quarta-feira, 7 de setembro de 2011

.:. AUTO-NOTÍCIAS - 07-09-2011 .:.

CITROËN TUBIK: E SE A VIAGEM PASSASSE A SER TÃO IMPORTANTE QUANTO O DESTINO?



Após o lançamento do Portal Multicity, a CITROËN dá prosseguimento à sua reflexão sobre a mobilidade urbana, abrindo novos caminhos. Totalmente alinhada ao conceito ‘Créative Technologie’, a marca apresenta no Salão Internacional de Frankfurt (IAA) o carro-conceito Tubik, um shuttle tecnológico top de linha a serviço de uma idéia forte: resgatar o prazer da condução e da viagem. Uma viagem compartilhada, inteligente, conectada e verde!

Em um contexto onde não se fala mais em distância - mas em tempo de deslocamento -, onde a informação se desloca de forma mais rápida que o próprio homem, onde um mesmo itinerário pode ser percorrido com ajuda de inúmeros meios de transporte, onde os consumidores privilegiam antes de tudo a facilidade de deslocamento...


Sem dúvida uma nova realidade, mas que desafia a marca a buscar respostas para as problemáticas da mobilidade do amanhã...
O projeto Multicity, já implantado na Europa, materializa certamente esta reflexão sobre a mobilidade, oferecendo um portal de internet com itinerários que levam em conta todos os modos de transporte disponíveis (carro, trem, avião, locação…), facilitando os deslocamentos.

MAS É PRECISO IR ALÉM, É PRECISO OUSAR...



Desta forma, o projeto Multicity passa hoje para uma etapa suplementar, propondo um novo elemento de resposta: o concept car Tubik, cuja principal ambição é dar um novo sentido à viagem.

Com a evolução das sociedades modernas, a identidade da família também se transforma: os sociólogos falam agora de “grupos afetivos” para descrever esta evolução e incluir notadamente as famílias recompostas ou os grupos de amigos. Esses “grupos afetivos” não se limitam somente a 4 ou 5 pessoas e expressam uma real necessidade de viajar juntos, sem ter que deixar suas bagagens por falta de espaço.
O desafio vencido pelo conceito Tubik é propor um verdadeiro veículo de 9 lugares, com um estilo e um nível de desempenho que não sacrificam os códigos de requinte e conforto de um sedã moderno.

Inspirando-se nas linhas do famoso CITROËN Tipo H, afetuosamente chamada pelo público « TUB » (nome de seu predecessor), as equipes de designers da CITROËN criaram um estilo diferenciado a partir de elementos já consagrados, utilizando matérias-primas e cores que respondem a um grau elevado de sofisticação e de conforto.
Mas o Citroën Tubik vai além, oferecendo a seus passageiros um interior com o mais puro espírito « Lounge », dedicado 100% ao conforto e ao divertimento, para renovar o prazer da viagem.

Suas múltiplas possibilidades de modularidade dos bancos (semi-deitado, frente a frente…) e a tecnologia embarcada a bordo (tela gigante com lâmina semi-circular, sonorização espacial de alta definição…), tornam ele um verdadeiro espaço de relacionamento! Desta forma, a viagem se torna tão importante quanto o destino!

Oferecer ampla habitabilidade e volumes generosos, sem perder o controle do consumo, implica na utilização de uma cadeia de tração inovadora... A tecnologia Hybrid4 consegue resolver esta equação. Associada a um ousado trabalho na aerodinâmica, a tecnologia ‘Full hybrid' permite que o Tubik mantenha um nível de emissão de CO2 comparável ao de um sedã clássico.

RECONCILIAR O ÚTIL COM A ESTÉTICA

As linhas do Tubik são inspiradas no CITROËN TUB (Tração Utilitária Baixa) e a sua evolução particularmente engenhosa, cuja polivalência e estilo atrativo fizeram-no um dos “best seller” da época (meio-milhão de unidades foram vendidas em trinta e quatro anos de comercialização). Apresentando a mesma morfologia de seu irmão mais velho, o Tubik adota dimensões generosas para receber até 9 passageiros (largura: 2,08 m; altura 2,05 m; comprimento: 4,80m).

O bloco dianteiro, que se destaca do volume principal, evoca, com seus dois montantes do pára-brisa e suas nervuras, a chapa ondulada do CITROËN Tipo H!

Para acentuar a impressão protetiva do projeto, os designers da CITROËN associaram duas cores contrastantes: o cinza metal do corpo cerca o branco nacarado das duas extremidades, onde se encontram os motores térmico (na frente) e elétrico (atrás) da cadeia de tração ‘Full hybrid' Diesel.

Simples mas estéticas, as superfícies externas deixam apenas adivinhar o amplo pára-brisa panorâmico sem cor e as duas grandes portas que dão acesso ao interior. Enquanto a porta do motorista em formato de “élitro” se abre, a porta lateral libera todo o lado direito do espaço interno por meio de uma translação circular.

E como não pode haver viagem sem bagagem, um compartimento foi dissimulado de forma astuciosa na parte traseira.

ASSUMINDO O COMANDO

Sentando ao volante do Tubik, o motorista entra em um universo ultra-tecnológico, inteiramente construído em torno do posto de condução. Este espaço é materializado pelo que os designers da CITROËN chamam de « cyclotron », já que agrupa em um único traço circular, o banco, o jogo de pedais, o volante e a lâmina circular do mostrador virtual do pára-brisa. A cor cinza alumínio do invólucro externo do Tubik é retomada no “cyclotron” para acentuar seu aspecto robusto e protetor.
 
Instalado no seu banco em couro negro com relevos, o “comandante de bordo” é identificado por reconhecimento digital. Ele tem ao redor todas as informações necessárias para a navegação no mostrador virtual do pára-brisa e na tela instalada no centro do volante. Para controlar sua parte traseira, uma tela exibe as imagens das câmeras de ré e de retrovisão.

O FIM DO « QUANDO QUE A GENTE VAI CHEGAR? »

Oferecendo um interior no mais puro espírito « Lounge », o espaço destinado aos passageiros reúne matérias marcadas pelos códigos da arquitetura e do design: assentos em feltro, painéis de portas forrados com seda e piso revestido em couro. Essas nuanças de cores e de matérias são exacerbadas pelos ambientes luminosos difusos dentro do espaço interno. Para ver sem ser visto, o amplo vidro panorâmico oferece aos passageiros uma visibilidade inédita, enquanto protege a intimidade dos olhares externos.

De acordo com suas vontades e necessidades, os passageiros podem modular a posição das três fileiras de assentos. Cada um dos assentos é independente para proporcionar um conforto otimizado. A primeira fileira de assentos permite que duas pessoas se instalem voltadas para a estrada ou de frente para os outros passageiros. A fileira do meio pode receber três passageiros, converter-se em mesa baixa, dobrar-se debaixo da última fileira para abrir um espaço livre de quase 2m² ou deitar-se inteiramente. Esta última configuração convida ao relaxamento, os passageiros viram espectadores e aproveitam ao máximo a ampla tela multimídia.

VIAJAR SEM LIMITE




Com seu volume generoso, o Citroën Tubik oferece uma habitabilidade excepcional e, adotando a tecnologia HYbrid4, consegue manter um nível de emissões de CO2 equivalente a de um sedã clássico. Essa cadeia de tração ‘Full hybrid' Diesel aumenta a autonomia do veículo em relação a uma motorização térmica clássica e fornece uma motricidade otimizada graças ao modo 4 rodas motrizes (o eixo dianteiro é acionado pelo motor térmico, o eixo traseiro pelo elétrico).

O concept car Tubik utiliza rodas de 22 polegadas equipadas com pneus « tall & narrow » de baixa resistência ao rolamento, o que otimiza o consumo de combustível. Para um melhor equilíbrio entre conforto e estabilidade na estrada, o projeto é equipado com a revolucionária suspensão Hydractive, tecnologia exclusiva no mundo automobilístico. Desta forma, independente da carga transportada, a distância em relação ao solo permanece constante. A diminuição da altura automática em altas velocidades favorece a aerodinâmica e contribui significativamente para a redução do consumo e emissões de CO2.


NEW FIESTA É NOVA OPÇÃO DA FORD PARA USO POLICIAL, AO LADO DO FOCUS, ECOSPORT E RANGER
O moderno Ford New Fiesta, equipado para uso policial, foi a grande atração da Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para a Segurança Pública (Inteseg 2011), realizada no Rio de Janeiro. O novíssimo modelo da Ford mostrou a modernidade buscada para os grandes eventos internacionais previstos para os próximos anos no Brasil.

Ao lado do New Fiesta, os modelos da marca Focus, EcoSport e Ranger foram também atrações do evento. A modernização dos equipamentos de segurança pública é uma das preocupações das autoridades brasileiras.

"A Ford tem várias opções de veículos para atender esse setor, com eficiência, qualidade e padrão de tecnologia global. Nossos veículos são modernos e podem ser utilizados tanto para as posições de comando como de policiamento. Como são vendidos em vários países, são facilmente identificados como uma nova geração global de veículos", diz Maurício Santana, coordenador nacional de Vendas ao Governo da Ford.

IMAGEM MODERNA

O New Fiesta, carro global da Ford apresentado pela primeira vez com preparação para segurança pública, tem um design avançado que transmite uma imagem de inovação. Além disso, oferece potência, economia e nível de segurança cinco estrelas.

O Ford Focus é outra opção moderna da Ford para este segmento. Ele é um dos carros mais desejados pelos agentes policiais. O desempenho do motor 2.0, o espaço e a segurança estão entre os atributos mais elogiados. Ele foi apresentado com câmeras de vigilância dianteira e traseira ligadas a um computador de bordo.

A proposta é oferecer novas opções à força policial, como permitir que toda a ação policial seja acompanhada em tempo real e gravada pela central. O sistema dá acesso ao banco de dados para identificação de pessoas e outras informações.

POLICIAMENTO OFF-ROAD

Pelas suas características de robustez e porte, a picape Ranger e o EcoSport são bastante utilizados para patrulhamento ostensivo. Se destacam também pela capacidade off-road. O tamanho compacto do EcoSport é favorável para operações em locais de difícil acesso, assim como a Ranger que garante pleno serviço em áreas rurais e de litoral.

Os modelos já têm participação nas diversas frotas governamentais, com uma atuação forte nas vendas para esse segmento. "Em 2009, a Ford respondeu por 19% nas vendas de veículos ao governo. Em 2010, essa participação cresceu para 23% e, este ano, atingiu o recorde de 40% em julho, incluindo vários modelos", diz Maurício Santana.

Com a presença dos secretários de Segurança, comandantes da Polícia Militar e chefes de Polícia de todo o Brasil e especialistas internacionais, a Interseg apresentou novas tecnologias e debateu vários temas, dentro da 9ª Conferência Executiva de Segurança Pública para a América do Sul da IACP (International Association of Chiefs of Police).
 

EMERSON FITTIPALDI LANÇA EMPRESA DE MARKETING ESPORTIVO
Campeão se uniu a Washington Olivetto, da WMCann, e Marcos Lacerda, da Momentum Worldwilde, para revolucionar o mercado de marketing esportivo no País
Após um ano de pesquisas com executivos de grandes empresas para atender as expectativas dos anunciantes e abertura e oportunidade dos consumidores, a Momentum Sports, braço da Momentum é lançada com o objetivo de tornar fãs de esporte em fãs de marcas focando na geração de negócios e projetos para a área de marketing das empresas.

A agência conta com a liderança de três co-chairmen: o campeão Emerson Fittipaldi, Kevin McNulty – CMO da Momentum Worldwide, e Washington Olivetto – diretor de criação da WMcCann América Latina. Marcos Lacerda presidente da Momentum Brasil deverá apresentar ainda este mês o diretor desta divisão que responderá diretamente a ele.

De olho nos próximos eventos esportivos que ocorrerão no Brasil, como a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, ambos em 2016, a Momentum Sports vai prestar serviços de consultoria, ativação de marcas em eventos esportivos, projetos proprietários, patrocínios e gestão de imagem de atletas. Dentre as estratégias que regem a atuação da agência, está o conceito “phygital”, que propõe como o nome sugere uma interface de experiências tanto nos espaços físicos quanto nos digitais.

Dessa forma, essa divisão representa o que há de mais moderno no estudo da indústria esportiva, com o objetivo de conectar comitês, federações, confederações, clubes, atletas às marcas e patrocinadores. A Momentum Sports conta também com um time jurídico que irá trabalhar com base nas leis brasileiras de incentivo ao esporte.

“Hoje os fãs querem ficar mais próximos dos seus ídolos, saber o que eles pensam sobre certo assunto, elogiar e criticar, tanto que curtem e comentam as postagens deles nas mídias sociais. E essa troca de informações acontece muito rápido. O esporte quebra qualquer barreira social ou política. Temos um mercado cheio de oportunidades pela frente”, comenta o campeão Emerson Fittipaldi.

“A Momentum Sports não é um projeto que nasce em uma reunião de negócios, e sim na vivência entre amigos. Tanto que o início desse trabalho se deu com um projeto que começou em 2010, com a celebração da primeira vitória de Emerson Fittipaldi na F1, e irá até 2012, quando o campeão comemora 40 anos da sua primeira vitória”, conta Washington Olivetto.

“O esporte sempre foi e mesmo depois de 2016 continuará sendo no Brasil um tema muito rico que move as pessoas. Há um grande espaço ainda a ser ocupado pelas marcas. A Momentum Sports tem uma combinação vencedora: Pertence a um grupo que entende o consumidor, estuda seus hábitos e movimentos e agora tem especialistas com conhecimento técnico de quem vive no esporte há mais de 40 anos. Desde 1996 a Momentum ativa projetos para grandes marcas nos mais importantes eventos esportivos do mundo. Agora fará isso de uma forma ainda mais focada e organizada através desta na divisão”, afirma Marcos Lacerda.

Nenhum comentário: