FORD EDGE 2011
BELEZA, POTÊNCIA E MUITA TECNOLOGIA:
UM TOQUE DE CLASSE NO MERCADO DE CROSSOVER
O novo Ford Edge 2011 exibe beleza, sofisticação, imponência e leva a um novo patamar de desempenho a segurança e a tecnologia embarcada, com todo o espaço e conforto que só um crossover criativo e "inteligente" como ele é capaz de oferecer. Líder de vendas da categoria nos Estados Unidos, ele passou por uma renovação completa, desde o design, materiais de acabamento, tecnologias de conectividade até o motor 3.5 V6 Ti-VCT, o mais potente e econômico da classe, junto com a transmissão automática sequencial de 6 velocidades com troca de marchas na alavanca do câmbio.
BELEZA, POTÊNCIA E MUITA TECNOLOGIA:
UM TOQUE DE CLASSE NO MERCADO DE CROSSOVER
O novo Ford Edge 2011 exibe beleza, sofisticação, imponência e leva a um novo patamar de desempenho a segurança e a tecnologia embarcada, com todo o espaço e conforto que só um crossover criativo e "inteligente" como ele é capaz de oferecer. Líder de vendas da categoria nos Estados Unidos, ele passou por uma renovação completa, desde o design, materiais de acabamento, tecnologias de conectividade até o motor 3.5 V6 Ti-VCT, o mais potente e econômico da classe, junto com a transmissão automática sequencial de 6 velocidades com troca de marchas na alavanca do câmbio.



Seu conjunto completo de segurança inclui tração AWD, 6 air bags, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, câmera de ré, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, economizador de bateria, sistema antifurto EPATS, controle eletrônico de tração e de estabilidade AdvanceTrac, que garante mais segurança em curvas e manobras bruscas, reduzindo os riscos de derrapagens e capotamento, e sistema SOS de alerta pós-acidente.
O interior ficou ainda mais requintado e silencioso, com aprimoramentos na isolação acústica e nova opção de acabamento em couro cinza Light Stone. Entre outros equipamentos de conveniência e conforto, ele oferece sistema de abertura e partida sem chave - basta estar com a chave no bolso para abrir a porta, ou ligar o carro usando o botão Power Start -, abertura automática do porta-malas e sistema EasyFold de rebatimento dos bancos para transporte de volumes.
DESIGN FLUIDO E ROBUSTO
O Ford Edge 2011 traz um visual criativo e robusto, vibrante e "high-tech", que reflete o seu alto conteúdo de tecnologia embarcada. As novidades incluem o capô, grade dianteira, faróis, para-lamas e para-choque dianteiro, lanternas e aerofólio traseiro, complementadas por novas rodas de 18 e 20 polegadas. As linhas retas dão lugar a formas curvas e harmoniosas, mais leves e expressivas, inspiradas no design Kinetic da Ford.
A sua presença imponente é reforçada pela grade dianteira cromada maior e mais robusta e pelo spoiler traseiro saliente. A coluna dianteira avança em linha fluida para o capô, que tem suas formas esculturais evidenciadas por vincos discretos. Os piscas são integrados aos faróis.
As lanternas traseiras também são projetadas com estilo e tecnologia para criar uma aparência mais moderna, com muito requinte. A lente interna secundária parece flutuar, usando peças reflexivas não convencionais. As ponteiras de escapamento são mais longas e de 4 polegadas. Apliques na tampa do porta-malas, em duas partes, completam as mudanças na traseira.
MOTOR V6 MAIS POTENTE E ECONÔMICO
O motor V6 de 3.5 litros do Ford Edge 2011 incorpora tecnologias avançadas que aumentam a potência e o torque com uma economia de combustível sem igual na categoria. Ele gera uma potência de 289 cv (a 6.500 rpm) - 20 cv a mais que o modelo anterior - e torque de 343 Nm (a 4.000 rpm), com transmissão automática sequencial de 6 velocidades que permite a troca de marchas através do botão localizado na alavanca de câmbio e entrega mais performance com economia de combustível.
O duplo comando variável e independente de válvulas (Ti-VCT) é uma de suas inovações. Ele permite o ajuste contínuo do motor ao fluxo de ar para obter máxima eficiência e aumenta em cerca de 4% a economia de combustível. A redução da rotação da marcha lenta de 620 para 600 rpm também contribui para a economia, assim como mudanças feitas na carroceria para aumentar a eficiência aerodinâmica.
O Ford Edge 2011 vem ainda com um sistema aprimorado de corte de combustível nas desacelerações, que interrompe a alimentação quando o torque do motor não é exigido, como ao reduzir a velocidade na estrada.
INTERIOR SILENCIOSO
A aplicação de novos materiais isolantes trouxe uma redução significativa no nível de ruído de rolagem e de vento do veículo. Ele ganhou para-brisa e vidros laterais acústicos, mais espessos, a adição de espumas expansíveis nas caixas de rodas e no pilar traseiro, isolamento mais eficiente no painel corta-fogo e cobertura do motor com material fonoabsorvente. O forro de teto e o carpete acústicos também contribuem para a absorção de ruídos.
O sistema de admissão de ar e o escapamento foram retrabalhados para melhorar a sonoridade do motor. O conversor de torque da transmissão também foi modificado para reduzir as rotações do motor e o ruído durante manobras de saídas.
PAINEL CONFIGURÁVEL E INTERATIVO


Conta-giros, temperatura da água e computador de bordo são outras funções que podem ser selecionadas, assim como a configuração de idioma (inglês, espanhol ou francês), da medição de distância (em quilômetros ou milhas) e temperatura (em graus Celsius ou Farenheit).
Uma das vantagens do MyFord Touch é reunir todos os controles do veículo em uma área compacta, sem que o motorista tenha de tirar a mão do volante para operá-los. Seu uso é intuitivo para qualquer pessoa que já tenha usado um celular ou um tocador de MP3.
O sistema se completa com a tela de LCD de 8 polegadas do sistema SYNC® instalada no console, com comandos "touch screen". Ela permite visualizar as informações de entretenimento, celular e ar-condicionado, em telas configuráveis, e traz uma central de mídia com duas entradas USB, leitor de cartão de memória e entrada de áudio e vídeo (RCA).
TECNOLOGIAS EXCLUSIVAS
O sistema MyFord é apenas uma das tecnologias exclusivas do Ford Edge 2011. Ele também traz como novidades o sistema de monitoramento de ponto cego (BLIS), o alerta de tráfego cruzado e a chave configurável MyKey.
O sistema de monitoramento de ponto cego (BLIS) aumenta a segurança nas manobras dinâmicas no trânsito. Ele é composto de sensores que avisam, acendendo uma luz nos retrovisores, se um veículo entra na área fora do campo de visão dos espelhos. O alerta de tráfego cruzado facilita a saída de ré de uma vaga de estacionamento, avisando sobre a aproximação de carros na direção perpendicular.
A chave MyKey foi projetada para que os pais possam emprestar o carro aos filhos adolescentes com a certeza de que eles vão dirigir com mais segurança e de modo mais econômico e, também, entregar a chave ao manobrista com mais tranquilidade. Além de aviso de alerta persistente para incentivar o uso do cinto de segurança, o sistema permite limitar a velocidade máxima, o volume do rádio e controlar outros parâmetros de segurança do veículo.
Quando configurado no modo MyKey, o veículo não permite a desativação do controle de tração nem do sistema de monitoramento de pontos cegos e outros sistemas de segurança. Além disso, fornece um relatório de viagem que registra a quilometragem percorrida e outros dados de uso.
SONY® PREMIUM SOUND
A versão Limited do Ford Edge 2011 incorpora sistema de áudio Sony® de última geração no MyFord Touch. Seu painel, com acabamento preto brilhante, dá um toque adicional de sofisticação à cabine. Seus controles são ativados por células de toque: não é preciso apertar, basta encostar o dedo na função desejada. Um sinal de luz e um som de bip confirmam a ativação.
Um dos destaques do Sony® Premium Sound é sua extraordinária qualidade de som. Com 12 alto-falantes de alta qualidade e amplificador totalmente digital, ele gera 390 W de potência contínua (RMS). Além disso, sua tecnologia Dolby Pro Logic II cria um som ambiente digital 5.1 dentro do veículo para uma experiência auditiva exclusiva. A entrada (rádio AM/FM, CD, dispositivos pessoais) e o ajuste de graves, agudos, fade e balance são exibidos na própria tela.
VERSÕES COMPLETAS E PREÇOS
O Ford Edge 2011 é disponível nas versões SEL e Limited, com 3 anos de garantia. A SEL vem com: transmissão automática sequencial de seis velocidades SelectShift, tração AWD, rodas de 18 polegadas, 6 air bags, ar-condicionado "dual zone", bancos de couro preto, sensor de ré, banco com ajuste elétrico em 10 posições para o motorista e 6 posições para o passageiro, sistema EasyFold de rebatimento dos bancos, CD player/MP3 com entrada auxiliar e chave configurável MyKey, por R$122.100.
A versão Limited traz também: sistema MyFord Touch com SYNC® de segunda geração, abertura e fechamento automático do porta-malas, partida remota, botão de partida Ford Power e acesso inteligente, câmera de ré, Sony® Premium Sound, rodas de 20 polegadas, sistema de monitoramento de pontos cegos e tráfego cruzado, sensor de chuva, bancos com memória e acabamento em couro na cor cinza Ligth Stone e materiais de acabamento diferenciados, por R$133.910. Com a opção do teto solar panorâmico "Vista Roof" o preço é R$142.610.
A garantia de três anos e a assistência técnica oferecida pela Rede Ford em todo o Brasil são outras vantagens da linha Edge 2011, que conta com os preços de revisão e da cesta de peças de reposição mais econômicos da categoria.
VOLKSWAGEN DO BRASIL AMPLIA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO
• Novas instalações de pintura aumentarão a capacidade da fábrica Anchieta para 1.600 veículos por dia
• Ampliação faz parte do plano de investimentos de R$ 6,2 bilhões da empresa para o País entre 2010 e 2014
• Empresa prevê 23 lançamentos em 2011

A obra faz parte do plano de investimentos da empresa no período de 2010 a 2014, que prevê aportes de R$ 6,2 bilhões no País para o aumento da capacidade de produção e a ampliação da linha de veículos da marca.
Instalações de pintura da fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil
Além de investir em equipamentos, a Volkswagen contratou neste ano um total de 1.300 novos funcionários. Desse total, 600 foram para a fábrica da Anchieta, sendo a metade para as novas instalações da área da Pintura. A empresa conta hoje com um total de 23.000 colaboradores, um número superior em 23% ao número de empregados de 2006.
“Estamos executando as ações necessárias para atender ao crescimento da demanda de veículos no Brasil. A partir de 2014, pretendemos vender um volume anual de 1 milhão de carros no País, em um mercado total que deverá chegar a 4 milhões de unidades”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
MAIOR PARTICIPAÇÃO NAS OPERAÇÕES DO GRUPO
A importância da Volkswagen do Brasil para as operações mundiais do Grupo Volkswagen vem aumentado. O Brasil responde atualmente por 17% das suas vendas totais. “Dessa forma, temos um papel muito importante na nova fase de globalização tecnológica do Grupo, que tem o objetivo de alcançar a liderança mundial no mercado automobilístico em 2018.
“Nessa nova fase, a empresa deverá iniciar, a partir de 2011, a implementação de um processo de maior conexão tecnológica entre os produtos desenvolvidos no Brasil e o que existe de mais moderno dentro do Grupo Volkswagen em todo o mundo”, explica Schmall. A mudança se baseará na utilização de plataformas, plataformas eletrônicas e conjunto motriz desenvolvidos pela companhia globalmente.
“Como parte dessa estratégia de crescimento da marca no Brasil e no mundo, estamos planejamento para 2011 um total de 23 lançamentos no País”, anuncia Schmall. “As novidades vão tornar a nossa linha de produtos mais moderna, competitiva e mais atraente para os consumidores”, declara o presidente da Volkswagen do Brasil.
RESULTADOS DE 2010
Mantendo sua trajetória de crescimento sustentado, a Volkswagen do Brasil deverá atingir uma produção de 832 mil veículos em 2010, o que representará um aumento de 8% em comparação com o ano anterior. Em relação à produção de 2006, o volume previsto para este ano deverá representar um crescimento da ordem de 40% sobre o total daquele ano.
As vendas totais da empresa, entre automóveis e comerciais leves, deverão fechar o ano de 2010 com um volume superior em aproximadamente 5% ao total registrado no ano passado.
Especificamente no mercado de automóveis, as vendas da empresa deverão registrar o mesmo volume de 2009, enquanto as vendas de comerciais leves deverão atingir um crescimento da ordem de 72%. “Com a renovação do portfolio de produtos, consolidamos nossa posição no mercado brasileiro com produtos modernos, com design inovador e que foram aprovados por nossos consumidores”, afirmou Schmall.
Colaborou significativamente para o desempenho das vendas de comerciais leves da marca neste ano o aumento das vendas da pick-up Saveiro, que cresceu 9,4 % na participação de seu segmento, e a introdução da pick-up média Amarok, lançado neste ano.
As exportações da marca deverão fechar o ano com um aumento de 27% em 2010, atingindo cerca de 160 mil veículos. As importações deverão somar um total de 38.000 unidades emplacadas.
SUSTENTABILIADE
A Volkswagen também se destacou no segmento de veículos sustentáveis. A empresa anunciou em 2010 novos modelos que se juntarão ao Polo Bluemotion na categoria de veículos verdes, como o Gol BlueMotion Technology e o Fox BlueMotion, apresentandos no Salão do Automóvel.
O Gol Ecomotion, que proporciona uma economia de cerca de 10% no consumo de combustíveis, foi reconhecido como “O Carro Verde do Ano” pela revista Autoesporte também pelo fato de ter um índice de reciclagem de resíduos sólidos de 97% em seu processo produtivo.
PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS - PCHs
A Volkswagen anunciou em 2010 a construção de sua segunda PCH – Pequena Central Hidrelétrica. A usina irá se juntar à Celan, primeira PCH construída pela companhia e inaugurada este ano. “Juntas, as PCHs terão uma capacidade instalada de 48 MW, o que corresponde a cerca de 40% do consumo total de energia da Volkswagen do Brasil”, segundo Schmall.
NISSAN LEAF TRANSPORTA AS DELEGAÇÕES INTERNACIONAIS NA CONFERÊNCIA DO CLIMA – COP16
Primeiro carro 100% elétrico produzido em escala comercial foi uma das estrelas do evento realizado no México

A COP16 é a 16ª edição da Conferência do Clima mantida pelas Nações Unidas (ONU) com o objetivo de gerar ações que favoreçam a cooperação global a fim diminuir os efeitos das mudanças climáticas. O evento teve início no dia 29 de novembro e termina na amanhã, dia 10 de dezembro. Já o fórum de Solução Verdes foi aberto no último domingo (5) e foi encerrado ontem, dia 8. Tavares participou das discussões sobre o papel das companhias na luta contra as mudanças climáticas.
A presença da Nissan, co-patrocinadora do evento, está centrada no anúncio de estratégias corporativas executadas no mundo todo com o objetivo de desenvolver uma indústria automotiva sustentável, capaz de minimizar os impactos ao meio ambiente e também contribuir com a redução de emissões de CO2.
Uma das principais ações executadas pela Nissan é o desenvolvimento de tecnologias “verdes”, incluindo os veículos de emissão zero, representados atualmente pelo Nissan LEAF, o primeiro carro 100% elétrico produzido em larga escala no mundo. O Nissan LEAF foi recentemente eleito pela Agência de Proteção ao Meio Ambiente (EPA) dos Estados Unidos como o melhor veículo na categoria tamanho médio para eficiência de combustível e melhor para o meio ambiente.
“A Nissan é líder ambiental na indústria automotiva, o que fica evidenciado pelo lançamento do modelo 100% elétrico e zero de emissão Nissan LEAF”, disse Tavares. “Nós acreditamos que as companhias têm a obrigação de encontrar soluções para reduzir a mudança do clima, executando iniciativas avançadas capazes de influenciar positivamente a sociedade como um todo. Esta é a razão pela qual uma das atividades mais estratégicas de nossa empresa é o Programa Verde da Nissan, que inclui as atividades centradas na preservação do ambiente, e o Nissan LEAF é um exemplo brilhante deste programa.”
O Nissan LEAF é alimentado com baterias laminadas de íon-lítio e tem um motor que oferece 80 kW/280 Nm. Isso garante uma direção com boas respostas, mantendo o que os consumidores esperam de automóveis tradicionais movidos a gasolina. Com uma aceleração vigorosa e atingindo 145 quilômetros por hora, o Nissan LEAF tem autonomia de 160 quilômetros com uma única carga. Pesquisas revelam que esta autonomia é adequada às necessidades diárias da maioria dos motoristas.
Recentemente o Nissan LEAF foi eleito o carro europeu do ano - 2011. Esta é a primeira vez na história de 47 anos da competição anual que o prêmio foi dado a um veículo elétrico, vencendo 40 competidores.
A Nissan também está presente Climate Change Village (Vila das Mudanças Climáticas), um espaço para diálogos relacionados ao assunto. No local o modelo Nissan LEAF e sua avançada tecnologia estão sendo exibidos ao público geral.
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