domingo, 2 de outubro de 2011

.:. AUTO-NOTÍCIAS - 02-10-2011 .:.

VOLKSWAGEN MOSTRA O NOVO TIGUAN
 
·         Novo design, mais agressivo e dinâmico

·         Detector de fadiga e Park Assist II são algumas das novidades tecnológicas

·         Modelo traz tração 4x4 permanente, câmbio automático com trocas no volante e motor 2.0 TSI de 200 cv

·         A partir de R$ 110.000,00







A Volkswagen está introduzindo no mercado brasileiro o Novo Tiguan. O utilitário esportivo, que foi lançado mundialmente em 2007, tornou-se um dos grandes sucessos da marca. Totalmente reestilizado, o Novo Tiguan traz um avançado pacote de sistemas tecnológicos e mecânicos que inclui inovações como o detector de fadiga, o sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave e o Park Assist II, que auxilia no estacionamento em vagas paralelas e também em vagas transversais.

Destinado a um grupo de consumidores sofisticado e exigente, que valoriza um design aprimorado sem abrir mão da robustez, da segurança e da dirigibilidade, o Novo Tiguan está posicionado em um dos segmentos mais competitivos do mercado nacional. O SUV é equipado com o eficiente motor 2.0 TSI, com potência de 200 cv e torque elevado desde as baixas rotações, transmissão automática de seis marchas (que permite trocas manuais por shift paddles junto ao volante) e tração 4x4 permanente (4MOTION).

CARREIRA DE SUCESSO

O Novo Tiguan substitui um modelo com uma excepcional trajetória de sucesso, com mais de 700 mil unidades vendidas em todo o mundo desde seu lançamento, em 2007. Na Alemanha, onde detém 21% do segmento dos utilitários esportivos compactos, o Novo Tiguan, considerado "irmão menor" do Volkswagen Touareg, vendeu mais de 10 mil unidades antes mesmo de sua apresentação oficial.

Internacionalmente, os maiores mercados do Tiguan incluem Europa Ocidental, Rússia, Estados Unidos, China, Austrália e Brasil, onde foi lançado em 2009 e é o segundo modelo importado da Volkswagen com maior volume de vendas.

DESIGN

Uma das características de todos os novos modelos da Volkswagen são as lanternas traseiras com design marcante. No Novo Tiguan, elas são bipartidas, com a parte interna incorporada à porta do compartimento de bagagem. Quando acesas, elas criam elementos visuais duplos, formando um L, que se integra às formas da carroceria. A borda inferior das novas lanternas segue uma linha horizontal, contribuindo para uma aparência ainda mais requintada da parte traseira do veículo.

Faróis de xenônio são oferecidos como opcionais, acompanhados por lanternas dianteiras formadas por um conjunto de 14 LEDs.

Linhas fortes e limpas predominam também na lateral do utilitário, onde se destaca uma nova moldura na parte inferior. As molduras bem definidas das rodas, a linha das janelas, que sobe na direção da traseira e as superfícies das portas e ombros, e a coluna traseira com formato típico da marca acentuam o caráter Volkswagen do Novo Tiguan. Complementando, o SUV traz de série novas rodas de liga leve com 17 polegadas, design Philadelphia.

INTERIOR

Um dos fatores primordiais do sucesso do Novo Tiguan é o design versátil, sofisticado e ergonômico de seu habitáculo. Todos os controles e sistemas têm fácil acesso e compreensão intuitiva, dispensando, em larga parte, a necessidade de consulta ao manual do carro para sua utilização. O volante multifuncional, com controles do som e do computador de bordo, é equipamento standard.

Os assentos atendem ao gosto predominante dos proprietários de SUVs, que apreciam o posicionamento elevado dos bancos, tanto dianteiros como traseiros. O assento de trás, bipartido na razão 60:40, pode ter a posição ajustada longitudinalmente em até 16 centímetros e também permite regular a inclinação do encosto. A capacidade do compartimento de bagagens vai de 470 a 1.510 litros, dependendo do posicionamento do banco traseiro.

O Novo Tiguan traz, de série, bancos com revestimento especial em tecido, com uma faixa central de couro Alcântara, estilo Milan, em preto, cinza ou bege.

Opcionalmente, pode ter os bancos totalmente revestidos de couro, também com três opções de cores: preto, marrom ou bege. Os bancos dianteiros têm ajuste de altura manual e mesas dobráveis nos encostos, para uso pelos passageiros de trás. Sob o banco do motorista há uma gaveta porta-objetos. Ajuste elétrico do assento do motorista e teto solar panorâmico figuram entre os opcionais.

Outra novidade é a nova tela colorida no conjunto de instrumentos, com dados exibidos na horizontal. O SUV traz de série CD-player com tela touchscreen, capacidade para seis discos, Bluetooth, oito alto-falantes e entradas de áudio externo para SD Card e iPod. Opcionalmente, pode vir equipado com o conjunto de som com sistema de navegação integrado RNS 315.

MOTOR E CÂMBIO

O motor, considerado um dos mais modernos e eficientes do mundo, é o 2.0 TSI (turbo e injeção direta de gasolina), com potência de 200 cv a 5.100 rpm e 28,5 kgfm de torque a 1.800 rpm. Conjugado a um câmbio automático de seis marchas e comando Tiptronic, ele leva o Tiguan a 100 km/h em 8,5 segundos e permite uma velocidade máxima de 207 km/h.
O câmbio permite executar trocas manuais por meio de shift paddles localizados junto ao volante. O Novo Tiguan é o único SUV do segmento com acionamento eletrônico do freio de estacionamento e sistema auto-hold, que mantém o veículo parado em aclives durante alguns segundos, após o motorista ter tirado o pé do pedal do freio, evitando recuo nas arrancadas.
TRAÇÃO INTEGRAL 4MOTION

O sistema 4MOTION, usado no Tiguan, se adapta às condições de uso, distribuindo a força do motor para as quatro rodas do carro de acordo com a situação momentânea. No uso normal, 90% do torque é dirigido para o eixo dianteiro, o que ajuda a economizar combustível.

Caso necessário, o eixo traseiro pode ser mais beneficiado.

A distribuição de torque é feita por uma embreagem eletrohidráulica multidiscos, integrada ao diferencial traseiro, e pode variar de forma constante, controlada eletronicamente. O sistema também evita que as rodas dianteiras girem em falso nas arrancadas e nas acelerações, podendo transferir até 100% da força do motor para as rodas traseiras nessas circunstâncias.

Além de garantir maior tração em pisos molhados, com lama ou areia, o sistema 4MOTION garante maior segurança em caminhos sinuosos, proporcionando maior aderência à pista em todas as circunstâncias.

SEGURANÇA ATIVA E PASSIVA

O Novo Tiguan é um dos carros mais seguros do mundo. A segurança dos ocupantes é garantida por uma rígida célula que cerca o espaço dos passageiros e zonas de deformação para absorção de energia em caso de colisões.

O carro traz seis airbags (dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina). O airbag do passageiro da frente pode ser desativado. Sistema de freios ABS e controles eletrônicos de estabilidade e de tração contribuem para reduzir a possibilidade de acidentes. Para aumentar a segurança no transporte de crianças, o Novo Tiguan tem sistema ISOFIX para acomodação de cadeirinhas no banco traseiro.

O Novo Tiguan recebeu a classificação máxima de cinco estrelas nos testes de colisão realizados pelo EuroNCAP (Programa Europeu de Avaliação de Novos Carros). Nos Estados Unidos, foi classificado pelo American IIHC (Insurance Institute for Highway Safety) como TOP SAFETY PICK, através de um estudo que abrange medidas de segurança ativas e passivas.

Um importante adendo ao sistema de segurança é o detector de fadiga, que analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo ao condutor uma parada para descansar e tomar um café.

TECNOLOGIA

Um dos mais bem equipados veículos de seu segmento, o Novo Tiguan traz de série uma extensa relação de equipamentos de alta tecnologia, visando tanto à segurança do motorista e passageiros como seu maior conforto ao viajar.

Entre esses itens estão o retrovisor interno com escurecimento automático, o acendimento dos faróis com sistema Coming & Leaving home, controle automático de velocidade e o freio eletrônico de estacionamento com função auto-hold.

Também vem no veículo computador de bordo, volante de direção multifuncional com ajuste de altura e profundidade, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva e indicador da pressão dos pneus.

Opcionalmente, o Novo Tiguan pode vir equipado com o Park Assist II, sistema de estacionamento automático que, nessa segunda geração, também executa manobras para colocar o utilitário em vagas transversais. Outro opcional é o Kessy, que além de oferecer ignição do motor por meio de um botão, permite abrir e fechar as portas do veículo sem necessidade do uso da chave.
 

PEUGEOT 4008, O SUV 4X4 QUE COMBINA FORÇA E ESTILO


Em coerência com a estratégia de enriquecimento da gama e de desenvolvimento da marca Peugeot, o 4008 será lançado, primeiramente, fora do mercado europeu, que representará 70% das vendas. Por seu estilo distinto, elegância e prestações de SUV 4x4, o Peugeot 4008 é uma moderna resposta às exigências dos clientes que buscam um veículo todo-terreno, um segmento de forte crescimento.

UM LANÇAMENTO INTERNACIONAL
O mercado mundial de veículos SUV tem registrado forte crescimento desde 2005. Na Rússia, a predominância deste tipo de veículo é histórica e, atualmente, 1/5 do mercado pertence a este segmento, em especial os SUVs compactos.

Na China e na Europa Ocidental a participação dos SUVs chega a 10%, abrangendo diferentes expectativas em cada mercado. Na Europa, a participação de mercado dos SUVs que pertencem ao segmento E apresentam evolução maior que dos segmentos C e D.

No mercado chinês, o consumidor é atraído pelo porte destes veículos, que transmitem uma ideia de status e sofisticação. Já na Europa, o sucesso dos SUVs corresponde à possibilidade de ter um veículo distinto, versátil e compacto, com impacto ambiental comparável ao de um veículo sedã.

O Peugeot 4008 atende perfeitamente à evolução de todos estes mercados, e nasceu alinhado às ambições internacionais da Marca. Em função disso, o modelo será apresentado em avant-première mundial durante o Salão de Genebra 2012, enquanto sua comercialização terá início no segundo trimestre do mesmo ano, primeiramente fora do mercado europeu.

UMA GAMA COMPLETA DE VEÍCULOS TODO-TERRENO

Com este novo SUV 4x4, a Peugeot completa sua oferta de veículos adaptados às diferentes expectativas do consumidor que busca um veículo todo-terreno. Por sua forte personalidade, o objetivo do 4008 nos mercados internacionais é atrair, ao mesmo tempo, consumidores que já possuem veículos deste segmento e também aqueles que procuram um veículo sinônimo de lazer, como alternativa aos sedãs e minivans.

Na Europa, o modelo se destina especificamente a um consumidor que busca força e dinamismo, sem deixar de lado a versatilidade e o baixo consumo. Como complemento aos modelos 4007 e 3008 – inclusive na mais recente versão HYbrid4, o 4008 corresponde às expectativas dos diferentes mercados em que os SUVs compactos seguem com crescimento progressivo.

UM ESTILO DISTINTO
Fruto da cooperação PSA-Mitsubishi, o 4008 é dono de uma personalidade perfeitamente alinhada ao universo Peugeot. Para tanto, o modelo conta com um estilo baseado nos novos códigos estéticos da Marca – como, por exemplo, a grade dianteira “flutuante”, ou mesmo o olhar felino, cada um deles com sua assinatura visual. Na parte dianteira, os faróis são destacados por LEDs diurnos, enquanto as lanternas traseiras recebem um tratamento que remete a três garras vermelhas.

O caráter aventureiro do 4008 é reforçado por elementos como o desenho vertical da grade, as proteções na parte inferior da carroceria e os embelezadores introduzidos no contorno das rodas, que se destacam pelo desenho sofisticado e pela grande dimensão. Os vincos, que se iniciam no capô e se estendem até os para-choques traseiros, definem a lateral da carroceria e acentuam o aspecto robusto e dinâmico do 4008.

EXIGÊNCIA E ENRIQUECIMENTO DA GAMA
O minucioso trabalho praticado pelas equipes de design resultou em uma sofisticação única, totalmente alinhada ao posicionamento do veículo. O exterior se destaca, além dos itens já mencionados, por elementos cromados, enquanto o ambiente interno é valorizado pela aplicação de materiais que conferem alto nível de requinte.

O teto panorâmico de vidro entrega uma grande luminosidade ao habitáculo. Os passageiros são ainda beneficiados por uma iluminação noturna proporcionada por LEDs aplicados nas laterais. O estilo exclusivo, forte e distinto do 4008 o posiciona com bases concretas no universo dos SUVs compactos.

Suas prestações dinâmicas e equipamentos – como, por exemplo, o acesso ao veículo sem o uso de chave, rodas em alumínio de 18 polegadas, sistema de navegação com tela sensível ao toque e, ainda, uma câmera de segurança – são o reflexo de uma visão moderna e requintada dos veículos todo-terreno.

SUV VERSÁTIL E HABITÁVEL

A plataforma do 4008 tem como base a do 4007, que teve seu comprimento reduzido em 30 centímetros para produção do novo modelo. Sua grande distância entreeixos foi preservada para garantir espaço interno, tanto para os ocupantes dos bancos traseiros quanto para quem ocupa os assentos traseiros. Essas características e dimensões exteriores (4,34 metros de comprimento, 1,80 metros de largura e altura de 1,63 metros) tornam o 4008 particularmente versátil, e sua habitabilidade se converte numa receita ideal tanto para o uso cotidiano, na cidade, quanto para o lazer.

TRANSMISSÃO 4X4 COM GESTÃO ELETRÔNICA

Na versão com tração integral, o condutor tem a possibilidade de selecionar três modos de transmissão: tração em duas rodas (2WD), tração nas quatro rodas (4WD) e bloqueio de tração nas quatro rodas (LOCK). Nos modos em que se utiliza a tração nas quatro rodas, a distribuição de torque entre a dianteira e a traseira é realizada eletronicamente.

No modo LOCK, a tração integral das quatro rodas é permanente, com o maior torque destinado às rodas traseiras. Esse tipo de transmissão representará mais de 80% do volume de vendas do 4008. O novo SUV 4x4 da Peugeot será oferecido somente em versão 4x4 em mercados específicos, entre eles o europeu.

UMA GAMA DE MOTORES ADAPTADOS E COM ELEVADO NÍVEL DE PRESTAÇÕES
O Peugeot 4008 dispõe de quatro opções de motorização:

GASOLINA
1.6l (116 CV) / 15,2 mkgf, com caixa manual de cinco velocidades
2.0l (150 CV) / 19,8 mkgf, com caixa manual de cinco velocidades ou CVT

DIESEL HDI 1.6l HDI FAP (112 CV) / 27 mkgf (28 mkgf com overboost), com caixa manual de seis velocidades
1.8l HDI FAP (150 CV) / 30 mkgf, com caixa manual de seis velocidades
CITROËN C4 AIRCROSS, Uma nova abordagem do SUV compacto

· Modelo será comercializado na Europa no final do primeiro semestre de 2012




Depois do grande sucesso comercial da família C4 em todo o mundo, a marca completa agora sua gama de produtos com uma proposta inédita: o CITROËN C4 AIRCROSS. Com este novo modelo, a CITROËN não hesita em transformar os códigos tradicionais do segmento SUV compacto.

Associando design e inovação tecnológica, o CITROËN C4 AIRCROSS adapta-se ao modo de vida contemporâneo, que valoriza o estilo, o conforto, o dinamismo e a freqüente evasão dos grandes centros urbanos. 

Esta nova silhueta procura associar a motricidade de um veículo todo-terreno com o conforto e o prazer ao dirigir de um sedã de passeio. 
Disponível com quatro motorizações, em versões de duas ou quatro rodas motrizes, o CITROËN C4 AIRCROSS será comercializado na Europa no final do primeiro semestre de 2012, estando entre os líderes de seu segmento em termos de emissões de CO2.

UM ESTILO FORTE E INSCRITO NOS VALORES DA CITROËN

O CITROËN C4 AIRCROSS busca seu estilo nos genes da marca e une o dinamismo dos modelos da gama às linhas fortes de um veículo todo-terreno:

Traços de estilo forte: sua dianteira com linhas horizontais é marcada com aberturas aerodinâmicas nas suas extremidades que acentuam seu aspecto compacto. A forma do capô (observável pelo motorista), os pára-lamas alargados e os balanços dianteiro e traseiro reduzidos, reforçam a impressão de robustez que emana desta silhueta inédita;
Cuidado com os detalhes: cada elemento foi estudado para combinar harmoniosamente estilo e eficácia. Na frente, LED’s integrados verticalmente nas aberturas aerodinâmicas compõem a assinatura luminosa do CITROËN C4 AIRCROSS, tanto de dia quanto de noite. O desenho das grandes rodas de 18 polegadas e as luzes traseiras diretamente inspiradas do concept car Hypnos, foram trabalhados para otimizar o escoamento do ar, favorecendo a redução das emissões de CO2; 

Design sofisticado: o CITROËN C4 AIRCROSS dispõe de repetidores nos retrovisores, de guias de luz nos grupos óticos traseiros e de uma câmera de ré integrada ao friso cromado da tampa do porta-malas;

DNA: Seu estilo expressivo é herdeiro direto dos códigos estilísticos da CITROËN. De perfil, a barbatana de tubarão invertida - que lembra também a superfície lateral envidraçada do concept car Hypnos - é decorada com uma rosa dos ventos cromada, assinando o fato de que ele pertence à família dos SUV da Marca. 

UM VEÍCULO INTELIGENTE DOTADO DE UMA TRANSMISSÃO “À LA CARTE”

Graças a um sistema de transmissão integral de última geração, o CITROËN C4 AIRCROSS oferece uma estabilidade na estrada de referência em quaisquer circunstâncias. Essa tecnologia permite andar permanentemente com quatro rodas motrizes, fornecendo a melhor repartição de torque entre as rodas dianteiras e traseiras.


De acordo com suas vontades e necessidades, o motorista dispõe de um comando único, situado atrás da alavanca de troca de marcha, que lhe permite selecionar manualmente um dos três modos de transmissão: o modo 2 rodas motrizes (2WD) - para otimizar o consumo de combustível -, o modo 4 rodas motrizes (4WD) - que distribui automaticamente o torque entre os eixos dianteiro e traseiro - ou o modo « lock » - que aumenta o torque transmitido às rodas traseiras, oferecendo máxima motricidade em condições severas -.

REFERÊNCIA NO NÍVEL DE EMISSÕES DE CO2
Em linha com os compromissos de respeito ao meio ambiente da marca, o CITROËN C4 AIRCROSSposiciona-se entre os líderes de seu segmento em termos de emissões de CO2. E para que cada um possa escolher a versão mais adaptada a seu modo de vida, a motorização HDi 110 será proposta nas versões 2 e 4 rodas motrizes.

O CITROËN C4 AIRCROSS se beneficiará também do desempenho da motorização HDi 150 (disponível também nas versões 2 e 4 rodas motrizes, com uma caixa de câmbio mecânica de seis marchas) e de uma motorização a gasolina 1.6i de 115 cv (disponível na versão 2 rodas motrizes, com uma caixa de câmbio mecânica de cinco marchas).


COMPACIDADE E PRAZER AO DIRIGIR

Sua carroceria compacta (4,34 m de comprimento; 1,79 m de largura; 1,63 m de altura) e sua manobrabilidade (10,6 m de diâmetro de giro) permitem-lhe evoluir na paisagem urbana. Digno de um sedã de segmento superior, sua habitabilidade (5 lugares) e seu volume de porta-malas (442 l) atendem facilmente às exigências da vida moderna. Síntese entre conforto e estabilidade na estrada, o conjunto de suspensões foi objeto de um estudo específico, fiel aos valores da marca CITROËN.

A ESTRADA É APENAS O COMEÇO...

Com o C4 AIRCROSS, a estrada pode ser enfrentada com toda a serenidade. O modelo oferece uma posição de dirigir elevada, oferecendo uma perspectiva e uma visão exclusiva do horizonte. 
E para ver o céu na cidade, o CITROËN C4 AIRCROSS dispõe de um grande teto panorâmico de vidro que ilumina todo o interior, democratizando a sensação de bem estar entre os passageiros. À noite, para tornar o ambiente ainda mais aconchegante, o teto panorâmico é animado por guias de luzes de LED integradas.

Funcional, a ergonomia do posto de direção foi racionalizada para privilegiar uma posição e uma utilização fácil e intuitiva. Para tornar a viagem e a direção mais confortável, o CITROËN C4 AIRCROSS coloca à disposição de seus passageiros um nível elevado de equipamentos: acessos e ignição “sem usar as mãos”, sistema de navegação GPS com tela tátil, câmara de ré, chave de seleção dos modos de transmissão, tomada USB e conexão Bluetooth para os leitores áudio portáteis, entre outros. 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:
Para atender às expectativas dos contratos internacionais, a motorização a gasolina 2.0i de 150 cv será disponível para os contratos fora da Europa nas versões de 2 e 4 rodas motrizes, acoplada a uma caixa de câmbio mecânica de cinco marchas ou a uma transmissão com variação contínua (CVT).

Motores
1.6i 115
HDi 110
HDi 150
2.0i 150
(exceto Europa)
Transmissão
BVM5
BVM6
BVM6
BVM5/CVT
Potência Max:
Atenção para a unidade de potência utilizada (kW)!
85 kW
82 kW
110 kW
113 kW
Torque Max (Nm)
152
270
300
198
Cilindrada (cm3)
1590
1560
1798
1998
Despoluição
Euro 5
Euro 5
Euro 5
Euro 4
Disponibilidade 4x2/4x4
4x2
4x2/ 4x4
4x2/ 4x4
4x2/4x4

Nenhum comentário: