domingo, 20 de novembro de 2011

.:. AUTO-NOTÍCIAS - 20-11-2011 .:.

VOLKSWAGEN PASSAT É ELEITO O 'CARRO DO ANO 2012' NOS ESTADOS UNIDOS

‘Passat demonstrou excelência em engenharia’, afirma a revista Motor Trend
Versão TDI Clean Diesel atinge autonomia de 18,3 km/l na estrada e 1.272 km com um tanque
Premiação ocorreu durante coletiva de imprensa no Salão de Los Angeles
A Motor Trend (Motor Trend Car of the Year), uma das principais revistas do mundo especializada em veículos, elegeu o Volkswagen Passat como o Carro do Ano 2012 nos Estados Unidos.

"Chassi, direção, conforto e dirigibilidade são os mais interessantes nesse segmento", disse o editor-chefe da Motor Trend, Angus MacKenzie. "Essa é uma categoria em que o Passat realmente demonstrou excelência em engenharia."

Além do DNA da engenharia alemã, o Passat oferece o maior espaço para as pernas no banco traseiro e equipamentos de série como Bluetooth e sistema de ar condicionado de duas zonas. O Passat está disponível nos Estados Unidos com três conjuntos de motor e câmbio e é o único sedã médio (padrões americanos) com opção de motor diesel na linha de produtos. Quando equipado com a transmissão manual, o modelo TDI Clean Diesel atinge uma autonomia de 18,3 km/l na estrada e 1.272 km com um tanque, de acordo com as normas da EPA (Agência Americana de Proteção ao Meio Ambiente).

O prêmio Carro do Ano 2012 da Motor Trend foi entregue ontem ao presidente da Volkswagen of America, Jonathan Browning, durante a coletiva de Imprensa no Salão de Los Angeles (EUA).

ESTADO DA ARTE

"A Volkswagen está extremamente orgulhosa em receber essa honra", disse Browning. "Esse reconhecimento da Motor Trend é um atestado da integridade da engenharia do Passat e valida a nossa estratégia de oferecer ao mercado americano um sedã médio alemão com um preço adequado ao segmento dos carros de porte médio."

À venda desde setembro de 2011, o Passat é produzido na planta de Chattanooga (Tennessee), considerada o estado-da-arte em fábricas do Grupo Volkswagen.

CHEVROLET COBALT ESTÁ NAS RUAS

Modelo foi desenvolvido pelo Centro Tecnológico da GM do Brasil e será comercializado em mais de 40 países na Europa, África, Oriente Médio e América do Sul

Apresentado ainda como conceito no Salão de Buenos Aires, na Argentina, em junho deste ano, o Cobalt agora chega a sua versão final aos quase 600 pontos de vendas e serviços de assistência técnica da Rede Chevrolet em todo Brasil. Criado a partir de pesquisas que direcionaram desde as linhas dos designers até a calibragem da suspensão, o sedã tem uma série de diferenciais que o colocam em uma posição de mercado que transcende segmentos.

Fruto de uma arquitetura global, o Cobalt foi totalmente desenvolvido pelo Centro Tecnológico da General Motors no Brasil, e será comercializado em mais de 40 países espalhados pela Europa, África, Oriente Médio e América do Sul. Além do Brasil, que é o primeiro país a receber o Chevrolet Cobalt, outras três fábricas também produzirão o modelo.

PRESTÍGIO EM LINHAS FEITAS PARA DURAR
A proposta do Chevrolet Cobalt já fica clara em suas proporções bem definidas. Um sedã de três volumes, o qual recebeu linhas que garantem presença e um desenho final que não se perde com o tempo, em uma mistura entre o clássico, o formal e o familiar, com uma conotação de prestígio.

 “As linhas do Chevrolet Cobalt são limpas, acentuadas pelos vincos que valorizam o tratamento de superfícies aplicado em sua carroceria. Expressam claramente o consagrado DNA da marca no mundo todo. Tenho certeza que seu design vai se perpetuar como atual durante muito tempo”, afirma Carlos Barba, Diretor Executivo de Design da GM América do Sul.

COBALT: UMA NOVA REFERÊNCIA EM ITENS DE SÉRIE PARA UMA NOVA CLASSE DE CONSUMIDORES 
No porta-malas, o Cobalt traz a maior capacidade do segmento, com 563 litros e uma acessibilidade total, reforçando a versatilidade do modelo que é um carro realmente familiar, em um casamento perfeito entre o prestígio durante a semana no trabalho e compromissos sociais, e o conforto e versatilidade aos finais de semana, ao acomodar toda a família, sem restrições.


O Cobalt chega para estabelecer uma nova referência no mercado brasileiro. Até então, se o consumidor quisesse um carro compacto com motor acima de 1 litro, teria que se contentar com os mesmos modelos de entrada, com um motor de cilindrada maior e mais alguns equipamentos, sem um aumento no conforto ou na capacidade de carga (porta-malas).

O Chevrolet Cobalt oferece mais do que isso: além do motor 1.4, ele é maior e mais espaçoso que todos os seus concorrentes. E, como já dissemos, tem a maior capacidade de carga do segmento, entregando mais espaço e 563 litros de porta-malas.

Para o mercado brasileiro, o Cobalt chega em três versões: LS, LT e LTZ, todas equipadas com o motor 1.4 Econo. Flex. Dentro da proposta de ser referência em termos de conforto, espaço interno e dirigibilidade, o Cobalt também surpreende na oferta de equipamentos.

A versão LS já sai de fábrica equipada com ar-condicionado e direção hidráulica. Além disso, também vem com rodas de aço aro 15 e pneus 195/65 R15 – a mesma medida das versões intermediárias e topo de linha. Além do mostrador digital, a LS também oferece o desembaçador traseiro, chave do tipo canivete com abertura à distância, trava elétrica das portas e porta-malas, encosto traseiro rebatível 60/40, encostos de cabeça com regulagem em altura e banco do motorista também com regulagem de altura.

Já a versão LT, oferece tudo o que a LS tem e ainda vem equipada com airbag duplo frontal, grade dianteira cromada, coluna de direção com regulagem de altura, freios ABS com EBD, vidros elétricos nas portas dianteiras, alarme antifurto, além de pequenas diferenças como interior em dois tons e revestimento dos bancos.

A LTZ, topo de linha, eleva o nível de equipamentos oferecidos no segmento, trazendo, além dos itens encontrados na LS e LT, rodas de liga leve, farol de neblina dianteiro, maçanetas internas e comandos do ar-condicionado cromados, barra cromada na traseira, rádio AM/FM com leitor para CD/MP3, Bluetooth e entrada USB, computador de bordo, espelhos retrovisores com regulagem elétrica e acionamento elétrico para todos os vidros.

Além de todos estes diferenciais, o Chevrolet Cobalt chega ao mercado brasileiro com a garantia de três anos sem limite de quilometragem. Mais um diferencial entre os carros deste segmento.

DUNAS RACE ANUNCIA A CIDADE DE SÃO LUÍS, NO MARANHÃO, COMO LOCAL DA LARGADA DO SERTÕES 2012
Depois de 10 anos de parceria tendo como cidade sede de sua largada Goiânia, em Goiás, os organizadores do Rally dos Sertões anunciam mudanças importantes para 2012
Marcos Moraes, Roseana Sarney e Jura Filho firmam a nova parceria

Muitas vezes para dar um passo além, ousar é preciso. Mesmo com 10 anos de uma parceria de sucesso com o estado de Goiás, a Dunas Race, empresa responsável pelo Rally dos Sertões, anunciou nesta quarta feira, dia 16, a mudança da cidade sede da largada para o Sertões 2012. São Luís, no Maranhão, foi a escolhida. 

"Goiânia é uma cidade sensacional, que ama e valoriza o Sertões de forma única, na qual me sinto em casa quando lá estou. Porém, também é importante para o evento desbravar outros roteiros, inovar e criar atrativas possibilidades para quem ama o desafio que nosso rally representa. Agradecemos muito ao Governo de Goiás, em especial ao Governador Marconi Perillo, a Diretora de Infraestrutura e Operações Turísticas da Goiás Turismo, Sandra Méndez, e ao representante do Rally dos Sertões em Goiás, Carlos Ronay, por todos estes anos de parceria e pelo enorme carinho do povo goiano. Em 2012, o Sertões comemorará seus 20 anos como parte da programação de aniversário dos 400 anos da cidade de São Luís, tendo o Governo do Maranhão como novo parceiro da Dunas Race", informa Marcos Moraes, Diretor Presidente da Dunas Race.

O termo de compromisso entre a Dunas Race e o Governo do Maranhão foi assinado pelo Secretário de Turismo, Jura Filho, e por Marcos Moraes. Logo após, a Governadora Roseana Sarney os recebeu e demonstrou excelente expectativa à presença da caravana do Sertões em São Luís. O Secretário Jura Filho destacou ainda que um evento como o Rally dos Sertões é de suma importância para o incremento do turismo no Maranhão. "Mobiliza muita gente, além dos participantes. Tivemos a honra de sermos sede da chegada dos pilotos em 2003 e agora teremos a oportunidade de sediar a partida", afirma ele.

Em breve divulgaremos mais informações sobre as novidades para a edição comemorativa dos 20 anos do Rally do Sertões, que acontecerá de 21 de agosto a 1º de setembro de 2012, com largada de São Luís, no Maranhão e chegada na Praia do Cumbuco, no Ceará.


ESCOLHIDOS OS FINALISTAS DO PRÊMIO IMPRENSA AUTOMOTIVA 2011

A Associação Brasileira de Imprensa Automotiva (ABIAUTO) acaba de divulgar a lista dos finalistas do 13º Prêmio Imprensa Automotiva, que acontecerá no dia 29 de novembro de 2011.

As avaliações dos modelos finalistas serão feitas no autódromo do ECPA - Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP), a 120 km de São Paulo.

Como aconteceu ano passado, a votação final ocorrerá durante a estada na pista. Os envelopes com os vencedores serão entregues no palco, durante o jantar de premiação no Buffet Torres Carinás, em Moema, São Paulo.

Eis a relação dos finalistas:

MELHOR CARRO POPULAR

Fiat Palio
Fiat Uno
Ford Ka
Renault Sandero
VW Gol

MELHOR CARRO NACIONAL

Chevrolet Cruze
Fiat Palio
Ford Focus
Peugeot 408
Renault Fluence

MELHOR MINIVAN

Citroën C3 Picasso
Fiat Idea
JAC J6
Kia Soul
Mercedes B

MELHOR UTILITÁRIO ESPORTIVO

Audi Q5
Fiat Freemont
Peugeot 3008
Renault Duster
VW Tiguan

MELHOR PICAPE

Chevrolet Montana
Fiat Strada
Peugeot Hoggar
Toyota Hilux
VW Amarok

MELHOR IMPORTADO

Audi A1
Chevrolet Camaro
Fiat 500
Ford New Fiesta
Mercedes Classe C

LEILÃO DE CARROS MOVIMENTA SALÃO INTERNACIONAL DE VEÍCULOS ANTIGOS
Comissão de especialistas selecionou 70 veículos que serão oferecidos aos fãs do antigomobilismo

Mais que um hobby, o antigomobilismo une paixão e excelentes oportunidades de negócios. Os colecionadores interessados em investir, levando para casa uma raridade em ótimo estado de conservação, terão espaço garantido no Salão Internacional de Veículos Antigos – SIVA, que acontece de 24 a 27 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

No dia 26 (sábado), um grande leilão de 70 veículos antigos será realizado durante o SIVA. Para garantir um elevado nível de opções, os carros apresentados no leilão passaram por uma criteriosa avaliação, que foi feita por especialistas e profissionais de leilão.

Os interessados em colocar suas máquinas à venda preencheram uma ficha de inscrição, dando informações como valor mínimo que desejam alcançar, ano de fabricação, marca, modelos, entre outros dados indispensáveis para garantir a participação. Através de fotos e estudo de cada carro, a comissão avaliadora selecionou os carros que serão leiloados durante o evento.

Até mesmo os compradores participaram de uma pré-seleção. A inscrição também foi realizada no site do evento, por meio de preenchimento de formulário. Após o preenchimento, a empresa responsável pelo leilão entrou em contato para complementar informações e verificação de documentos, que são necessários para garantir a veracidade de alguns dados. 

“Por ser um negócio de grande interesse e que reúne raridades importantes para a história do setor, estamos adotando critérios rigorosos para garantir um leilão de excelente nível. Queremos garantir a satisfação tanto dos vendedores quanto daqueles que querem adquirir um automóvel antigo”, explica Hércules Ricco, diretor do SIVA.

O Salão Internacional de Veículos Antigo tem o apoio do Automóvel Clube do Brasil, ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e Secretaria Estadual de Cultura-SP. Além da exposição de cerca de 240 veículos, todo o espaço será tematizado de forma a criar um ambiente onde o visitante conheça toda a história da indústria automobilística mundial.  O público vai ter acesso aos veículos mais nobres da história do automobilismo em um espaço com ampla infraestrutura de estacionamento, praça de alimentação e em meio à metrópole urbana. A expectativa é que 30 mil pessoas visitem o evento durante os quatro dias de realização.

SALÃO INTERNACIONAL DE VEÍCULOS ANTIGOS APRESENTA CARRO RESTAURADO DO CANTOR PAULINHO DA VIOLA


O resultado da restauração do Kharmann Ghia 1970 do artista será apresentado durante o evento, no espaço ‘De volta para o futuro’

O primeiro Salão Internacional de Veículos Antigos – SIVA vai trazer atrações para todas as idades. O espaço ‘De volta para o futuro’ promete chamar atenção com um carro antigo especialmente restaurado a cada edição do evento. O objetivo é resgatar alguns clássicos para as gerações que não conheceram os modelos, que foram destaque e que fizeram história na indústria automobilística.

Este ano, os visitantes irão conhecer o Kharmann Ghia 1970, que pertence ao cantor e compositor Paulinho da Viola. O carro marcou o período pelo design arrojado e suas características esportivas.

“O veículo estava bastante degradado pela idade e pelo fato de ficar exposto à ação da maresia”, explica Ricardo Oppi, da Oppi Old Cars, oficina responsável pela restauração do veículo. “O carro chegou aqui na cor vermelha e, com o trabalho de restauração, descobrimos que havia sido pintado de branco, mas a cor original é azul pavão”, conta Oppi, acrescentando que o primeiro dono resolveu alterar a cor, porque o azul pavão ‘chamava muita atenção’.

Inicialmente, Paulinho da Viola quis manter a cor vermelha, mas acabou aceitando a volta da cor original. “No começo, quando eu soube que a cor iria mudar, eu não gostei muito. Mas depois pensei na Portela, minha escola de samba do coração, e aí eu disse: ‘Vai ficar legal!’”, conta o cantor.

“No caso do Kharmann Ghia do Paulinho, além da cor, descobrimos que ele é o conversível número 150, de uma séria de 177 fabricados no Brasil”, completa Oppi. Ele explica que a restauração busca deixar o carro mais próximo do original. “Para esse tipo de trabalho, fazemos uma verdadeira investigação sobre o veículo”. Ainda segundo Oppie, todo esse processo pode levar em torno de um ano e meio.

Paulinho da Viola está animado para ver o resultado deste trabalho. “Pelo estado em que o carro se encontrava eu acho que vou me emocionar bastante”, diz o cantor.

Segundo o diretor do evento, Hércules Ricco, “a indústria automotiva têm forte ligação com o desenvolvimento industrial do País, por isso achamos justo preparar esta homenagem. A cada evento vamos resgatar um pouco desta história, mostrando não só o desenvolvimento dessa indústria no Brasil, mas também no mundo“.

SALÃO INTERNACIONAL DE VEÍCULOS ANTIGOS TERÁ EXPOSIÇÃO DE QUADROS TEMÁTICOS
Evento de antigomobilismo na capital paulista acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi e traz todo o universo dos colecionadores

Foto: Blog Fábio Amorim, de Maceió
A 1ª edição do SALÃO INTERNACIONAL DE VEÍCULOS ANTIGOS - SIVA, será palco para a exposição “Autoretratos”, organizada pelo editor do site Autoestrada, Jorge Meditsch. Serão apresentadas cerca de 20 gravuras digitais, feitas a partir de fotografias de carros antigos.

A série “Autoretratos” foi criada em 2008 e já passou pelas cidades de Araxá e Juiz de Fora (MG), São Paulo (SP) e Florianópolis (SC). A mostra volta à capital paulista para celebrar a paixão pelo antigomobilismo e não poderia ter espaço mais apropriado. Os visitantes do SIVA poderão conferir a exposição “Autoretratos” durante todos os dias da feira. Os amantes do antigomobilismo têm a chance de ter na parede um dos quadros da mostra, que serão vendidos durante o evento.

Durante o SIVA, cerca de 240 carros, fabricado no Brasil e no exterior, serão expostos numa linha do tempo que mostrará a evolução da indústria automobilística.

"A paixão pelos veículos antigos une admiradores do país inteiro e São Paulo vai sediar um evento totalmente voltado para esse público. Vamos trazer para a cidade os veículos mais requisitados do antigomobilismo. Além dos automóveis, todo o evento está sendo ambientalizado de forma a levar o visitante a percorrer a história da indústria automobilística no Brasil e no mundo" enfatiza Hércules Ricco, diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento.

Realizado no Pavilhão do Anhembi, o Salão Internacional de Veículos Antigos traz para o visitante toda a comodidade do maior centro de exposições do país. O público vai ter acesso aos veículos mais nobres da história do automobilismo em um espaço com ampla infraestrutura de estacionamento, praça de alimentação e em meio à metrópole urbana. A expectativa é que 30 mil pessoas visitem o evento durante os quatro dias de realização.

O SIVA acontece de 24 a 27 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. É o primeiro encontro oficial na cidade de SP. Organizado pelos mesmos organizadores do Salão do Automóvel, a Reed Exhibitions Alcântara Machado, o evento conta com o apoio do Automóvel Clube do Brasil, ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e Secretaria Estadual de Cultura - SP.

Quem quiser conferir a exposição e as raridades que estarão expostas no Salão, já pode adquirir os ingressos antecipadamente pelo site do evento:  www.salaodeantigos.com.br.

Mais informações:
SALÃO INTERNACIONAL DE VEÍCULOS ANTIGOS
Data: 24 a 27 de Novembro de 2011
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo – SP

PEUGEOT DIVULGA PRIMEIRAS IMAGENS DO NOVO 308
· Modelo será produzido em El Palomar, na Argentina, e atenderá também ao mercado brasileiro.
Em continuidade à renovação de sua linha de produtos, que incorporou nos últimos meses o 3008, 408 e RCZ, a Peugeot prepara para o início de 2012 o lançamento do hatchback 308.

Com mais esse veículo de última geração, que receberá as atualizações implantadas recentemente na versão europeia, a Marca avança na internacionalização de suas operações, que visa disponibilizar modelos ainda mais modernos, dotados de vasta tecnologia e cada vez mais alinhados com a gama de veículos oferecida no continente europeu a mercados estratégicos, como o latino-americano.

Construído sobre a plataforma 2 do Grupo PSA Peugeot Citroën, reconhecida por sua modernidade e versatilidade, o Peugeot 308 será fabricado na unidade industrial de El Palomar (Buenos Aires, Argentina), que nesta quinta-feira (17/11) teve a linha de montagem do novo hatchback inaugurada em evento que contou com a presença da presidente da Argentina, Cristina Fernández Kirchner, e do presidente para a América Latina do Grupo PSA Peugeot Citroën, Carlos Gomes.

O novo modelo se diferencia pelo design marcante característico da Peugeot. Com linhas robustas e de formas musculosas, o 308 trará ao consumidor uma lista generosa de equipamentos, com destaque para as luzes diurnas com leds e o teto panorâmico.

Atualmente, o 308 é comercializado em cerca de 100 países e fabricado na França nas plantas industriais de Mulhouse e Sochaux, onde já foram produzidas mais de um milhão de unidades do hatch médio da Peugeot.

Nenhum comentário: