domingo, 11 de dezembro de 2011

.:. AUTO-NOTÍCIAS - 11-12-2011 .:.

CHEVROLET VOLTXPEDITION – ENERGIAS RENOVÁVEIS, ESTEVE EM RECIFE
 Expedição celebrou 100 anos da marca e passou por seis estados brasileiros
Participantes conheceram o que há de mais inovador em tecnologias alternativas da mobilidade a bordo do Chevrolet Volt 2011
A Chevrolet completou 100 anos no mundo no último dia três de novembro de 2011 e, como parte das comemorações de um século de existência, sustentada em pilares como tecnologia e inovação, trouxe seu grande embaixador – o Volt – ao Brasil para demonstrar que as novas tecnologias da mobilidade já são realidade.

E, nos dias 06 e 07 de dezembro, acontecem em Recife (PE) as duas últimas etapas da VoltXpedition Energias Renováveis. As etapas anteriores ocorreram nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Jornalistas, blogueiros, comunidade acadêmica e o universo das redes sociais tiveram a oportunidade de conhecer as tecnologias alternativas da mobilidade desenvolvidas pela GM em seu compromisso com a sustentabilidade. Além de ver de perto, também, projetos inovadores na área de energias renováveis em algumas das principais universidades e centros de excelência do Brasil.

O palco destas últimas etapas foi o da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Lá, os convidados da expedição e estudantes participaram de palestras ministradas pelo departamento de Engenharia da GM do Brasil, que abordou as tecnologias alternativas da mobilidade: veículos elétricos, flex fuel, híbridos e movidos a hidrogênio e por professores da UFF que falaram a respeito dos Sistemas de Energia Renovável e Qualidade de Energia Elétrica.
A expedição conclui seu objetivo percorrendo cinco estados brasileiros: São Paulo (nas cidades de São Caetano, São Paulo, São José dos Campos e Taubaté), Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Osório e Gravataí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Minas Gerais (Belo Horizonte) e Pernambuco (Recife).

Em cada um dos estados percorridos, os universitários receberam a visita dos expedicionários a bordo dos Chevrolet Volt. Além de conhecer a tecnologia Voltec do primeiro carro elétrico de autonomia estendida produzido em escala no mundo, a comunidade acadêmica também teve a oportunidade de compartilhar pesquisas inovadoras que são desenvolvidas no âmbito das energias renováveis e que ajudarão a garantir um futuro sustentável ao planeta Terra.

Criada com o objetivo de mostrar ao consumidor brasileiro a maior aposta da General Motors na atualidade, a expedição do Chevrolet Volt (VoltXpedition) esteve em Recife, Pernambuco, na última terça-feira, dia 6. O test-drive realizado até a cidade de Olinda, mostrou o bom desempenho do carro, só que ainda não existe previsão de venda do carro em nosso País.

No Volt, a grande atração é que a bateria de íon-lítio de 16kWh permite que o usuário rode até cerca de 60 quilômetros apenas no modo elétrico, sem gerar qualquer tipo de poluente. Só então entra em funcionamento o motor a combustão 1.4, a gasolina, que desenvolve 150 cavalos. De forma auxiliar, ele ajuda a estender a autonomia do carro para mais 500 km.

Segundo a GM, o Volt vai de 0 a 100 km/h em 9 segundos e pode chegar a 160 km/h.

O condutor pode escolher três modos de direção: a Normal, usado na maior parte do tempo; a Esportiva, em situações que exigem uma aplicação mais rápida de torque, como nas rodovias; e o Aclive — nesse último, a autonomia elétrica do veículo é reduzida.

APENAS QUATRO LUGARES

De um modo geral, o interior é espaçoso, mas em vez de ter três lugares no banco traseiro, existe apenas dois, já que em uma parte do espaço traseiro encontra-se a bateria, que pesa 198 quilos.  

A bateria do Volt, em formato de “T”, tem a sua maior parte localizada no túnel central do veículo – entre o banco do motorista e do carona – mas também se estende para os bancos traseiros.

Independentemente das condições climáticas, ela trabalha sempre em uma temperatura de 26 ºC. O tempo de vida útil é de 10 anos ou 240 mil km, e a GM oferece garantia de oito anos ou 160 mil km.

Quanto à segurança, o Volt possui seis airbargs. São dois para os bancos da frente, dois para os bancos de trás e dois laterais. Como o carro é bastante silencioso, a GM e a American Federation of the Blind desenvolveram um dispositivo que faz soar um alerta para que pedestres, sobretudo os portadores de deficiências visuais, sejam avisados da presença do carro em cruzamentos ou determinadas vias.

VOLT NO BRASIL
Com os encargos do governo brasileiro, engenheiros da General Motors acreditam que o carro não chegará ao mercado por menos de R$ 180 mil, mas não há previsão de quando isso possa acontecer. Nos Estados Unidos, o carro é vendido por US$ 41 mil e pode baixar a US$ 33,5 mil se houver incentivo do governo.

O fator infraestrutura no Brasil para a recarga da bateria também é outro problema complexo. No exterior, os motoristas encontram mais facilmente tomadas em estacionamentos e áreas externas de shoppings, prédios públicos e edifícios residenciais, incluindo postos de recarga rápida.

A GM propaga que vai aproveitar 2012 para reforçar a produção do Volt, que deverá atingir 60 mil unidades a serem distribuídas nos Estados Unidos, Canadá, Europa e China.

AS GARANTIAS DO VOLT AGREGAM VALOR E TRANQUILIDADE
* Os proprietários do Volt recebem excelente cobertura limitada de garantia para a bateria e veículo. Além da garantia limitada de oito anos /160.000 quilômetros, para a bateria de íon-lítio, a Chevrolet irá fornecer:

* Cobertura de três anos / 58.000 quilômetros de parachoque-a-parachoque

* Assistência roadside de cinco anos / 160.000 quilômetros e transporte de cortesia

* Cobertura limitada de cinco anos / 160.000 quilômetros para o motor a gasolina

* Cobertura de seis anos / 160.000 quilômetros para proteção contra corrosão

FATOS E NÚMEROS SOBRE O CHEVROLET VOLT
* A bateria de 16 kWh do Chevrolet Volt poderia alimentar um iPad durante 266 dias de uso constante, e 112 anos de música ininterrupta em um iPod Nano.

* Carregar totalmente a bateria do Chevrolet Volt cinco dias por semana durante um ano exigiria aproximadamente 2.730 kWh – menos de um quarto dos 11.040 kWh da eletricidade consumida pela média das residências nos Estados Unidos anualmente.

* Conforme a AAA (American Automobile Association), os americanos dirigiram em média mil quilômetros durante o fim de semana prolongado de Finados. Este percurso exigiria 10 horas de condução e paradas para reabastecimento em um Chevrolet Volt, ou quase quatro dias em um veículo com bateria elétrica com uma autonomia de 160 quilômetros e um tempo de recarga de 12 horas.

* Percorrer 2.840 quilômetros de Austin, do Texas a New York City em um  Chevrolet Volt exigiria 28 horas de condução constante e paradas para reabastecimento. A mesma viagem exigiria 10 dias de condução constante e recarga em um veículo com bateria elétrica com autonomia de 160 quilômetros e 12 horas de tempo de recarga.

* Para aumentar a autonomia elétrica do Volt, cada aspecto do carro foi otimizado em relação à eficiência elétrica.  Por exemplo, o sistema de áudio Bose com Eficiência de Energia é 40% mais leve, e utiliza 50% menos energia do que os sistemas de áudio Bose convencionais.

* O conjunto da bateria de lítio-íon do Volt fornece o mesmo estoque de 16 kWh de energia fornecido pela bateria de chumbo-ácido desenvolvida para o protótipo EV1 de quatro lugares, mas ela é aproximadamente 1/3 menor e um 1/3 mais leve.

MAIS SEGURANÇA COM AUTOMAÇÃO AO DIRIGIR

Por Fernando Calmon

Certas simplificações de linguagem mal utilizadas no Brasil acabam confundindo conceitos técnicos importantes. Uma delas é o chamado “Piloto Automático” nos automóveis que, na verdade, não passa – ou passava – de um simples controle de velocidade de cruzeiro (Cruise Control, em inglês). No entanto, trata-se de um assunto muito sério e a Europa criou, em fevereiro de 2008, o programa HAVEit, acrônimo em inglês que significa Veículos Altamente Automatizados para Transporte Inteligente.

No total são 17 parceiros entre fabricantes de automóveis, caminhões, componentes e institutos científicos da Alemanha, Suécia, França, Áustria, Suíça, Grécia e Hungria com apoio financeiro dos participantes e da União Europeia. As preocupações existem em função da crescente densidade de tráfego e do aumento da idade média da população que passa a guiar com reflexos menos imediatos, além da massa de informações atualmente disponível aos motoristas. Automação aliviará o estresse ao dirigir. A busca pelo tráfego eficiente persegue o objetivo de torná-lo mais amigável ao meio ambiente.

Recentemente, os parceiros se reuniram na cidade sueca de Boräs para demonstração de sete veículos, com diferentes graus de automação, apresentados pela Volkswagen, Volvo, Continental, Haldex e o Centro Aeroespacial Alemão. Hoje já é possível comprar automóveis com controle ativo de cruzeiro (freia e acelera conforme o programado), assistência para se manter dentro das faixas de rodagem e parada automática abaixo de 30 km/h a fim de evitar colisão ou atropelamento.

O passo adiante surgiu em um Passat equipado com TAP (Piloto Automático Temporário, na sigla inglesa). O sistema programado pelo motorista conserva distância segura do veículo à frente até 130 km/h, mantém o carro dentro das faixas delimitadas no solo e reduz a velocidade antes de uma curva, segundo seu raio, com ajuda do GPS. Também tem capacidade de ultrapassar observando regras (nunca pela direita) e limites de velocidade. Parada e arrancada nos congestionamentos são totalmente automáticas.

Porém, o termo temporário é usado porque, mesmo sem precisar utilizar mãos e pés para guiar, o motorista deve ficar atento ao tráfego na estrada e intervir em caso de necessidade. Na realidade, ainda se considera esse um dispositivo semiautomático, baseado em uma combinação de recursos existentes agora agrupados experimentalmente. Uma câmera interna monitora o grau de atenção do motorista pela movimentação dos olhos e dispara avisos sonoros ou vibratórios.

A Volvo desenvolveu um sistema semelhante para caminhões que funciona sob medida quando há filas de congestionamento nas estradas ou nas cidades. Alivia bastante o trabalho do motorista profissional por frear e arrancar de acordo com a movimentação dos outros veículos e evita acidentes, em geral catastróficos quando envolvem veículos de menor porte.

HAVEit é um programa em constante evolução. Futuras demonstrações serão feitas até o amadurecimento completo das tecnologias, inclusive tornando-as as mais intuitivas possíveis. As ideias lançadas estão previstas para a produção seriada no intervalo de cinco a dez anos, quando o custo ficará mais acessível para modelos pequenos e médios.

MUITO LUXO, SYNC INTERATIVO COM NAVEGADOR PARA O BRASIL
E NOVAS VERSÕES COM TRAÇÃO DIANTEIRA
O Ford Edge 2012 começou a ser vendido, trazendo novidades para oferecer a melhor opção no segmento de crossovers de luxo e garantir sofisticação com inteligência. Vem, agora, com o sistema multimídia SYNC-Microsoft com comandos de voz em português e GPS integrado com mapas do Brasil. A linha Edge 2012 passa a oferecer a opção de tração dianteira em suas versões SEL e Limited, que têm um dos preços mais competitivos do seu segmento.




O crossover Edge, hoje um dos mais completos veículos de luxo, tem ainda uma opção com tração integral também na série Limited. A linha 2012 passou por aprimoramentos, com comando elétrico dos bancos dianteiros com ajuste em 10 posições, incluindo ajuste lombar para motorista e passageiro na versão topo de linha, e cabine com revestimento em couro preto na versão SEL e em couro cinza nas versões Limited.

A carroceria ganhou três novas cores modernas e elegantes: cinza Oregon, vermelho Turim e azul Sevilha, alinhadas com as tendências globais. Essas cores aumentam a lista de opções que já contempla o preto Bristol, vermelho Córdoba, prata Dublin e branco Sibéria.

Esses novos itens aperfeiçoam o Edge, que já havia recebido na linha 2011 mudanças significativas no design, no acabamento, na segurança, na tecnologia e no desempenho. Todas as versões são equipadas com motor V6 3.5 Ti-VCT, de 289 cv, e transmissão automática SelectShift, de 6 velocidades.

INTERATIVIDADE PARA O BRASIL

O Ford Edge 2012 introduz um novo nível de interatividade, exclusivo para o Brasil. A nova geração do sistema multimídia SYNC-Microsoft foi desenvolvida para operar com comando de voz em português, como falado no País, além de trazer navegador GPS com mapas atualizados pela rede TeleAtlas.

Símbolo do pioneirismo tecnológico da Ford em todo o mundo, o sistema SYNC foi desenvolvido em parceria com a Microsoft para oferecer conectividade com os recursos mais avançados de comunicação móvel. Ele permite operar telefone, navegador, sistemas de entretenimento e climatização a bordo com um padrão inédito de segurança.

"O sistema SYNC segue o conceito de tecnologia a serviço da segurança: mãos no volante e olhos na estrada. Ele é o mais completo e funcional entre os equipamentos desse nível encontrados nos veículos vendidos no nosso mercado", explica Cláudio Moles, gerente de Engenharia da Ford.

No desenvolvimento do sistema de reconhecimento de voz em português foram incluídos sinônimos e significados para que ele obedeça aos comandos com mais agilidade. O sistema operacional e multimídia é disponível também em inglês e espanhol, além de português.

Para favorecer o uso intuitivo, os comandos de voz são identificados no painel central e no mostrador por cores diferentes para telefone (amarelo), navegador (verde), entretenimento (vermelho) e climatizador (azul). As mesmas funções também podem ser controladas por teclas no volante ou pela tela central "touchscreen".

O comando de voz pode ser usado, por exemplo, para fazer chamadas no celular, buscar um nome na agenda, trocar arquivos de fotos, agenda ou músicas via Bluetooth e ler mensagens de texto SMS. O sistema também dá acesso a todas as funções do computador de bordo, como autonomia, temperatura, velocidade média, consumo e outras.

A central multimídia possui comandos de voz em português para controle do rádio, CD/MP3, USB, cartão de memória SD, entrada de áudio/vídeo e rádio HD, uma novidade que o equipamento antecipa no Brasil. Da mesma forma, pode-se controlar a temperatura e a ventilação da cabine.

NAVEGADOR

O navegador do Edge conta com mapas brasileiros e base de dados atualizada da TeleAtlas. Ele funciona com comando de voz em português, espanhol ou inglês ou por toques na tela de 8 polegadas.

Entre outras funcionalidades, o navegador permite a seleção de rota mais curta, mais rápida ou ecológica, a edição de rotas com destinos intermediários, a identificação de estacionamentos mais próximos ao destino, áreas a evitar e 160 mil pontos de interesse.

O controle do GPS também pode ser feito pela tela de 4,2" do painel de instrumentos, com gráficos lineares que facilitam a visualização da rota. Ele oferece ainda a função "Onde estou" e rota de demonstração.

TRAÇÃO DIANTEIRA

O Ford Edge 2012 vem com um leque maior de opções e preços reposicionados, que aumentam a sua competitividade dentro do segmento. Ele é disponível com tração dianteira nas versões SEL e Limited e com tração integral (AWD) apenas na Limited.

Com isso, a linha agora parte de um preço mais acessível, de R$119.900 no modelo SEL com tração dianteira. O catálogo seguinte com tração dianteira, Limited, oferece ainda rodas de 20 polegadas, sistema MyFord Touch/SYNC com  GPS, porta-malas com abertura e fechamento elétricos, botão de partida Ford Power e acesso inteligente, câmera de ré, som Sony Premium, sistema de monitoramento de pontos cegos com alerta de tráfego cruzado, sensor de chuva, comando elétrico dos bancos dianteiros com ajuste em 10 posições e acabamento em couro cinza, por R$ 133.000. Com a inclusão de teto panorâmico, opcional, o preço é R$142.000.

O Ford Edge AWD, com tração integral, é disponível exclusivamente na versão Limited e custa R$138.000, ou R$ 147.000 com a opção do teto panorâmico. "O sucesso do modelo Ford Edge este ano nos levou a buscar mais volumes e novas opções. Temos um dos preços mais acessíveis da categoria. Na versão com tração dianteira oferecemos as vantagens adicionais de menor consumo de combustível e custo de manutenção, além da agilidade em arrancadas. A versão AWD, com tração integral, garante luxo com exclusividade", afirma Lucíola Almeida, gerente de Produto da Ford.

DESIGN ATRAENTE

O design atraente, moderno e robusto do Ford Edge 2012 é uma marca desse crossover de luxo. Ele exibe o estilo de linhas curvas suaves, desenvolvidas com foco na beleza e eficiência aerodinâmica. A frente imponente é marcada pela grade de barras cromadas, faróis alongados com iluminação auxiliar no para-choque, piscas formados por LEDs e capô com vincos discretos.

Na traseira destacam-se o aerofólio, as lanternas de concepção óptica sofisticada e o escapamento duplo com ponteiras cromadas de 4 polegadas. As rodas de 20 polegadas com insertos cromados realçam o porte do crossover.

CONFORTO MÁXIMO

O conforto na cabine do Ford Edge 2012 vai além de muitos outros modelos vendidos em sua categoria. Ele é evidenciado pelo acabamento em material "soft touch" nos revestimentos das portas e no painel, pelos bancos em couro de série e pelos bancos traseiros reclináveis e rebatíveis automaticamente por meio do sistema Easy Fold System. Ele tem também abertura e fechamento automático da tampa do porta-malas, pelo simples toque de um botão, faróis com acendimento automático e sensor de chuva.

O teto solar panorâmico, opcional, tem acionamento elétrico de dois estágios e ocupa até 70% do teto do veículo, proporcionando um ambiente aberto e iluminado para os passageiros. A versão Limited também é disponível sem o teto solar, muito utilizada no segmento de blindados.

DESEMPENHO SUPERIOR

O motor V6 de 3.5 litros do Ford Edge 2011 é um dos mais potentes do mercado. Incorpora tecnologias avançadas para oferecer a melhor combinação de potência, torque e economia de combustível na categoria e gera uma potência de 289 cv (@ 6.500 rpm) e torque de 343 Nm (@ 4.000 rpm), com transmissão automática de 6 velocidades SelectShift, com botão na alavanca para trocas sequenciais.

Um de seus destaques é o duplo comando variável e independente de válvulas (Ti-VCT), que permite o ajuste contínuo do motor ao fluxo de ar para máxima eficiência. Conta também com um sistema aprimorado de corte de combustível nas desacelerações, que reduz o consumo quando o torque não é exigido.

QUALIDADE MUNDIAL

Um dos crossovers de maior sucesso na América do Norte e em mais de 60 países, o Ford Edge é produzido com os mais rigorosos padrões de qualidade. Além do Brasil, está presente nos Estados Unidos, Canadá, México, Chile, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Equador, Japão, China, Coréia do Sul, África e países do Oriente Médio.

Desde 2007, coleciona uma série de prêmios de tecnologia e segurança veicular, incluindo os títulos de Carro do Ano 2011 no Canadá, "10 Ward Best Engine", Cinco Estrelas de segurança do NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration, dos Estados Unidos), "Top Safety Pick" do Insurance Institute, Crossover do Ano do Texas, Melhor Carro para a Família e Prêmio AutoPacific de Satisfação do Cliente.

MERCADO BRASILEIRO

Lançado no Brasil em fins de 2008, o Ford Edge se tornou a referência em design, sofisticação, conforto, performance, tecnologia e equipamentos de segurança no segmento. Inicialmente posicionado como produto de imagem, suas vendas mais que dobraram de volume com as novidades introduzidas na linha 2011.

De janeiro a novembro deste ano, atingiu o emplacamento de 1.622 unidades. "Com o lançamento da linha 2012, a expectativa da Ford é continuar ampliando as vendas do modelo. Para isso, disponibilizaremos maiores volumes e a opção de entrada com preços altamente atraentes no segmento", diz Lucíola Almeida.

O segmento de crossovers vem ganhando cada vez mais peso no mercado brasileiro. De 2008 a 2011, foi o principal destaque na categoria, com um avanço de 170% no período, enquanto os utilitários esportivos cresceram 13%. Em 2011, essa tendência se confirmou e produziu um novo cenário: suas vendas se igualaram a de utilitários esportivos dentro do segmento "mid-size". Em novembro, do total de 5.841 unidades emplacadas, 50% foram crossovers.

"É uma categoria altamente disputada, com a presença dos grandes fabricantes mundiais e ampla oferta de modelos dentro de uma ampla faixa de preços. O seu crescimento é mais uma prova de que este consumidor quer um veículo que ofereça o desempenho de um utilitário com o conforto e design de um sedã sofisticado", completa Lucíola Almeida.

GRACE LIEBLEIN, PRESIDENTE DA GM, FALA SOBRE GESTÃO FEMININA COM EXECUTIVOS EM SÃO PAULO

Executiva diz que empresa deve crescer 45% neste ano e que as mulheres possuem um jeito diferente de liderar
A presidente da General Motors, Grace Lieblein (foto acima), fechou a série de seminários de 2011 promovido pelo LIDEM – Grupo de Mulheres Líderes Empresariais na manhã de hoje, no Auditório Omint, em São Paulo. A executiva abordou “A Eficiência da Gestão Feminina com Qualidade e Sensibilidade”, hoje pela manhã, no Auditório Omint, em São Paulo.

Grace Lieblein falou sobre o papel do líder, em especial uma mulher, a frente de uma empresa que atua em um setor majoritariamente masculino. “Somos 20% de mulheres trabalhando nesse setor da indústria e, se consideramos os cargos de direção, essa fatia cai drasticamente”.  Segundo Grace, que é filha de mãe nicaraguense e pai cubano, a mulher possui algumas características que a diferenciam do homem no papel de líder, mas não melhor ou pior, apenas diferente. “A mulher tem uma sensibilidade inerente, tem mais facilidade em interagir, gerar relacionamentos. Eu, por exemplo, ao assumir a presidência aqui no Brasil, fui para a entrada da empresa e cumprimentei cada empregado”, completa Grace.

Ainda segundo a executiva, um bom líder dá poder e preocupa-se com as pessoas. “Temos que tratar nossa equipe como gostaríamos de ser tratados, além de darmos o exemplo, pois é isso que gera a credibilidade”, enfatiza a empresária.

O setor industrial automotivo no Brasil é um grande desafio, no entanto a General Motors possui uma história de 87 anos com o país e acredita que os obstáculos devem ser superados. Uma das dificuldades citadas por Grace é em relação à infraestrutura, que no país é deficitária em todas as áreas - aeroportos, portos e rodovias. “O custo com a operação logística é muito alto, por isso o setor de infraestrutura deve receber investimentos”, afirma.

Em termos de crescimento da empresa, a executiva disse que a expectativa é de alta de 45% para 2011, em comparação com 2010. Já para 2012, a previsão é de crescimento mais moderado, sem citar números. Grace lembrou que a concorrência com a indústria oriental também merece ser observada, considerando que a China gasta menos com a produção e ainda se beneficia com os impostos. Questionada sobre as mudanças do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos importados e montadoras nacionais, a executiva foi cautelosa: “é momento para observar e esperar”.

Outro ponto de atenção citado pela empresária é a mobilidade urbana. Segundo ela, a General Motors está atenta e encara como desafio acompanhar a necessidade de cidades como São Paulo, que já exigem alternativas como o Volt, o carro elétrico e ecologicamente correto da marca. “A empresa está elaborando um conjunto de soluções, pois nessa área não existe apenas uma alternativa, pois o mercado é amplo”, afirma, dando como exemplo “a classe emergente que é potencial consumidora e deve ter opções acessíveis”.

SOBRE O LIDE - Fundado em junho de 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais possui oito anos de atuação, registrando crescimento de 700%. Atualmente são 826 empresas associadas (com os braços regionais), que representam 46% do PIB privado nacional.

O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para programas comunitários.

Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

VEM AÍ XRC, A GERAÇÃO 4X4 DO RALLY NO BRASIL

A festa do Capacete de Ouro premiou o rally de 2011 e mostrou a grande novidade do rally de 2012
São os quatro pontos cardeais que foram utillizados para projetar o XRC 4x4
No dia 30 de janeiro de 2012 o primeiro carro será apresentado para a imprensa e convidados em Curitiba

Faltam apenas as competições de rally para os pilotos brasileiros mostrarem o seu talento. Mas isso, hoje em dia, acontece apenas pelas esporádicas investidas de alguns corajosos desbravadores. Com o XRC tudo vai mudar de figura já que aqui mesmo no Brasil, com um carro projetado e desenvolvido em nosso país, usando equipamentos presentes em sua maior parte (75%) nas linhas de produção existentes no país, toda uma geração de pilotos vai poder treinar e se aperfeiçoar. E aí, então, sair para conquistar o mundo devidamente preparado. 

O plano do XRC
 é de colocar no mercado carros que são idênticos em sua concepção mecânica, mas que permitem que por fora sejam usados monoblocos de diferentes marcas. É a carroceria que existe nas concessionárias, colocada nas disputas e criando sua legião de seguidores. Um conceito que vai nivelar por cima as disputas, além de continuar aproveitando aquela qualidade maior que o rally tem, que é a de ir de encontro ao público e não esperar que o torcedor se desloque até ele.

TRAÇÃO 4X4, 330HP, SEGURANÇA TOTAL E ÓTIMA RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO
São os quatro pontos cardeais que foram utillizados para projetar o XRC 4x4. Desde o arco de proteção de norma FIA, para garantir a segurança, até a escolha de componentes duráveis e fáceis de encontrar, para garantir uma manutenção pouco frequente e de baixo custo. "Um carro acessível para mais pilotos e equipes, esse é o nosso objetivo", comentou Maurício Neves diretor da ProMacchina, equipe responsável pela montagem do protótipo do XRC e que também concebeu todo o projeto do carro.

XRC É MAIS DO QUE UM CARRO, É UM CONCEITO


Por isso além de ser uma nova categoria o XRC vem acompanhado de uma empresa promotora, a RallyX, que vai desenvolver estratégias de marketing, que visam trazer vantagens para competidores e patrocinadores. 

EM JANEIRO A APRESENTAÇÃO DO 1º CARRO
No dia 30 de janeiro de 2012 o primeiro carro será apresentado para a imprensa e convidados em Curitiba e no dia 31 será feito o primeiro teste aberto. Até lá muitas outras novidades serão divulgadas.

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