema permite limitar a velocidade máxima, o volume do rádio e controlar outros parâmetros de segurança do veículo.
Quando configurado no modo MyKey, o veículo não permite a desativação do controle de tração nem do sistema de monitoramento de pontos cegos e outros sistemas de segurança. Além disso, fornece um relatório de viagem que registra a quilometragem percorrida e outros dados de uso.
SONY® PREMIUM SOUND
A versão Limited do Ford Edge 2011 incorpora sistema de áudio Sony® de última geração no MyFord Touch. Seu painel, com acabamento preto brilhante, dá um toque adicional de sofisticação à cabine. Seus controles são ativados por células de toque: não é preciso apertar, basta encostar o dedo na função desejada. Um sinal de luz e um som de bip confirmam a ativação.
Um dos destaques do Sony® Premium Sound é sua extraordinária qualidade de som. Com 12 alto-falantes de alta qualidade e amplificador totalmente digital, ele gera 390 W de potência contínua (RMS). Além disso, sua tecnologia Dolby Pro Logic II cria um som ambiente digital 5.1 dentro do veículo para uma experiência auditiva exclusiva. A entrada (rádio AM/FM, CD, dispositivos pessoais) e o ajuste de graves, agudos, fade e balance são exibidos na própria tela.
VERSÕES COMPLETAS E PREÇOS
O Ford Edge 2011 é disponível nas versões SEL e Limited, com 3 anos de garantia. A SEL vem com: transmissão automática sequencial de seis velocidades SelectShift, tração AWD, rodas de 18 polegadas, 6 air bags, ar-condicionado "dual zone", bancos de couro preto, sensor de ré, banco com ajuste elétrico em 10 posições para o motorista e 6 posições para o passageiro, sistema EasyFold de rebatimento dos bancos, CD player/MP3 com entrada auxiliar e chave configurável MyKey, por R$122.100.
A versão Limited traz também: sistema MyFord Touch com SYNC® de segunda geração, abertura e fechamento automático do porta-malas, partida remota, botão de partida Ford Power e acesso inteligente, câmera de ré, Sony® Premium Sound, rodas de 20 polegadas, sistema de monitoramento de pontos cegos e tráfego cruzado, sensor de chuva, bancos com memória e acabamento em couro na cor cinza Ligth Stone e materiais de acabamento diferenciados, por R$133.910. Com a opção do teto solar panorâmico "Vista Roof" o preço é R$142.610.
A garantia de três anos e a assistência técnica oferecida pela Rede Ford em todo o Brasil são outras vantagens da linha Edge 2011, que conta com os preços de revisão e da cesta de peças de reposição mais econômicos da categoria.
VOLKSWAGEN DO BRASIL AMPLIA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO
• Novas instalações de pintura aumentarão a capacidade da fábrica Anchieta para 1.600 veículos por dia
• Ampliação faz parte do plano de investimentos de R$ 6,2 bilhões da empresa para o País entre 2010 e 2014
• Empresa prevê 23 lançamentos em 2011
Com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva da fábrica da Anchieta de 1.300 para 1.600 veículos por dia, a Volkswagen do Brasil está iniciando a operação das novas instalações de Pintura da unidade de São Bernardo do Campo (SP). Dessa forma, a capacidade total de produção da Volkswagen do Brasil chegará a 3.500 veículos por dia.
A obra faz parte do plano de investimentos da empresa no período de 2010 a 2014, que prevê aportes de R$ 6,2 bilhões no País para o aumento da capacidade de produção e a ampliação da linha de veículos da marca.
Instalações de pintura da fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil
Além de investir em equipamentos, a Volkswagen contratou neste ano um total de 1.300 novos funcionários. Desse total, 600 foram para a fábrica da Anchieta, sendo a metade para as novas instalações da área da Pintura. A empresa conta hoje com um total de 23.000 colaboradores, um número superior em 23% ao número de empregados de 2006.
“Estamos executando as ações necessárias para atender ao crescimento da demanda de veículos no Brasil. A partir de 2014, pretendemos vender um volume anual de 1 milhão de carros no País, em um mercado total que deverá chegar a 4 milhões de unidades”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
MAIOR PARTICIPAÇÃO NAS OPERAÇÕES DO GRUPO
A importância da Volkswagen do Brasil para as operações mundiais do Grupo Volkswagen vem aumentado. O Brasil responde atualmente por 17% das suas vendas totais. “Dessa forma, temos um papel muito importante na nova fase de globalização tecnológica do Grupo, que tem o objetivo de alcançar a liderança mundial no mercado automobilístico em 2018.
“Nessa nova fase, a empresa deverá iniciar, a partir de 2011, a implementação de um processo de maior conexão tecnológica entre os produtos desenvolvidos no Brasil e o que existe de mais moderno dentro do Grupo Volkswagen em todo o mundo”, explica Schmall. A mudança se baseará na utilização de plataformas, plataformas eletrônicas e conjunto motriz desenvolvidos pela companhia globalmente.
“Como parte dessa estratégia de crescimento da marca no Brasil e no mundo, estamos planejamento para 2011 um total de 23 lançamentos no País”, anuncia Schmall. “As novidades vão tornar a nossa linha de produtos mais moderna, competitiva e mais atraente para os consumidores”, declara o presidente da Volkswagen do Brasil.
RESULTADOS DE 2010
Mantendo sua trajetória de crescimento sustentado, a Volkswagen do Brasil deverá atingir uma produção de 832 mil veículos em 2010, o que representará um aumento de 8% em comparação com o ano anterior. Em relação à produção de 2006, o volume previsto para este ano deverá representar um crescimento da ordem de 40% sobre o total daquele ano.
As vendas totais da empresa, entre automóveis e comerciais leves, deverão fechar o ano de 2010 com um volume superior em aproximadamente 5% ao total registrado no ano passado.
Especificamente no mercado de automóveis, as vendas da empresa deverão registrar o mesmo volume de 2009, enquanto as vendas de comerciais leves deverão atingir um crescimento da ordem de 72%. “Com a renovação do portfolio de produtos, consolidamos nossa posição no mercado brasileiro com produtos modernos, com design inovador e que foram aprovados por nossos consumidores”, afirmou Schmall.
Colaborou significativamente para o desempenho das vendas de comerciais leves da marca neste ano o aumento das vendas da pick-up Saveiro, que cresceu 9,4 % na participação de seu segmento, e a introdução da pick-up média Amarok, lançado neste ano.
As exportações da marca deverão fechar o ano com um aumento de 27% em 2010, atingindo cerca de 160 mil veículos. As importações deverão somar um total de 38.000 unidades emplacadas.
SUSTENTABILIADE
A Volkswagen também se destacou no segmento de veículos sustentáveis. A empresa anunciou em 2010 novos modelos que se juntarão ao Polo Bluemotion na categoria de veículos verdes, como o Gol BlueMotion Technology e o Fox BlueMotion, apresentandos no Salão do Automóvel.
O Gol Ecomotion, que proporciona uma economia de cerca de 10% no consumo de combustíveis, foi reconhecido como “O Carro Verde do Ano” pela revista Autoesporte também pelo fato de ter um índice de reciclagem de resíduos sólidos de 97% em seu processo produtivo.
PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS - PCHs
A Volkswagen anunciou em 2010 a construção de sua segunda PCH – Pequena Central Hidrelétrica. A usina irá se juntar à Celan, primeira PCH construída pela companhia e inaugurada este ano. “Juntas, as PCHs terão uma capacidade instalada de 48 MW, o que corresponde a cerca de 40% do consumo total de energia da Volkswagen do Brasil”, segundo Schmall.
NISSAN LEAF TRANSPORTA AS DELEGAÇÕES INTERNACIONAIS NA CONFERÊNCIA DO CLIMA – COP16
Primeiro carro 100% elétrico produzido em escala comercial foi uma das estrelas do evento realizado no México
A Nissan forneceu 20 modelos do 100% elétrico Nissan LEAF para o transporte oficial dos líderes e delegações presentes à Conferência do Clima (COP16), que termina amanhã, sexta-feira (10) em Cancun (México). A companhia participou também do fórum de Soluções Verdes, no qual Carlos Tavares, presidente da Nissan Americas, forneceu informações de como a Nissan, uma companhia cidadã, está na liderança da indústria automotiva ao fazer do segmento mobilidade com zero de emissão uma realidade para consumidores no mundo todo.
A COP16 é a 16ª edição da Conferência do Clima mantida pelas Nações Unidas (ONU) com o objetivo de gerar ações que favoreçam a cooperação global a fim diminuir os efeitos das mudanças climáticas. O evento teve início no dia 29 de novembro e termina na amanhã, dia 10 de dezembro. Já o fórum de Solução Verdes foi aberto no último domingo (5) e foi encerrado ontem, dia 8. Tavares participou das discussões sobre o papel das companhias na luta contra as mudanças climáticas.
A presença da Nissan, co-patrocinadora do evento, está centrada no anúncio de estratégias corporativas executadas no mundo todo com o objetivo de desenvolver uma indústria automotiva sustentável, capaz de minimizar os impactos ao meio ambiente e também contribuir com a redução de emissões de CO2.
Uma das principais ações executadas pela Nissan é o desenvolvimento de tecnologias “verdes”, incluindo os veículos de emissão zero, representados atualmente pelo Nissan LEAF, o primeiro carro 100% elétrico produzido em larga escala no mundo. O Nissan LEAF foi recentemente eleito pela Agência de Proteção ao Meio Ambiente (EPA) dos Estados Unidos como o melhor veículo na categoria tamanho médio para eficiência de combustível e melhor para o meio ambiente.
“A Nissan é líder ambiental na indústria automotiva, o que fica evidenciado pelo lançamento do modelo 100% elétrico e zero de emissão Nissan LEAF”, disse Tavares. “Nós acreditamos que as companhias têm a obrigação de encontrar soluções para reduzir a mudança do clima, executando iniciativas avançadas capazes de influenciar positivamente a sociedade como um todo. Esta é a razão pela qual uma das atividades mais estratégicas de nossa empresa é o Programa Verde da Nissan, que inclui as atividades centradas na preservação do ambiente, e o Nissan LEAF é um exemplo brilhante deste programa.”
O Nissan LEAF é alimentado com baterias laminadas de íon-lítio e tem um motor que oferece 80 kW/280 Nm. Isso garante uma direção com boas respostas, mantendo o que os consumidores esperam de automóveis tradicionais movidos a gasolina. Com uma aceleração vigorosa e atingindo 145 quilômetros por hora, o Nissan LEAF tem autonomia de 160 quilômetros com uma única carga. Pesquisas revelam que esta autonomia é adequada às necessidades diárias da maioria dos motoristas.
Recentemente o Nissan LEAF foi eleito o carro europeu do ano - 2011. Esta é a primeira vez na história de 47 anos da competição anual que o prêmio foi dado a um veículo elétrico, vencendo 40 competidores.
A Nissan também está presente Climate Change Village (Vila das Mudanças Climáticas), um espaço para diálogos relacionados ao assunto. No local o modelo Nissan LEAF e sua avançada tecnologia estão sendo exibidos ao público geral.
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